https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br
#Brumadinhoesseémeulugar!
ATIVIDADE ORIENTADA AOS PAIS DO MATERNAL 2.
#Brumadinhoesseémeulugar!
ATIVIDADE ORIENTADA AOS PAIS DO MATERNAL 2.
A FESTA JUNINA É SÍMBOLO DE
DIVERSÃO E MUITA INTERAÇÃO. ESSA É UMA ÉPOCA EM QUE TODOS AMAM, SOBRETUDO AS
CRIANÇAS, E PARA ENTRETÊ-LAS, PREPARAMOS ALGUMAS ATIVIDADES ORIENTADAS PARA QUE
POSSAM VIVENCIAREM ESSE MOMENTO EM FAMÍLIA, PELO FATO DE NÃO PODERMOS REALIZAR
NOSSA TRADICIONAL FESTA JUNINA ESSE ANO.
1º MOMENTO: VÍDEO PULA PIPOQUINHA.
- CANTE E DANCE A MÚSICA DA PIPOQUINHA.
Ø ASSISTIR AO VÍDEO, DANÇANDO E SE DIVERTINDO.
Ø A FAMÍLIA PODERÁ VESTIR A CRIANÇA CARACTERIZADA E
APROVEITAR ESTE MOMENTO PARA FAZER UM VÍDEO E TIRAR FOTOS. QUE DEVERÃO SER
ENVIADOS PARA A PROFESSORA.
2º MOMENTO: VÍDEO PIPOCA – PALAVRA
CANTADA.
Ø TENTE REPRODUZIR A
BRINCADEIRA DO VÍDEO CRIANDO MOVIMENTOS COM A CRIANÇA.
Ø PERGUNTE
PARA SEU(A) FILHO(A) SE CONHECE ESSE ALIMENTO, QUEM JÁ COMEU, ONDE COMEU, SE
GOSTA OU NÃO DE PIPOCA.
Ø MOSTRE QUE A PIPOCA É UM ALIMENTO FEITO A PARTIR DE
UM TIPO DE MILHO, O MILHO-PIPOCA, MOSTRE O MILHO PARA A CRIANÇA E EXPLIQUE QUE
DEPOIS ESSE TIPO DE MILHO QUE É BASTANTE AQUECIDO, ELE ESTOURA E VIRA PIPOCA!
Ø ESTOURE PIPOCAS PARA A CRIANÇA SABOREAR E PERCEBER
QUAL O GOSTO TEM E SE GOSTAM.
Ø APROVEITE PARA FAZER UM CINEMINHA EM CASA
ASSISTINDO UM FILME DE PREFERÊNCIA DA CRIANÇA, COMENDO PIPOCA EM FAMÍLIA. ENVIE
FOTOS PARA A PROFESSORA DESSE MOMENTO.
3º MOMENTO: MATEMÁTICA
Ø EXPLORAR OS CONCEITOS BÁSICOS: CHEIO/VAZIO,
MUITO/POUCO, DENTRO/FORA.
·
UTILIZANDO
UM COPINHO, MOSTRAR ELE VAZIO, DEPOIS CHEIO DE PIPOCA.
·
COLOCAR
UMA PIPOCA NA MÃOZINHA DA CRIANÇA E VÁRIAS NA MÃO DA MAMÃE E PERGUNTAR QUEM TEM
MAIS? (COMPARAR EU TENHO MUITAS PIPOCAS, VOCÊ TEM POUCAS. DEPOIS DEIXAR A CRIANÇA
ENCHER A MÃO DE PIPOCA E CONTINUAR
CONVERSANDO...)
·
USAR UMA
CAIXA DE PAPELÃO PARA ENTRAR DENTRO (EXPLORANDO O CONCEITO DENTRO E FORA DA
CAIXA)
·
A PIPOCA
QUANDO ESTOURA PULA PARA FORA DA PANELA. EXPLICAR QUE É PRECISO TAMPAR A PANELA
PARA A PIPOCA FICAR DENTRO DELA.
Ø EXPLORAR COM A CRIANÇA A COR DO MILHO E DA PIPOCA,
TEMPERATURA, CHEIRO E SABOR.
Ø IDENTIFICAR RELAÇÕES
ESPACIAIS TEMPORAIS (ANTES, DURANTE E DEPOIS), USANDO A TRANSFORMAÇÃO DO MILHO
EM PIPOCA.
4º MOMENTO: MASSINHA DE
MODELAR
Ø
UTILIZAR
A MASSINHA DE MODELAR PARA CRIAR PIPOCAS (FAZER BOLINHAS).
Ø
DEPOIS
BRINCAR LIVREMENTE COM A MASSINHA.
5º MOMENTO: DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE
PARA PINTAR, RASGAR E FAZER BOLINHAS DE PAPEL.
FAÇA UM BONITO COLORIDO NA TIGELA, DEPOIS COLE BOLINHAS DE PAPEL CREPOM NAS PIPOCAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário