Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Projeto Sensações


   Projeto  Sensações

"Aquilo que os bebés vêm e cheiram faz com que estabeleçam relações no seu cérebro, em especial se as sensações sensoriais ocorrerem de uma forma carinhosa, consistente e previsível."

 


Justificativa

Nos primeiros dias de vida os bebês iniciam seu processo de reconhecimento do mundo. Cada experiência é fundamental para seu desenvolvimento (físico, motor, psicológico, social), os estímulos se tornam essenciais nesse período.

O contato com o mundo se estabelece através dos sentidos. Pouco a pouco o bebê reage a sua percepção sensorial, começa a identificar sons, a se atrair pela luminosidade. Estas são os primeiros contatos que o bebê estabelece com o mundo.

Sendo assim, é relevante o trabalho com sensações no berçário, num sentido de fornecer estímulos para a aprendizagem dos bebês.

Objetivos

ü Desenvolver a percepção sensorial dos bebês
ü Facilitar o processo de relação/interação com o mundo.

Apresentação

A educação sensorial compreende os seguintes eixos:
ü Visual
ü Auditiva
ü Tátil
ü Olfativa
ü Gustativa

As atividades propostas para o desenvolvimento deste projeto serão desenvolvidas com base nos eixos citados acima, respeitando a idade e desenvolvimento das crianças.

A realidade atual do berçário de nossa escola é a seguinte:

ü Numero de alunos: 13
ü Idades: entre 4 meses a 1 ano e 9 meses
ü Brinquedos existentes: pouca quantidade e não adequados às necessidades cognitivas das crianças.
ü Dificuldades: Falta de recursos financeiros para compra de materiais pedagógicos, espaço físico inadequado.

Acreditamos que mesmo diante de obstáculos precisamos criar estratégias para estimular nossos alunos. Daí surgiu a idéia de um projeto que priorizasse a aprendizagem através da educação sensorial.

Metodologia

O projeto terá início em outubro de 2008 e decorrerá até o final do ano. As atividades serão desenvolvidas paralelas aos demais conteúdos fundamentais para o trabalho com o berçário.

Os materiais utilizados serão adaptados, visto a falta de material existente.

As atividades a serem desenvolvidas serão:
ü Lanterna
ü Espelho
ü Bebê rolando
ü Macarrão
ü Partes do corpo
ü TV
ü Bolas na banheira
ü Gelatina
ü Esconde-esconde
ü Empilhar
ü Potes
ü Chapéu
ü Bolha de sabão
ü Leitura de histórias
ü Cobertor
ü Sons (arroz dentro de um pote)
ü Cores (fundo de duas garrafas pet)
ü Encaixes
ü Túnel
ü Bola
ü Trenzinho
ü Estica e encolhe
ü Relaxamento
ü Mímica
ü Circuito
ü Pintura no corpo
ü Caras e caretas

Observação:
ü As atividades estão descritas nos anexos
ü Os materiais utilizados nas atividades acima podem ser confeccionados com materiais de fácil acesso como PET, potes, caixas de leite.
ü Os objetivos estão descritos nas atividades.


Avaliação
A avaliação ocorrerá em processo contínuo, através de observação e registro pela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário