Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Plano de aula - Material dourado 2º e 3º ano do ensino fundamental.

Tema: Introduzindo o Material Dourado.



Turma do 2º e ou 3º  ano do ensino fundamental. 


Objetivos:


• Apresentar o material dourado para a turma;
Construir o conhecimento de unidade, dezena, centena através do Material Dourado;
• Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;
• Explorar diferentes representações numéricas;
• Resolver soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado.


Conteúdos: Sistema de numeração decimal, valor posicional: unidade e dezena; Adição e subtração com material dourado.


Material necessário: material dourado, folha, lápis, quadro, fita adesiva.
Desenvolvimento:


1º Momento: Apresentar a rotina do dia, em seguida apresentar  a caixa de material dourado.

Passar a caixa para que todos os alunos vejam o que está dentro, em seguida explicar que as peças que formam o material dourado  tem seus nomes e valores :
Apresentar o cubinho que vale uma unidade, a barra que vale uma dezena, a placa  que vale uma centena e  o cubão que vale uma unidade de milhar.






2º Momento: Com a turma sentada em círculo, distribuir o material dourado para que  os alunos explorem o material livremente. Pedir aos alunos que cubram totalmente uma barra usando somente cubinhos.
 Em seguida questionar:

1) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra?
2) Quantas barras eu preciso para formar uma placa?
3) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma placa?
4) Quantas placas eu preciso para formar um bloco?   
Professor explore conceitos geométricos, propondo desafios, como por exemplo:
- Quantos cubinhos você precisaria para montar um novo cubo?

- Que sólidos geométricos eu posso montar com 9 cubinhos?

Solicitar que os alunos represente as quantidades solicitadas.

12
14
27
36
85











 Atividade saborosa:
                                      Experimentando sabores...

Leve para a sala de aula um pacote de balas. Solicite para que os alunos façam a estimativa. Depois conte as balas com os alunos,levantando questionamentos:

Vamos contar?
    1) Quantas balas são ao todo?     
   2) Quantos alunos têm na nossa sala?
  3) Sabendo-se que na sala de aula existem 18 alunos e que a professora trouxe um pacote com 119 balas .Quantas balas cada aluno irá receber?


  • Como podemos representar esse número? 
  •  Com o material dourado os alunos representam a situação problema.
  •  Formule outras situações e estimule os alunos a formularem outras.
É importante que você questione os alunos como eles pensaram para chegar ao resultado apresentados.
Dê preferência ao pacote de balas sortidas, depois  construa um gráfico, junto aos alunos, com o sabor preferido pela turma.
Explore gráfico ,tabela e valor posicional!



Atividades com material dourado;


A apostila do link abaixo é muito boa!
http://www.atividadespnaic.com/wp-content/uploads/2015/02/Apostila-com-Material-Dourado-e-SND-2014.pdf

Diversificar a atividade utilizando palitos coloridos, fichas coloridas ...etc.

Observação:

  • Assim que a turma tiver apreendido o valor de cada peça, já poderá introduzir a adição e subtração com material dourado.



  • Adicionar e subtrair utilizando o material dourado, fazendo a troca, agrupando e reagrupando.

Avaliação:   Serão avaliadas todas as atividades durante seu decorrer através da observação e registro do professor, mediante a participação dos alunos. 
                                     

7 comentários:

  1. excelente material muito significativo facilitado para processo de aprendizagem diferentemente das metodologia insignificante onde teríamos que decorar uma tabuada para resolução dos problemas aritmético. parabéns

    ResponderExcluir