Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Planejando atividades de pular corda!!!




Insira a brincadeira de pular corda em suas aulas!!!
Pular corda é uma brincadeira que anda esquecida, mas que oportuniza inúmeros benefícios ao desenvolvimento infantil e à saúde tanto da criança, do adolescente quanto do adulto.
Na infância, as atividades com corda desenvolvem a coordenação motora, a noção de espaço, rítmo, equilíbrio, além de ser lúdica, proporciona a interação com outras crianças ensinando a viver em grupo.


Algumas dicas de atividades com corda:



Atividade 1

Distribua as cordas pelo chão e proponha que andem pelo espaço sem encostar nas cordas.  No próximo comando, a criança terá que caminhar com um pé a cada lado da corda. Na sequência peça que andem sobre a corda colocando um pé a frente do outro.
 Faça os observar como as cordas estão em linha reta outras em linhas curvas, pergunte em quais são mais fáceis de brincar.

Atividade 2

Forme com a corda um   grande círculo para a proporcione a execução dos seguintes comandos:
  • Pular para dentro do círculo com os dois pés;
  • Pular para fora com os dois pés;
  • Pular para dentro com um pé só;
  • Pular para fora com um pé só;
  • Pular de lado com os dois pés juntos de dentro pra fora;
  • Pular de lado com os dois pés juntos de fora pra dentro.
Atividade 3

Amarre uma corda em dois apoios desde que ela fique com aproximadamente 15 cm de altura. Proponha a ultrapassagem da corda das seguintes formas:
Caminhando normalmente;
Pulando com os dois pés juntos;
Pulando com afastamento das pernas.
Suba a corda a uma altura de 50cm para que as crianças ultrapassem inferiormente a corda das seguintes formas:
Andando normalmente.
De lado
Abaixada
Aumente a dificuldade e passe rastejando, por baixo da corda.

    Atividade 4

Batendo cobrinha!!! A conhecida forma de pular corda a “cobrinha” é ótima para que todos consigam realizar a atividade facilmente para depois passar para atividades mais difíceis. 
 
Atividade 5

 Passe para o pular corda normal, onde duas crianças seguram a corda e um de cada vez brinca, iniciando e terminando com a corda parada. Orientando para pular com os 2 pezinhos assim que a corda estiver passando no alto da cabeça...falando já e incentivando até que todos os alunos consigam dar alguns pulinhos e assim sucessivamente.



Atividade 6

Nesta aula, lance o desafio de entrar e sair da corda, estando ela em movimento. Deixe a criança livre pra escolher a hora de sair, o que deverá acontecer quando ela estiver segura. Quando a criança dominou esse exercício, passe a direcionar o número de pulos. Por exemplo, pule 5 x e sai da corda em movimento, depois pule 4x e sai e assim sucessivamente até chegar a 1.
Relógio: é uma maneira de pular corda muito divertida. Cada vês que você entra na corda deve seguir as ordens do relógio, ou seja, entra dá um pulo e sai, até chegar as 12horas. Cada criança do grupo de uma vez, dando tempo de intervalo para cada criança.


Atividade 7

Inicie nesta aula, a prática do pular corda com brinquedos cantados. Vou sugerir os mais conhecidos:

Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores: põe a mão no chão
Senhoras e senhores: pule de um pé só
Senhoras e senhores: dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua.
Ra, re, ri, ro, rua

Ao pronunciar a última frase a criança se prepara para sair e ao falar RUA, deve sair e dar lugar ao próximo.

Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta.
Fogo, foguinho.

Onde a palavra foguinho significa que a velocidade da corda será aumentada.

Atividade 8

Disponha músicas com ritmos diferentes para pular corda.  Observe que todos tenham a oportunidade de experimentar. Proporcione uma aula agradável.


Atividade 9


Com a corda em círculo ir pulando e cantando “Escravos de Jó”.

Atividade 10


Esta aula é mais recomendável para os anos finais do ensino fundamental. Sugiro o filme JUNP IN!,  pois além de ter como tema o Pular corda, fala do Bullying  e de preconceito.
Proporcione a oportunidade para que os alunos expressem sua opinião e encaminhe um momento de reflexão a respeito.  Proponha a construção de pequenas sequências de movimentos com uma ou duas cordas.





Sugestão de plano de aula:

Nenhum comentário:

Postar um comentário