PREFEITURA
DE BRUMADINHO
SISTEMA
MUNICIPAL DE ENSINO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRUMADINHO
DIRETORIA
PEDAGÓGICA 2013/2016
|
BRUMADINHO
2016
1)
Aspectos
gerais a serem considerados na elaboração de uma avaliação
·
Quantidade de questões.
·
Clareza do comando nos enunciados, evitando
elaboração negativa.
·
Coerência com o conteúdo trabalhado (a partir
do planejamento e do caderno do aluno).
·
Mesclar questões dissertativas e objetivas.
·
Valorização dos acertos.
·
Espaço adequado para resposta.
·
Estética:
o
cabeçalho: colocar nome da escola, turma,
espaço para o nome do aluno, data, valor da avaliação e espaço para nota).
o
margem: colocar uma borda na margem, mantendo
a mesma medida em todas as folhas da avaliação)
o
tamanho da letra: adequar o tamanho da letra
a turma, as séries iniciais precisam de uma fonte maior (exemplo: Arial, 14),
as séries finais sugere-se o uso da fonte 12, Arial ou times.
o
legibilidade: atenção a legibilidade tanto da
escrita quanto dos suportes (imagens, textos, gráficos).
o
rasuras
·
Instruções para o aluno.
·
Familiaridade do aluno com o tipo de questão
cobradas na avaliação.
·
Nível de dificuldade das questões para a
turma.
·
Contextualização das questões.
·
Pertinência das ilustrações.
·
Enunciado sem a possibilidade de múltiplas
interpretações.
·
O objetivo da questão (se a mesma habilidade
está sendo avaliada em questões diferentes)
·
Ortografia e concordância
·
Tamanho da avaliação adequada ao tempo
previsto para sua realização.
·
Evitar questões truncadas.
·
Uma questão não deve dar dicas para a outra.
·
Evitar questões com falta de informação.
·
Evitar erros conceituais, ortográficos e
gramaticais.
1.1)
Elaboração
de questões dissertativas (abertas)
·
As questões devem:
o
estabelecer relação entre fatos, princípios,
de causa e efeito, etc.
o
permitir que ao aluno analisar, argumentar, organizar e sintetizar
ideias, fazer julgamento de valor e ter originalidade.
·
Formular questões a partir de dados.
·
Solicitar dados com delimitação, por exemplo,
“cite 3exemplos sobre...”
·
Clareza no comando para a construção de
respostas.
·
Enunciados não podem ser longos.
·
Não usar questões como “dê sua opinião” “o
que você acha de”.
·
Não elaborar questões cuja a resposta seja
sim ou não. Pedir sempre para justificar ou explicar e em quantas linhas.
·
Evitar expressões vagas como: comente
brevemente, em poucas linhas, resumidamente, fale sobre, o que você entende
por, o que você sabe sobre. Isso obriga a aceitar qualquer resposta.
·
Observar palavras ou expressões que possam
gerar ambiguidade.
·
Colocar o verbo de comando em negrito.
·
Organizar chave de correção, identificando as
partes importantes para orientar a avaliação do professor.
1.2)
Elaboração
de questões objetivas
·
Enunciados claros e de forma positiva.
·
Usar distratores técnicos.
·
Ter apenas uma resposta correta, apesar dos
distratores serem plausíveis e não responderem ao item.
·
As alternativas não devem conter detalhes
irrelevantes ou conteúdos absurdos.
·
Ter alternativas com mais ou menos o mesmo
tamanho.
·
Evitar item que contenha opinião.
·
Usar vocabulário claro e objetivo, adequado
ao nível da turma.
·
Evitar palavras determinantes como por
exemplo: sempre, nunca, jamais, totalmente, etc.
·
Marcar (negrito) os verbos de comando.
·
Em questões de verdadeiro ou falso: usar até
5 alternativas, sendo a maioria verdadeira (cada alternativa conta um acerto).
