Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Plano de aula para o 4º ano do ensino fundamental/frações -Matemática


Objetivos:
           
 Compreender o conceito de fração
 Relacionar a aplicação prática de uma fração, interpretar situações problemas relacionadas a fração e identificá-las no dia a dia.

Conteúdos:  
1.Definição de fração
1.1 Divisão do inteiro em partes iguais
1.2 Representação de uma fração
2. Operação com números fracionários
2.2 Adição de fração

Procedimentos:

Pesquisar sobre o que é fração?Definição de fração.


Explicação:
Introdução ao conceito de fração
Às vezes, ao tentar partir algo em pedaços, como por exemplo, uma pizza, nós a cortamos em partes que não são do mesmo tamanho.
pizza
Logo isso daria uma grande confusão, pois quem ficaria com a parte maior? Ou quem ficaria com a parte menor? É lógico que alguém sairia no prejuízo.
Pensemos neste exemplo: Dois irmãos foram juntos comprar chocolate. Eles compraram duas barras de chocolate iguais, uma para cada um. Iam começar a comer quando chegou uma de suas melhores amigas e vieram as perguntas: Quem daria um pedaço para a amiga? Qual deveria ser o tamanho do pedaço? Eles discutiram e chegaram à seguinte conclusão:
Para que nenhum dos dois comesse menos, cada um daria metade do chocolate para a amiga.
  • Você concorda com esta divisão? Por quê?
  • Como você poderia resolver esta situação para que todos comessem partes iguais?
  • O que você acha desta frase: Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é bobo ou não tem arte.
Explicar o conceito de fração com o uso de uma pizza/torta de frango e problematizar as situações da divisão do inteiro em partes iguais entre os colegas.
Usar material /disco emborrachado para montar as frações e estabelecer a comparação de frações (1/8 é maior que 1/16).
Usar a divisão da laranja cortada em X para iniciar o algoritmo
Expor o algoritmo com o gráfico de pizza no quadro.
Propor problemas para a adição de fração.
Critérios de Avaliação:


A avaliação será feita por meio de observação onde a professora identificará a assimilação do conteúdo depois de aplicar exercícios diversos envolvendo frações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário