Tema: Animais de estimação!
Hoje é dia 4 de outubro, dia mundial dos animais. Mas você sabe por que o dia dos animais é comemorado nesta data?
É porque dia 4 de outubro também é dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais.
Existem tantos animais no mundo! De diversos tamanhos, habitats, espécies e classes.
Devemos sempre respeitar os animais. De modo geral há cuidados básicos que devemos ter com qualquer animal e devemos conhecer esses cuidados para tratar bem de nossos amiguinhos.
O reino animal é muito grande e rico!
É porque dia 4 de outubro também é dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais.
Existem tantos animais no mundo! De diversos tamanhos, habitats, espécies e classes.
Devemos sempre respeitar os animais. De modo geral há cuidados básicos que devemos ter com qualquer animal e devemos conhecer esses cuidados para tratar bem de nossos amiguinhos.
O reino animal é muito grande e rico!
Objetivos:
· Ouvir diferentes Histórias
· Desenvolver a linguagem oral e
capacidade de falar e ouvir;
· Trabalhar contagem e recitação de
números
· Criar hábito de ouvir histórias para
ampliar o conhecimento ;
· Explorar música e
movimento.
Metodologia:
Acolhida:
Cantar música “Bom dia!”
Bom dia céu!
Bom dia sol!
Bom dia mar!
Bom dia
mundo...
Que eu vivo
a sonhar!
Bom dia você
... que é meu irmão...
Bom dia
você... que é do meu coração!
Bom dia
você... Bom dia você... Bom dia você!!! (Bis)
Explorar diariamente, os cartazes da sala de aula:
- Chamadinha
- alfabeto;
- casinha de numerais;
- tempo;
- calendário;
- rótulos...etc.
2ª Feira:Na rodinha:
· Conversar sobre animais. Quem tem um animalzinho em
casa?
· Qual é o animalzinho?
· O que ele come?
· O que ele bebe?
Observação: Conversar com a família de um aluno para levar um
dos animaizinhos mencionados na rodinha.
3ª feira: Animalzinho de estimação!
No caso a família do Victor nos enviou “Toby”o cachorro sorridente. Foi uma festa!
Os alunos brincaram, alimentaram o cachorro, deram água e cantaram :
CACHORRINHO
ESTÁ LATINDO
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Aproveitamos para conversar sobre animais :
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Aproveitamos para conversar sobre animais :
O cão é animal social, um mamífero da
família dos canídeos,com sentidos apurados para capturar as presas:
- Olfato: Sua capacidade olfativa é muito grande e eles podem ser adestrados para encontrar diversas coisas, como: drogas, corpos de vítimas e até minas terrestres.
- Audição: Os cães ouvem sons quatro vezes mais distantes do que o ser humano.
- Visão: O cão é um mamífero que não consegue enxergar a cor verde e sua visão noturna é muito melhor que a dos homens.
- Olfato: Sua capacidade olfativa é muito grande e eles podem ser adestrados para encontrar diversas coisas, como: drogas, corpos de vítimas e até minas terrestres.
- Audição: Os cães ouvem sons quatro vezes mais distantes do que o ser humano.
- Visão: O cão é um mamífero que não consegue enxergar a cor verde e sua visão noturna é muito melhor que a dos homens.
As outras famílias nos enviaram uma foto da criança com seu animal de estimação para montarmos um
mural.
4º feira : Faz de conta.
Brincando
com animais miniaturas!
Caixa
surpresa com vários animaizinhos miniaturas.
Deixar as
crianças manusear a caixa, balançar para ouvir o barulhinho, colocar a mãozinha
para sentir através do tato, o que tem dentro.
Depois pedir
para que retirem os animaizinhos um a um;
Observar
o animalzinho, falar o nome , imitar o seu som.
Exemplo: A
vaca faz Múuuuu...
O
pato faz quaquá...
Linguagem
oral e escrita.
Ler o livro”
Animais da Fazenda”.
- Comentar
sobre os animaizinhos;
- Imitar os
sons dos animais.
- Cantar
músicas para cada animal que apareceu na história.
Recreio/Lanche:
Meu
lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Matemática: Brincando
e aprendendo.
Contando
os animais!!!
Utilizar a
caixa com animais diversos.
Contar alguns
animaizinhos (geralmente até 10);
Organizar os
animais com patas, com asas...(classificação).
Neste
momento, trabalhar também o cuidado, a partilha e o momento de cada um brincar(
saber dividir o brinquedo com o coleguinha).
No decorrer
do ano ela vai aprender cada vez mais sobre os números.
5ª feira: Filme: Assistir ao filme "Animais".
Música e
movimento
O Sítio
do Seu Lobato
Seu lobato
tinha um sítio, ia, ia ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô!
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô!
Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá!
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô!
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô!
Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá!
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô!
Utilizando
fantoche.
BOI
BARNABÉ
NA MINHA
FAZENDA TEM UM BOI
ESTE BOI SE
CHAMA BARNABÉ
SOBE O MORRO
DESCE O MORRO
SE BABANDO
DE AMORES
PELA VACA
SALOMÉ..
A MINHA VACA
MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ
DÁ LEITE
ENGARRAFADO COM TAMPINHA E COM ROSCA
A MINHA VACA
MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ
DÁ LEITE
AÇUCARADO MISTURADO COM CAFÉ
OI TIRA O
LEITE TI TI TI
OI TIRA O
LEITE TI TI TI
OI TIRA O
LEITE TIIII TIIII TIII
Cantar “A
Carrocinha” (Eliana)
A carrocinha
pegou
Três cachorros de uma vez
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
Três cachorros de uma vez
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
Tra-lá-lá
Que gente é essa
Tra-lá-lá
Que gente má
Que gente é essa
Tra-lá-lá
Que gente má
Da
carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Três cachorros de uma vez
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Tra-lá-lá
Que bom à beça
Tra-lá-lá
Vamos cantar
Que bom à beça
Tra-lá-lá
Vamos cantar
Fazer
rodinha , se for possível e colocar 3 crianças no centro.
6º feira: Exposição de brinquedos e brincadeiras
Confeccionando um animalzinho!!!
As famílias nos enviaram um bichinho confeccionado com material reciclável. Cada aluno mostrou e falou sobre seu animalzinho e depois brincaram em grupos.
Observar e
estimular a fala/oralidade/produção de texto oral.
Avaliação: Avaliar
a participação, se houve interação/socialização, através da observação e
registro feito pela professora.
Parabéns...Amo o seu trabalho!
ResponderExcluirBacana demais! Sempre consulto seu blog para tirar otimas ideias.Juliana...
ResponderExcluirAmei o Toby
ResponderExcluirMuito bom! Achei muito bacana. Vou utilizar.O tobby é fofo( Juarez)
ResponderExcluir