·
Nas questões de múltipla escolha utilizar no
mínimo de 3 alternativas e no máximo 4 alternativas.
·
Questões de relacionar colunas: utilizar até
5 alternativas para completar, podendo uma coluna ter menos elementos que a
outra.
·
Questões de lacuna: não colocar indicativos
antes da lacuna, não iniciar uma questão com lacuna.
·
Não usar questões de pegadinha e enigmas.
·
Não incluir informações desnecessárias a
resolução do aluno.
·
As figuras devem contribuir para a construção
do sentido e não serem apenas ilustração.
·
Usar texto para servir de contexto e não de
pretexto.
·
Evitar alternativas como “todas as
anteriores”, “nenhuma das anteriores”.
·
Utilizar a pontuação correta: se a instrução
for uma frase incompleta, as alternativas devem começar com letras minúsculas e
terminar com ponto apropriado para frase. Caso o enunciado seja uma pergunta,
as alternativas devem começar com letras maiúsculas.
·
Quando for utilizar textos colocar a
referência bibliográfica completa e títulos, mesmo nos fragmentos.
·
Evitar palavras e expressões com duplo
sentido.
·
Não cobrar a mesma habilidade em várias
questões
1.3)
Quantidade
de questões e valorização
·
Acertos com mesmo valor na avaliação.
·
Reduzir a valorização do acerto significa
aumentar o número de questões.
·
Acertos com valor máximo de 0,4.
·
Evitar provas extensas.
·
Adequar a avaliação ao tempo disponível para
sua realização.
1.4)
Conteúdo
da avaliação
·
Contemplar o conteúdo trabalhado em sala.
·
Elaborar questões com a estrutura utilizada
em sala.
·
Cobrar nas avaliações apenas o conteúdo
essencial (que sejam pré-requisitos)
·
Antes de elaborar a avaliação, listar os
conteúdos que deseja cobrar na avaliação.
·
Elaborar questões fáceis, medianas e
difíceis.
1.5)
Correção
da avaliação
·
Tabular as questões mais erradas.
·
Criar chave de correção para as questões dissertativas.
·
Criar chave de correção para avaliação da
produção de texto coerente com o gênero (prevalecendo sempre os aspectos estruturais
sobre a ortografia).
·
Analisar as questões erradas pelos alunos,
buscando compreender qual habilidade o aluno (ou a turma) ainda não adquiriu.
·
Não escrever sobre a escrita do aluno.
·
Corrigir a mesma questão de todas as
avaliações de uma só vez.
·
Considerar o raciocínio do aluno na construção
da resposta e não somente o resultado.
1.6)
Após
a correção
·
Fazer levantamento do conteúdo mais errado
pela turma.
·
Retomar o conteúdo usando estratégias
diferentes.
·
Refazer individualmente as questões erradas
da prova.
·
A partir da correção replanejar e reavaliar o
conteúdo.
·
Discutir e refazer as questões mais erradas
com os alunos.
QUADRO DE AVALIAÇÃO
TIPO/DEFINIÇÃO
|
FUNÇÃO
|
VANTAGENS
|
ATENÇÃO
|
Prova
objetiva: lista de perguntas em que o aluno deve indicar a única resposta
correta.
|
Calcular
quantas informações específicas do conteúdo o aluno conseguiu assimilar.
|
É
possível abranger grande parte do conteúdo, é fácil de preparar e corrigir.
|
Não
permite avaliar quanto o aluno aprendeu e pode ser respondida sem reflexão,
de memória.
|
Prova
dissertativa: lista de perguntas que exploram habilidades como leitura,
interpretação, análise e síntese.
|
Analisar
a capacidade dos alunos em utilizar essas habilidades, formular ideias e
expressá-las por escrito.
|
Permite
avaliar o raciocínio dos alunos, além da capacidade de organização e
expressão de suas ideias.
|
Envolve
menos conteúdo.
|
Trabalho
em grupo: atividades diversificadas realizadas coletivamente.
|
Contribuir
para o desenvolvimento da socialização e de atitudes cooperativas entre os
alunos.
|
Favorece
o trabalho com vários conteúdos em tempo menor e o trabalho organizado em
classes numerosas.
|
Não
deve ser a única forma de avaliação em detrimento das atividades individuais,
e exige que o professor pesquise informações para orientar as equipes.
|
Debate:
troca de ideias entre os alunos acerca de um assunto polêmico.
|
Defender
as próprias opiniões, por meio da argumentação baseada na análise e na
reflexão críticas.
|
Contribui
para o desenvolvimento da oralidade e de atitudes de respeito pela
diversidade.
|
O
professor deve atuar como mediador, priorizando o fluxo de informações, sem
indicar “vencedores”.
|
Relatório
individual:
Texto
produzido pelo aluno depois de alguma atividade prática ou projeto.
|
Verificar
se houve aprendizagem e se os alunos são capazes de expressá-la em forma de
texto.
|
Favorece
a identificação do real nível de aprendizagem do conteúdo.
|
O
professor deve evitar julgar a opinião do aluno.
|
Observação:
análise do desempenho dos alunos na realização de atividades cotidianas ou em
situações planejadas.
|
Acompanhar
o desenvolvimento do aluno de maneira mais abrangente.
|
Permite
acompanhar as etapas do desenvolvimento do processo de construção do
conhecimento dos alunos.
|
Deve-se
estar atento para que não sejam feitas generalizações e julgamentos
subjetivos. Por isso, exige anotações pontuais e constantes.
|
Fonte: livro didático: É Bom Aprender. Volume 2. Educação
de Jovens e Adultos – EJA, São Paulo: FTD, 2009.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DE
MÚLTIPLA ESCOLHA[2]
Uma
questão de múltipla escolha apresenta a seguinte estrutura
1)
Instrução
2)
Suporte (textos, desenhos, figuras)
3)
Enunciado dasituação problema e comando da
resposta.
4)
Alternativas de resposta: Resposta correta e
no máximo 4 distratores.
Dicas
para elaboração de questão de múltipla escolha
·
Os itens devem ser elaborados de forma a
apresentarem uma situação problema clara e objetiva que deve ser respondida
através da escolha de uma das alternativas.
·
O enunciado, base da questão, traz em si o
estímulo que provoca a resposta. É uma situação problema expressa como uma
afirmativa ou uma pergunta e explicita claramente o que se está exigindo do
aluno.
·
Na elaboração do enunciado deve-se apresentar
todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item
aborda.
·
Evite enunciados vagos, como “analise as
alternativas corretas, e correto afirmar que”.
·
As alternativas de resposta devem resolver o
problema enunciado.
·
Os distratores devem ser plausíveis, ou seja,
aceitáveis como possibilidades de resposta para o problema apresentado, mas,
não respondem satisfatoriamente a pergunta.
Seleção
de suporte de referência
·
Suportes são recursos visuais, gráficos e
textuais, tais como: gravuras, figuras, mapas, desenhos, tabelas, gráficos,
fotos, imagens, textos, etc. Nunca devem ser utilizados em caráter decorativo,
mas como material de consulta e análise.
·
Uma questão que oferece suporte de referência
deve considerar que o aluno precisa consulta-lo para interpretar e ou analisar
para responder ao item.
·
A escolha de um suporte deve se embasar m
critérios como:
o
Ser adequado ao assunto e à habilidade,
o
Ser adequado à faixa etária dos alunos
o
Apresentar uma unidade de sentido
o
Evitar temas relacionados ao preconceito e a
discriminação
o
Evitar abordagens de pregação religiosa ou
ideológica
o
Apresentar tamanho, cor e formato que sejam
legíveis
o
Apresentar referência relativa à fonte da
qual foi extraída
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