Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Percepção sensorial/Educação infantil


Percepção sensorial

A atividade Física Escolar é uma oportunidade para os estudantes explorarem e descobrirem o seu corpo através da percepção dos sentidos.

Algumas dicas:
 O desenvolvimento cognitivo/intelectual está ligado ao desenvolvimento motor. O conhecimento do corpo e dos sentidos pode sim proporcionar facilidades na hora do aprendizado de sala de aula.
O brincar não visa somente à busca do prazer, ele está ligado também aos aspectos do desenvolvimento físico e da atividade simbólica.
 O aspecto físico abrange as habilidades motoras e sensoriais que a criança necessita desenvolver para sobreviver e adaptar-se, enquanto o desenvolvimento das habilidades linguísticas, cognitivas e sociais pode ser observado pelo brincar simbólico. (CORDAZZO; VIEIRA, 2008)
Percepção Sensorial
O modo como nos relacionamos com o mundo está intrinsecamente ligado a como o percebemos. Toda informação que nos chega passa por nossos sentidos e as codificamos em forma de pensamentos.u A maioria de nós desenvolveu mais uns sentidos do que outros e não seria incorreto afirmar que, por esse motivo, temos formas viciadas de pensamento que nos limitam e prejudicam. (Massi, 2011)
Percepção Sensorialu desenvolvemos nossos pensamentos de forma Visual (mais ligada a estímulos visuais), Auditiva (mais ligada a estímulos auditivos) ou cinestésica (mais ligada às sensações e aos movimentos).u Esse desenvolvimento é um processo dinâmico, possibilitando diferentes combinações: Cinestésica-Visual, Auditiva- Visual, Cinestésica-Auditiva. (Massi, 2011)
Percepção Sensorial "Alta Percepção Sensorial" é a capacidade seletiva de captar informações do mundo externo utilizando diferentes tipos de percepção.u É uma forma de ver onde percebemos a imagem em nossa mente, sem o uso da visão normal. (Massi, 2011
 Percepção Sensorial "Primeiro Sentido" é a forma como usualmente registramos os diferentes fatos e/ou estímulos que nos chegam.u Podemos imaginá-lo como uma marca que trazemos conosco e que, de certa forma, interfere nas nossas relações, nas nossas escolhas. (Massi, 2011
 Percepção Sensorialu É comum haver maior predominância de um dos sentidos em detrimento dos outros.u Equilibrá-los e desenvolvê-los de forma harmoniosa contribuirá para alcançarmos o nível de Alta Percepção Sensorial, o que nos possibilitará um maior entendimento da nossa relação com as coisas que nos cercam e conosco mesmo. (Massi, 2011)
 Trabalhando a Percepção Sensorial nas aulas de Educação Física


Exercícios de Percepção Tátil: 
·        Apalpar sacos e pacotes com as mãos, a fim de adivinhar que objetos estão dentro.
·         Reconhecer colegas pelo tato.
·         Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de temperatura (quente, gelado, morno).
·         Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de tamanho (pequeno, médio, grande).
·         
 Trabalhando a Percepção Sensorial nas aulas de Educação Física
Exercícios de Percepção Gustativa:
·        Experimentar coisas que têm e que não tem gosto.
·         Provar alimentos em diferentes temperaturas.
·         Provar alimentos fritos, assados, cozidos, crus.
·         Provar alimentos sólidos, líquidos, crocantes, macios, duros.
·         Provar e comparar alimentos da mesma cor, mas sabores bem diferentes: sal, açúcar, farinha de trigo comum, farinha de mandioca crua.

Trabalhando a Percepção Sensorial nas aulas de Educação Física
Exercícios de Percepção Olfativa:
·        Experimentar coisas que têm e que não têm cheiro.
·         Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como: vinagre, álcool, café, perfumes.
Trabalhando a Percepção Sensorial nas aulas de Educação Física
Exercícios de Percepção Auditiva:
·        Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.u
·        Procurar a fonte de onde se origina determinado som.u
·        Brincar de cobra cega.
·         Tocar instrumentos musicais.
·         Fazer rimas com palavras.
Trabalhando a Percepção Sensorial nas aulas de Educação Física
Exercícios de Percepção Visual:
·        Identificar o Cores...
·        Reconhecer, entre muitos, objetos que têm as cores primárias - vermelho, azul e amarelo.
·        Agrupar objetos de acordo com suas cores.
·        Agrupar objetos de acordo com suas formas.
·         Montar quebra-cabeças simples.
·        Trilha cega (Profa. Márcia e Prof. Fabiano)
A atividade consiste em fazer os alunos atravessarem uma trilha marcada com estacas e corda utilizando todos os sentidos, menos o da visão.

·         Os alunos tinham os olhos vendados no começo da trilha e então faziam o percurso seguindo o professor-guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário