LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos:
· Estimular a linguagem oral para conversar, brincar comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades...
· Conhecer a história da galinha Ruiva
· Incentivar o trabalho coletivo
· Ampliar e explorar o vocabulário e sons.
· Promover a socialização e o entrosamento.
2ª feira: A visita da galinha Ruiva
- Apresentar a galinha dentro de uma caixa surpresa, perguntando o que tem na caixa?
- É pesado ou leve?
- Deixar uma criança colocar a mão dentro da caixa para perceber a textura....é macio? É áspero....etc. ( Oferecer dicas até descobrirem o que tem na caixa).
Depois deixar os alunos terem contato com a galinha, passar as mãos sobre as penas(textura).
- Falar sobre as partes do corpo da galinha,cabeça, olhos ,bico,pescoço, asas, pernas... lembrar que a galinha é coberta por penas....
- Mencionar sobre a alimentação de uma galinha (milho...ração...água).
- Perguntar se já viram/comeram ovo de galinha, se já viram os pintinhos de um galinha...etc.
- Após essa questão desencadeadora, falar sobre o livro/história da galinha ruiva que será contada no dia seguinte.
Cantar músicas que falem de galinha.
A Ruiva é uma galinha
Charmosa e inteligente
Vive ciscando pra frente
Vive ciscando pra traz
Bate suas asinhas
Balança suas perninhas
Mas na hora de fazer co-coricó....
Espicha o pescoço que dá dó...
Co-coricóooooo.....
A galinha do vizinho.
A galinha do vizinho.
Bota ovo amarelinho.
Bota um,
Bota dois,
Bota três...
3ª feira: A história da Galinha Ruiva.
Apresentar o livro da história A Galinha Ruiva, contar a história mostrando as imagens, fazendo
os gestos e imitando os sons dos animais.
- Conversar sobre a história ressaltando a importância da amizade e cooperação.
- Falar sobre as personagens da história: galinha, pato,porco.
- Contar quantos são os animaizinhos do texto.(Utilizando miniaturas).
- Cantar músicas diversas...
4ª feira: Leitura de imagens ( história muda/produção de texto).
- Mostrar as imagens e ir construindo/recontando a história junto com os alunos.
- Lembrar quanto são e quais são as personagens, os sons produzidos por eles;
- Sempre ressaltando a importância da amizade e cooperação.
- Montar quebra cabeça da galinha ( com ajuda da professora);
- Cantar música da galinha Ruiva e/ou outras
5ª feira: Dramatização
- Fazer a dramatização da história, utilizando máscaras das personagens( uma espécie de brincadeira lúdica, uma vez que os alunos não conseguem dramatizar com precisão).
- Plantar o milho da galinha Ruiva.
- Regar as sementinhas.
- Cantar músicas divesas(galinha Pintadinha, galinha do vizinho...)
6ª feira: Auditório/ História com fantoches
- Contar a história da Galinha Ruiva utilizando fantoches;
- Conversar sobre a história ressaltando a importância da amizade e cooperação.
- Falar sobre as personagens da história: galinha, pato,porco.
- Servir pipoca para as crianças(nesse momento pode trabalhar o olfato).
- Cada criança receberá um dedoche da galinha para brincar/recontar a história e levar pra casa.
Avaliação: A avaliação será realizada através da observação e registro das atividades propostas.
como fazer um personagem da galinha ruiva usando material reciclavel?
ResponderExcluirgostei muito desse plano de aula da galinha ruiva
ResponderExcluirminha querida, gostaria de saber se pode me ajudar com um plano de aula com um conto para crianças de 5 anos e nesse plano deve conter objetivos gerais,objetivos especificos,interpretaçao oral, interpretaçao escrita, relaxamento e avaliaçao, por favor me ajude, estou terminando meu curso agora e nao so muito boa em elaborar plano de aula onde o conteudo e um conto.abraçao.valeria claudia
ResponderExcluirpor favor vc pode me ajudar com um plano?preciso de um plano que o conteudo seja um conto tipo a galinha riuva, mas preciso desenvolver:
ResponderExcluirobjetivos gerais
objetivos especificos
interpretaçao oral
interpretaçao escrita
relaxamento
avaliaçao
Amei o plano de aula pois estou trabalhando com a musicalização e também a historia da galinha ruiva com o maternal. Adorei bjs
ResponderExcluirAmei a história da galinha ruiva e também do plano de aula.
ResponderExcluirQue bom que vocês gostaram da ideia! A partir dai crie e recrie...beijosss...
ResponderExcluirQue bom que vocês gostaram da ideia! A partir dai crie e recrie...beijosss...
ResponderExcluirAchei super interessante, você não limitou-se a trabalhar o simbólico foi para o concreto, ampliando o conhecimento, através das experiências, permitir que a criança vivencie os momentos com o objeto de estudo, que no caso foi a galinha. Parabéns!!!
ResponderExcluirQue bacana seu comentário Rosimeire! Obrigada!
Excluir