Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Psicomotricidade

      O que é psicomotricidade?

    Entendemos a psicomotricidade como a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.  Desse modo, a psicomotricidade como ciência da educação, procura educar o movimento ao mesmo tempo em que desenvolve as funções da inteligência.

             A  Importância da Psicomotricidade

        O desenvolvimento da psicomotricidade faz-se através da evolução da criança, na sua troca com o meio, numa conquista que aos poucos vai ampliando sua capacidade de adaptar-se as necessidades comuns.
             Destacamos assim, alguns fatores da psicomotricidade que são de importância para o professor: a percepção, esquema corporal e lateralidade.
            O brincar como atividade livre e espontânea é responsável pelo desenvolvimento físico, moral e cognitivo, e os dons dos brinquedos como objetos que subsidiam as atividades infantis.
               Sendo assim, é importante ao educador ter consciência de que o “brincar” é uma necessidade interior da criança e por conseguinte, a necessidade de brincar é inerente ao desenvolvimento.

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES:

Ø Engatinhar,
Ø Rolar,
Ø  Balançar,
Ø Dar cambalhotas,
Ø Se equilibrar em um só pé,
Ø Andar para os lados,
Ø Passar debaixo de cadeiras
Ø Brincar no cavalinho balançando o corpinho pra frente e pra trás,
Ø Subir nos degraus e escorregar no escorregador
Ø Assoprar e encher balões
Ø Manter os balões no ar dando tapinhas e jogando para cima,
Ø Equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão
Ø Andar em caminhos com obstáculos, latinhas, almofadas ou garrafas pet com água.
Ø Desenhar um caracol no chão e andar seguindo o caminho do caracol,
Ø Caminhar sobre materiais variados (passeios ao ar livre), etc.....
             Atualmente   a psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário