Projeto
Higiene das mãos!!!
                                              (Ivani Ferreira)
JUSTIFICATIVA
Todos
nós sabemos da importância de lavar as mãos após utilizar o
banheiro, após espirrar, quando chegamos da rua, antes das refeições e em
outros momentos que percebemos que as mesmas estão sujas. Na escola, apenas o
ato de pedir aos alunos da educação infantil para lavar as mãos não é o
suficiente, é preciso, antes de tudo, fazer com que eles entendam a importância
da higienização para a sua saúde. É necessário também, que eles saibam o modo
correto de lavar as mãos, pois abrir a torneira e jogar uma “aguinha” não
adianta nada.
OBJETIVO
GERAL
- Promover
     e consolidar hábitos de higiene (em especial das mãos).
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
ü Criar
condições para o aluno   adquirir bons hábitos de
higiene;
higiene;
ü Discutir
as formas de higiene das mãos, corporal, bucal, etc.;
ü Estimular
para a prática correta de lavar as mãos, tomar banho, cortar as unha e
cabelos;
cabelos;
ü Adotar
hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio
corpo;
O
Projeto será desenvolvido através das seguintes ações:
              CONTEÚDOS:
  LINGUAGEM
ORAL:
·       
Abertura com a leitura deleite do livro “Uma Mão Lava a Outra “ (Max Locado)
que incentiva as crianças a terem atitudes de bondade ao próximo.
“Desenhando um coração para
dar para a vovó.
Dando um abraço, fazendo um xodó.
Nas tarefas de casa vou dando uma mão.
Até as meias fedidas eu cato do chão. ”
Dando um abraço, fazendo um xodó.
Nas tarefas de casa vou dando uma mão.
Até as meias fedidas eu cato do chão. ”
·       
Explorar
os livros da coleção Cuidando do Corpo de Gina Borges
·       
Em uma roda de conversa, criar condições para o
aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
·       
O que posso fazer para conservar minhas mãos
limpas? E meu corpo limpo?
·       
Por que devo lavar as mãos?
·       
Quando devo lavar as mãos?
·       
Como lavar as mãos?
·       
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e
dentes?
·       
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
·       
Como devo conservar os meus pés? Por que?
·       
Como devem ser estar as roupas que uso par ir à
escola?
·       
Que roupas devo usar para dormir?
             E para
passear?
·       
Como devem ser as roupas nos dias de frio e
calor?
·        
O
professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no estado
geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor de garganta,
palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreias, podem ser sinais e
sintomas de doenças transmissíveis.
·       
Vídeos
 –
Germes e bactérias/www.youtube.com/watch?t=8&v=oTJpR7cXQOk
- Conversar sobre o filme
-Turma da Mônica/ www.youtube.com/watch?v=pfkeiMBsySY
·       
 Adivinhas usando   produtos de higiene;
·       
  Histórias com fantoche;
·       
 Cartaz com as dicas corretas para a
lavagem das mãos;
·       
  Cartaz com poesias;
·       
  Recitar poesias;
·       
Músicas: 
Uma mão lava a outra, Lavar as mãos( Galinha  Pintadinha); As Mãos ( Patati Patatá)...
·       
      Caixa
surpresa.
MATEMÁTICA:
- Hora
     da novidade (explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades e
     classificação);
- Brincadeiras
     diversas envolvendo o tato/mãos
- Conceitos
     básicos: muito - pouco, grande – pequeno, cheio – vazio, mais – menos,
     manhã - tarde;
- Calendário:
     explorar dadas comemorativas:  Dia
     14 de outubro- Dia Mundial de Lavar as Mãos.
- Espaço
     e forma: jogos e brincadeiras (brincadeiras com músicas)
NATUREZA E SOCIEDADE
·       
Atividades da coleção Cuidando do Corpo de Gina
Borges
·       
DVDs com músicas que mencionam corpo e higiene
CORPO E MOVIMENTO
- Mímica;
- Dança;
- Brincar;
- Função
     semiótica;
- Correr,
     saltar, pular.
ARTES VISUAIS
- Desenhos;
- Pinturas;
- Modelagens;
- Colagens;
- Recortes
     diversos;
- Dobraduras;
- Confecção
     de murais;
- Esquema
     corporal (quebra cabeça).
RECURSOS
HUMANOS
Professores, orientadores, supervisores, estagiários,
alunos e voluntários.
RECURSOS
MATERIAIS
Serão
utilizados: vídeos, som, cds, jornais, revistas, murais, apostilas,
material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua, realizada através
de observação, relatórios e portfólio durante o desenvolvimento do
projeto.  Observando as atitudes de
higiene das mãos, que são de suma importância, portanto, através desse projeto,
queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da
necessidade do cuidado do corpo como um todo.
ANEXO:
          Para ensinar o modo
correto de lavar as mãos, as professoras Andreia, Lúcia e
Luciana, demonstraram gestualmente, como os alunos devem proceder,
seguindo como exemplo as orientações abaixo:

 
 
Parabéns pelo lindo projeto. Eu estava precisando! Lucia
ResponderExcluirObrigada! Volte sempre! Beijokasss
ExcluirOlá poderia me fornecer o seu nome, local onde foi publicada este artigo,pode ser estado ou cidade. Explicando essa informações são pra colocar nas referencias de mu trabalho academico que é necessário essas informações, desde já agradeço.
ResponderExcluirAtt
Eu fiz a publicação. O projeto vem sendo desenvolvido na E.M. Leon Renault, pelas professoras da educação infantil(Andreia Barbosa e Luciana Gonzaga Silva), desde 2015.
ResponderExcluirAmei, vou aproveitar e adaptar algumas ideias!
ResponderExcluirQue bom Eliane . Ótimo trabalho..bjusss
ExcluirMuito bom esse planejamento professora Ivani. Amei e sou sua seguidora!
ResponderExcluir#professoraivaniferreira
Ei...fico muito feliz que tenha gostado.Bjusss
ExcluirDemais❤
ResponderExcluirAmeiii
Gostei muito do seu projeto,vai me ajudou muito.Obrigada!
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluirAmei o projeto, parabens
Excluir