Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 6 de setembro de 2015

Plano de aula: Trabalhando com o calendário


Tema: O calendário nosso de cada dia


Objetivos:

  • Identificar dias, meses e ano
  • Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;.
  • Áreas de Conhecimento:
  • Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem.


Conteúdos:

- Utilização dos números em diferentes contextos;

- Início da medição social do tempo;

- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.


Desenvolvimento:



  • Iniciar com as atividades da rotina.Crachás, quantos somos, alfabeto e o calendário.

  • Apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
  • Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
  • Ajudá-los a identificar a composição do calendário: palavras e números, coluna.
  • Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.
  • Cada aluno trabalhará , no decorrer do ano, com um calendário individual.
  • Para que serve o calendário, além de achar a data do dia.  Instigá-los a encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.
Hora da história!!!

Todos sentados nas almofadas e nos tapetes. Ouvir a História "A Lagartinha Comilona"




 A Lagartinha Comilona































                                                            Livro artesanal confeccionado pela professora Ivani Ferreira
Conversar sobre a história.

Quais dias da semana aparece na história?

O que você faz durante a semana?

Atividades:




 Avaliação:Avaliar os alunos ,através da observação e registro, no decorrer das atividades propostas.

12 comentários:

  1. gostei muito de seu plano de aula sobre o calendário,copiei sua idéia de leitura,outras amigas gostaram e vão fazer com seus alunos em sala de aula,seus conhecimentos são de grade valor,sua idéia e ótima,parabéns,um abraço valdirene, aluna de pedagogia.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito de seu plano de aula sobre o calendário,copiei sua idéia de leitura,outras amigas gostaram e vão fazer com seus alunos em sala de aula,seus conhecimentos são de grade valor,sua idéia e ótima,parabéns,um abraço valdirene, aluna de pedagogia.

    ResponderExcluir
  3. muito bom .vou usar no estagio com a classe. obrigado vc e 10

    ResponderExcluir
  4. uau!!!, ótimo planejamento gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Oi Durval. O calendário é utilizado diariamente em várias situações.Em especial, nas aulas de matemática.

      Excluir
  6. Amei suas criatividades,ajudam muitas pessoas .Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Maria José! Essa troca de experiência nos fortalece enquanto educadores.Volte sempre...bjusss

      Excluir
  7. Boa tarde, qual ano/idade, é mais indicada para iniciar essa atividade?
    Os planos de aula são maravilhosos.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, qual ano/idade, é mais indicada para iniciar essa atividade?
    Os planos de aula são maravilhosos.

    ResponderExcluir