Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 14 de março de 2018

Visualizando e aprendendo a letrinha "B"




OBJETIVOS:

  •  Identificar o próprio nome nas fichas/crachás
  •  Reconhecer  e Identificar a letra B (explorada na música “Borboletinha”)
  • Andar sobre o traçado da letrinha B.
  • Acompanhar a cantiga da “Borboletinha”, escrita no cartaz.
  • Conhecer diferentes histórias e músicas infantis.

  CONTEÚDOS:  

·  Música,cores, leitura, matemática, artes, oralidade, socialização, nomes próprios 
   
METODOLOGIA:

1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA!
  • Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
  •  Chamada -  A criança irá localizar  no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
  • Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos    meninos?
  •  Calendário: Dia da semana, o mês que estamos...
  •  Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar músicas infantis diversas.




·         Roda de  conversa com os pequenos, perguntando se alguém tem novidades para relatar, o que fizeram no final de semana e em seguida, falaremos sobre  as atividades/rotina . Nesta semana iremos explorar (individualmente) a letrinha B.


           
2º Momento: VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "B"


 Apresentar o cartaz  com a música "Borboletinha". 


Cantar diariamente,acompanhando a escrita.


3º Momento: Artes borboletinha!


Carimbando com as mãos e tinta guache.


4º Momento: Jogo das letras "Passa lata"


  • Com os alunos sentados em círculos, ir passando a lata , cantando e quando terminar a música o aluno retirará uma letra dizendo o nome.





Passa a lata pela roda, 

Sem a roda desmanchar.
Quem quiser ficar na roda,
Uma letra vai tirar!




5º Momento: Leitura deleite.


  A Dona Baratinha

6º Momento: Corpo e movimento


     Dançando com a Dona Baratinha!






  •  Dançar e se divertir acompanhando a coreografia.

7º Momento: Matemática.

Contagem e recitação de números.
Seriação...

8º Momento: Atividades para desenvolver a criatividade e a coordenação motora.
                  Carimbando massinhas / letras do alfabeto.


9º Momento:Hora da leitura

 Uso do cantinho de leitura. 

Diariamente reservar 20 minutos para  as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).


10º Momento: Educação física.
       Formas geométricas

  • O aluno deverá andar pisando somente sobre os discos...triângulos... e assim sucessivamente.
  • Além das formas são exploradas também as cores.



Observação: No Dia 15 trabalhamos músicas e atividades relacionadas ao circo.
dia Internacional do Circo é dia 15 de março e o Dia Nacional do Circo é em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data
(Geralmente comemoramos no dia 27, mas irá ser trabalhada a páscoa)


Avaliação: Avaliar se os alunos estão reconhecendo a ficha do nome (letrinha inicial do próprio nome), a letrinha "B" da música borboletinha, se estão memorizando as  músicas cantadas em classe e também se estão evoluindo na socialização.





Anexos:

Outras sugestões!!!

 




3 comentários: