Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 24 de junho de 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA "HIGIENE" - EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                                 PROFESSORA CRISTIANE

https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
 #Brumadinhoesseémeulugar!

                  ATIVIDADE REMOTA




ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
HISTÓRIA : AS MÃOS DO MACAQUINHO CHIQUINHO (GINA BORGES) 





      PULA DAQUI, PULA DALI, DE UM GALHO PARA O OUTRO SEM NUNCA CAIR, VIRANDO CAMBALHOTAS SEM SE MACHUCAR, ASSIM VIVIA O MACAQUINHO CHIQUINHO. 
      SUAS MÃOZINHAS ESTAVAM SEMPRE SUJAS, POIS NÃO SAIAM DO CHÃO. QUANDO COMIA BANANA NÃO LAVAVA AS MÃOS. 
    UM DIA A BARRIGA DE CHIQUINHO COMEÇOU A CRESCER COMO UM BALÃO. SUA PELE FICOU AMARELA, AMARELA QUE NEM UM MAMÃO. 
    QUANDO VIU SUA IMAGEM REFLETIDA NO LAGO, PERCEBEU QUE ESTAVA AMARELO E BARRIGUDO, COM OS BRAÇOS MUITO FINOS E OS OLHOS ESBUGALHADOS. LEVOU UM SUSTO E CAIU DESMAIADO.
     QUANDO CHIQUINHO ACORDOU, EM SUA CAMA ESTAVA. SEU PAI QUE MUITO O AMAVA, PARA NÃO VÊ- LO DOENTE, BOAS MANEIRAS LHE ENSINOU. 
  - CHIQUINHO, QUANDO PASSEAR E EM CASA CHEGAR, AS MÃOS VOCÊ TEM QUE LAVAR ANTES DE O ALIMENTO TOCAR. E, DEPOIS QUE O BANHEIRO USAR, AS MÃOS TEM QUE LAVAR. SÃO ESSES OS CUIDADOS QUE DEVEMOS ADOTAR. 
      E CHIQUINHO APRENDEU A LIÇÃO: SEMPRE QUE EM CASA CHEGAVA , IA DIRETINHO PARA O BANHEIRO LAVAR AS MÃOS. 

ATIVIDADE:

 - LER O TEXTO DO MACAQUINHO CHIQUINHO PARA A CRIANÇA , ( CASO A CRIANÇA NÃO COMPREENDA LER MAIS DE UMA VEZ). 
-  EXPLORAR O TEXTO; ONDE A HISTÓRIA SE PASSA? 

  •   QUAL O PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA? 
  •  O QUE ACONTECEU COM O MACAQUINHO CHIQUINHO?
  •  POR QUE ELE FICOU DOENTE? 
  •  QUAL FOI A LIÇÃO QUE O MACAQUINHO CHIQUINHO TIROU DEPOIS DE FICAR  DOENTE?
  •  QUEM ENSINOU O MACAQUINHO CHIQUINHO A TER BOAS MANEIRAS? 

- PEDIR A CRIANÇA RECONTAR A HISTÓRIA DO JEITINHO QUE ELA ENTENDEU

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES 

- ESCOLHA DAS FUTAS PREFERIDAS!


  • CONVERSE COM A CRIANÇA SOBRE SUA FRUTA PREFERIDA.


  •  DEIXE QUE A CRIANÇA SE MANIFESTE NA ESCOLHA DAS MESMAS.

  - PEGUE ALGUMAS FRUTAS E OBSERVE: EXPLORE COM A CRIANÇA O TAMANHO, A FORMA , A COR. PODE TAMBÉM EXPLORAR O PALADAR ATRAVÉS DAS MESMAS. EX. TAMPE OS OLHINHOS DA CRIANÇA , PEGUE UM PEDAÇO DA FRUTA, COLOQUE NA BOCA DELA E DEIXE QUE ELA ADIVINHE QUAL É A FRUTA QUE ESTÁ COMENDO. 


ATIVIDADE GRÁFICA:FUTAS PREFERIDAS!


 ATIVIDADE GRÁFICA  NÚMERO =  QUANTIDADE

 LIGAR ÀS QUANTIDADES, TENTE DAR PRIMEIRO OBJETOS PARA QUE A CRIANÇA CONTE UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS( PODE SER TAMPINHAS, PALITOS, BRINQUEDOS,ETC), PARA QUE DEPOIS REALIZE A ATIVIDADE NO PAPEL, FACILITANDO ASSIM A APRENDIZAGEM E ENTENDIMENTO.



TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


 ASSISTIR AO VÍDEO COM A MÚSICA “A DANÇA DO MACACO”.
                                                






  • DEIXAR A CRIANÇA FICAR BEM DESCONTRAÍDA( CANTAR, DANÇAR E BRINCAR). 
  • IMITAR O MACACO.
  •  IMPROVISAR UM MICROFONE COM ALGUM OBJETO E INCENTIVAR A CRIANÇA A CANTAR AS MÚSICAS QUE ELA SABE OU DE SUA PREFERÊNCIA. 
  •  ATIVIDADE GRÁFICA: DESENHAR O MACAQUINHO

  •  DESENHAR O “ MACAQUINHO CHIQUINHO”, EXPLORAR COM A CRIANÇA O DESENHO QUE FEZ. EX . O QUE VOCÊ FEZ, ONDE ESTÃO AS PERNINHAS, QUANTOS OLHINHOS, ONDE ELES ESTÃO, QUAL É A COR DO MACACO, VOCÊ ACHA QUE ESTÁ FALTANDO ALGUMA COISA, ETC.  

NA ATIVIDADE DE RASGAR PAPÉIS E COLAR DENTRO DAS BANANAS, INCENTIVE A CRIANÇA EM RASGAR PEDAÇOS PEQUENOS PARA QUE CAIBA DENTRO DO DESENHO, ASSIM VAMOS ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA FINA.



O EU, O OUTRO E O NÓS


➢ AO TRABALHAR A ATIVIDADE EM FAMÍLIA , EXPLORAR COM AS CRIANÇAS TODOS OS CUIDADOS QUE A FAMÍLIA ESTÁ TENDO EM CASA COM O COVID-19, E TAMBÉM AO SAIR DE CASA. 
➢ RELACIONAR AS ATITUDES DA FAMÍLIA COM A HISTÓRIA DO “MACAQUINHO CHIQUINHO”. EX. FAZER A SEGUINTE PERGUNTA PARA A CRIANÇA; SE O MACAQUINHO TIVESSE LAVANDO BEM AS MÃOS E PASSSANDO O ÁLCOOL DIREITINHO, VOCÊ ACHA QUE ELE TERIA FICADO DOENTE, POR

 CORPO, GESTOS E MOVIMENTO

➢ PEDIR QUE A CRIANÇA OLHE NO ESPELHO E FAÇA DIVERSAS IMITAÇÕES DOS BICHINHOS DA FLORESTA COMO O MACAQUINHO, O LEÃO, O COELHO, O JACARÉ, A ONÇA, ENTRE OUTROS. NESSE MOMENTO APROVEITAR E EXPLORAR VÁRIAS POSSIBILIDADES DO CORPO NO ESPAÇO, PEDIR PARA A CRIANÇA SENTAR, LEVANTAR, PULAR, RODAR, SALTAR, FICAR DE UM PÉ SÓ. EXPLORAR TAMBÉM AS PARTES DO CORPINHO COMO, COLOCAR A MÃOZINHA NA BARRIGA, NO PESCOÇO, NAS ORELHAS, NO NARIZ.
 ➢ BRINCAR COM A CRIANÇA DE MACACO DISSE. EX. MACACO DISSE BATER PALMINHAS, MACACO DISSE BATER OS PEZINHOS NO CHÃO, MACACO DISSE IR ATÉ A COZINHA E VOLTAR DEPRESSA, ETC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário