Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Fundação Telefônica /Vivo grava matéria com a supervisora Ivani Ferreira e a sua equipe de professores, para a Plataforma Escolas Conectadas.

 




Link:  https://www.youtube.com/watch?list=PLj9FR3mQzEhCaXc Ua8h3HVWcnGQcwCrc&v=hxKMckOK0ns

   A supervisora pedagógica Ivani Ferreira, a direção e as professoras da Escola Leon Renault, vem realizando diversos cursos através Plataforma Escolas Rurais Conectadas. Devido essa conexão com profissionais de outras escolas brasileiras, interesse em estudar, trocar experiências e inovar a prática pedagógica, o ensino da Leon Renault tem ficado mais atraente, ampliando as possibilidades de aprendizagem , aproximando mais os professores e alunos.
    Devido ao grande empenho e dedicação dos profissionais desta escola, a Beatriz, Gerente de Comunicação Telefônica/Vivo entrou em contato com a direção e supervisão da escola para gravar uma matéria para a Plataforma Escolas Conectadas, deslocando a equipe da Feel Filmes para realizar as filmagens e entrevistas com o corpo docente e discente.
               Ficamos muito honradas com o convite, pois , ser conectadas é um 
diferencial na  educação!
















































http://fundacaotelefonica.org.br/educacao-do-seculo-xxi/a-educadora-que-gosta-tanto-de-ensinar-quando-de-aprender/

Fundação telefônica Vivo investe em educação!

http://fundacaotelefonica.org.br/educacao-do-seculo-xxi/a-educadora-que-gosta-tanto-de-ensinar-quando-de-aprender/





Alunos participam do projeto de horta escolar utilizando materiais recicláveis na montagem do espaço

Conheça a história da professora mineira Ivani da Silva Ferreira, que utilizou a plataforma Escolas Conectadas para potencializar sua formação contínua enquanto educadora
Ela sempre quis aprender. Desde menina, quando sonhava em ser professora, quando disseram que teria que parar de estudar, quando teve que mudar de cidade. Quis aprender depois de formada, enquanto professora de educação infantil e também enquanto supervisora pedagógica. A professora Ivani da Silva Ferreira, que atua há 14 anos na rede municipal de Brumandinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), sabe que se um professor deseja inspirar seus alunos a serem curiosos e aprender de maneiras diferentes, ele também deve se tornar um aluno disposto a se reformular e passar por experiências educadoras inovadoras.
“O tempo todo estou me especializando, me aperfeiçoando e buscando novos aprendizados. O que eu gosto mesmo é de estudar”, diz a educadora. Sua ansiedade por saber vem da infância, mesmo quando teve de interromper os estudos em razão da distância entre casa e escola. Ainda que tardia, a educação de Ivani sempre foi intensa: ela formou-se em Letras e fez pós-graduação em supervisão e também em pedagogia. Esse aprendizado contínuo não aconteceu sem percalços; apaixonada por educação infantil, Ivani encontrava dificuldades como qualquer outro educador, e sentia vontade de compartilhar com seus pares as soluções que encontrava.
Perfil da professora mineira Ivani Silva Ferreira
Sem nenhuma experiência em informática ou no uso de tecnologias, Ivani lançou-se em uma nova área de aprendizado: criar um blog que funcionasse como um diário de bordo de suas experiências pedagógicas. “Sempre fui muito organizada, fazendo planos de aula que meus colegas pediam emprestado com frequência. Criei o blog para me comunicar com professores da minha região, mas ele tomou outras proporções, com pessoas do Brasil inteiro se comunicando comigo. Tem quase oito milhões de acesso”, ela comenta. Ivani também é responsável pelo blog da escola Leon Renault, onde atua como supervisora pedagógica.
Quando conheceu a Escolas Conectadas, plataforma da Fundação Telefônica Vivo para apoiar na formação digital e continuada de educadores, Ivani ficou bastante empolgada com a variedade de cursos gratuitos. “O material da plataforma é muito rico e tudo que está nela pode ser aplicado nos mais diversos tipos de sala de aula. Eu me inscrevi em vários cursos, e também os indiquei para muitos colegas de Brumadinho”. Além da flexibilidade de poder realizar os cursos quando tem tempo, ela complementa que a plataforma funciona como um importante ponto de interação entre professores, que podem mostrar o que desenvolveram a partir do aprendizado online.
Ivani criou diversos projetos com seus alunos baseando-se nos cursos oferecidos pela plataforma Escolas Conectadas. O projeto Minha Família é Colorida, desenvolvido pelos estudantes do ensino fundamental da escola Leon Renault, falava sobre a importância da luta contra o racismo dentro e fora da escola. Com base no curso Plantas Medicinais, também foi feito o projeto de horta escolar, utilizando materiais recicláveis na montagem do espaço.
Ivani acredita que nenhum dos projetos seria possível sem o uso da tecnologia como catalisadora de processos educacionais. “A conexão faz com que as pessoas se mantenham ligadas e troquem informações preciosas entre si. Quando crio um trabalho na minha escola, posso colocá-lo em rede, e a partir daí uma pessoa de qualquer outro lugar pode se inspirar e criar uma nova ideia, formando uma grande rede de experiências”, relata a professora. Por seus esforços enquanto educadora e precursora de metodologias inovadoras, Ivani recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Educação na Câmara Municipal de Brumadinho.
Durante o mês de outubro, em homenagem ao Dia dos Professores, a Fundação Telefônica Vivo lança uma série de perfis sobre educadores e professoras inovadores, que encontraram na plataforma Escolas Conectadas uma ferramenta para dar continuidade a sua formação e impactar positivamente suas realidades escolares.


13 comentários:

  1. Parabéns Ivani. Tive o prazer de conhecer você e seu trabalho na escola que estudei quando criança. Estou muito feliz e cada vez mais quero me espelhar em você quando partir para a minha graduação em pedagogia. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sou sua fã Ivani.Amo você!Seus trabalhos são muito inspiradores e sua simplicidade me cativa!
    Naty

    ResponderExcluir
  3. Sua boa vontade em compartilhar e em responder nossas dúvidas é enorme.Sempre com um belo sorriso adorooo!Tia Lena

    ResponderExcluir
  4. Ivani parabéns pra você e para sua equipe de professores estava assistindo o depoimento de vocês ,fiquei emocionada com tanta criatividade e dedicação 🙌🙌🙌 (Elaine)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elaine! Você sempre muito gentil.Estou aguardando as fotos do seu projeto!

      Excluir
  5. Uhuuuuuu...Quero trabalhar com você! Precisamos de inovações! (Janice/ SC)

    ResponderExcluir
  6. Sucessoooo!!!Parabéns...Você merece Ivani Ferreira.Sempre muito esforçada, humana e inteligentíssima. (De sua ex prof. Cidinha, saudades demais viu!!!)

    ResponderExcluir
  7. Sempre torcendo por você Ivani! Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Bacana demais o trabalho de toda a equipe. Que gracinha!!! (Ju santos)

    ResponderExcluir