Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

domingo, 17 de maio de 2015

Ideias para planejar aulas interessantes para maternal



Planejamento semanal para Maternal 3

 Texto detonador da aula: Música O Peixinho Azul
video

Objetivos:


- Criar o hábito de ouvir  histórias
-Perceber a importância da água também para os animais aquáticos
-Favorecer momentos de prazer em grupo
-Divertir-se com músicas, danças, faz de conta...
-Desenvolver a Contagem e recitação de números

Desenvolvimento

Atividades permanentes:
Na rodinha..

·                      Musica de bom dia!
·                     Alfabeto/letra do nome
·                     Quantos somos?
·                     Cantinho de leitura/textos variados
·                     Cuidados  com o peixinho azul/alimentação

1º Momento: Faz de conta

 Educação Sensorial Tátil

Usar a caixa de sensações para apresentar o peixinho azul.

-  Deixar sentir através do tato para descobrir o que tem na caixa.


2º Momento: Linguagem oral

Apresentar o cartaz com a letra da música O Peixinho Azul

 
    Repetir diariamente, até memorizar a letra da música


4º Momento:Visita do peixinho no aquário

 

5º Exploração do Ambiente e Linguagem Matemática.
Montando um aquário

- Explorar  a quantidade de peixinhos
-Trabalhar as cores dos peixinhos
-Seriação  e classificação


Contar as personagens da história, comparar tamanhos pequeno/grande, maior/menor.


6º Momento: Exploração da Linguagem plástica.

-Fazer escultura de peixinhos com a massinha de modelar.
-Trabalhinhos envolvendo o colorido  e artes


7º Momento: Linguagem Áudio visual/Filme
Cineminha com pipoca.

                       
Contar a história: Peixinho do Aquário

 Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades, através da observação e registro.




Nas semanas seguintes explorar outras histórias como :

  • O Peixinho dourado ,A Menina e o peixinho...
  • Ensinar outras músicas  como peixe vivo...se eu fosse um peixinho...

Confeccionar lembrancinhas nos palitinhos para os alunos.




          Bom trabalho!!!


Peixinho Apaixonado, um 4ª Edição

Um peixinho apaixonado /
Gilda Figueiredo Padilha;
Ilustrações, Sandra Aymone,

A historia de um peixinho vermelho, que sonhava ser dourado, mas acabou descobrindo, quando se apaixonou por Rosinha, que o mais importante é o que trazemos na alma.
Rosinha se apaixonou pelo peixinho vermelho mesmo ele sendo vermelho e manchado.
 Reflexão sobre a cor da pele será que realmente é importante?
-Atividade lúdica:
Confecção de dobradura: peixinho.
Pintura de dobradura.
  A história:
Um peixinho vermelho brincava na espuma das ondas, perto da praia.
 Quando alguém o pescou.
Que susto!
Com a cabeça fora d’água, ele viu que estava dentro de um balde carregado por uma menina.
“E agora? O que será que vai acontecer comigo?”
A menina foi andando até chegar a um castelo de areia e quando mergulhou a pazinha no balde...
_ Oi! _Gritou o peixinho. Dando um pulo.
_Olá! _Disse a menina, sorrindo. _Peixinho, onde é que você mora?
_Numa casa feita de conchinhas, bem no fundo do mar.
_Me conta, como é o fundo do mar?
_É tão bonito! Lá é sempre fresquinho porque os raios de sol não conseguem atravessar aquele mundão de água! E você como se chama?
_Maria Zélia, mas pode me chamar de Zelinha.
Zelinha jogou o peixinho numa onda e lê desapareceu, fazendo tchibum!
Zelinha resolveu visitar tia Ivone, sua madrinha. Pelo menos podia olhar o aquário com os peixinhos coloridos, lá no canto da sala.
Então Zelinha contou à madrinha sobre o peixinho.
__ Que tal trazer seu amigo para conhecer os peixinhos do aquário.
A Rosinha, A Gorducha e o Dourado?
__ Boa ideia, tia Ivone!
Peixinho Vermelho foi visitar os amiguinhos da Zelinha e se deu muito bem com os novos amigos.
Imitou o barulho das ondas do mar, fez piruetas e até arrumou uma namorada.
A Rosinha. Os dois então resolveram casar.
Num domingo de sol, Vermelho e Rosinha foram jogados nas ondas do mar e mergulharam abraçadinhos, as ondas mansamente se quebraram na praia, fazendo chuá...Chuá....
E então a espuma branca se espalhou na areia, cobrindo os pés de Zelinha.
Aula
Tema: Animais aquáticos
OBJETIVO:
Integrar diversas áreas do conhecimento, possibilitando aos alunos conhecerem um pouco mais sobre alguns seres vivos e também avançar nos conhecimentos de leitura e escrita.
CONTEÚDO:
- Livro de História: “Um peixinho Apaixonado” - Gilda Padilha
- CD infantil: “Peixe vivo”, “Caranguejo peixe é”, “Se eu fosse um peixinho”.
- Escrita da letra das músicas e desenho;
- Brincadeiras de roda;
- Produção coletiva de texto;
- Quantidades;
- Cores;
- Filme: “Procurando Nemo”
ESTRATÉGIAS:
Interferência do educador levando os alunos ao questionamento, como:
- Onde eles vivem?
-Quantos peixes há na história;
-São grandes ou pequenos;
- Vivem na água doce ou salgada?
RECURSOS UTILIZADOS:
- Lousa;
- Vídeo;
- TV;
- Câmera digital;
- Computador;
- Massinha de modelar;
- Livros de histórias.
1ª AULA:
Ler a história do livro “Um peixinho apaixonado” (Levantar questionamentos)
Registrar no caderno a história (com desenhos).
2ª AULA:
Contar novamente a história, só que desta vez utilizando o computador. A cada LINK abrirá uma figura.
- Desenhar no PAINT um PEIXE.
3ª AULA:
Ouvir o CD das músicas infantis e:
- Registrar a letra da música no caderno;
- Brincadeiras de roda. (Registrar com a câmera digital)
4ª AULA
Produzir um texto coletivo através de figuras. “O pescador”
Registrar o texto no caderno e procura figuras no computador (peixes)
5ª AULA
Assistir ao filme: “Procurando Nemo”.
-Roda de conversa sobre o filme.
AVALIAÇÃO:


Os alunos serão avaliados durante todo o procedimento


3 comentários:

  1. muito legal . preciso montar um projeto para crianças de 2 anos . manda algumas sugestões para mim. marahigino@hotmail.com. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MAra . Eu lhe enviei algumas ideias por email. Sempre trabalho a partir de uma história, músicas...também gosto de montar uma bandinha para sala de aula.Ótimo trabalho para você!!!

      Excluir
  2. olá, muito bom o projeto, pode me enviar sugestões do que fazer? para trabalhar com crianças de dois anos.Email edilenerocha_@hotmail.com

    ResponderExcluir