AULA DE LITERATURA
O MENINO AZUL
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
- de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
que saiba inventar
histórias bonitas
(Cecília Meireles)
E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.
(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Rua das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.
ESTUDO DO TEXTO (Responda no caderno)
1-Que tipo de texto é esse? Que características do texto o levaram a essa conclusão?
2- Retire os pares de rimas presentes no texto.
3- Por que você acha que o menino quer justamente um burrinho e não outro animal?
4- Copie do texto os versos que revelam como o menino acha que é o mundo.
5- Essa forma de ver o mundo revela que característica do menino?
6- Observe os versos:
“O menino quer um burrinho que saiba dizer o nome dos rios, das montanhas, das flores, - de tudo o que aparecer.” |
· Explique porque o menino quer um burrinho que saiba tantas coisas.
7- Que significado tem no poema o fato de o menino não saber ler?
8- Observe a última estrofe e explique em que ela se diferencia das demais.
9- Dê sua opinião sobre a importância de saber ler e escrever. Como deve ser a vida de uma pessoa que não sabe ler nada e não assina o próprio nome?
UM POUCO DE GRAMÁTICA
1- Releia a 2ª e 3ª estrofes e, em seu caderno, transcreva as palavras que dão nomes aos seres (substantivos). Depois as separe em dois grupos: as femininas e as masculinas.
2- Observe a 1ª estrofe. Quando a autora escreve que quer um burrinho, ela quer dizer que:
a) o menino quer um burrinho determinado, único.
b) o menino quer um burrinho qualquer, desde que seja seu companheiro.
3- A partir de qual palavra foi possível chegar à conclusão acima?
4- Separe as palavras em sílabas e classifique-as quanto ao número de sílabas:
menino - burrinho – desses – não – corra – histórias – aparecer – dois - pessoas
5- Complete as palavras com r ou rr. Se necessário consulte o dicionário. Escreva-as no caderno:
ga__afeiro -ama__elado - a__umado - __epo__tagem - ata__efado - ge__ação
co__espondência - enca__egado - intei__o - có__ego - __elógio - en__olado
embu__ado - ama__ado - bai__o – bu__o – sai__ão – núme__o – apa__ece
6- Observe os verbos destacados nas frases e responda às questões propostas:
FRASES | TEMPO VERBAL (presente,passado ou futuro) | PESSOA (1ª, 2ª ou 3ª) |
· Ele não sabe ler. | ||
· E os dois sairão pelo mundo... | ||
· O menino ainda não encontrou o burrinho. |
Muito boa essa atividade. Parabéns...
ResponderExcluirAmei
Excluir