Planejamento semanal para Maternal 3
Texto detonador da aula: Música O Peixinho Azul
Objetivos:
- Criar o hábito de ouvir histórias
-Perceber a importância da água também para os animais aquáticos
-Perceber a importância da água também para os animais aquáticos
-Favorecer momentos de prazer em grupo
-Divertir-se com músicas, danças, faz de conta...
-Desenvolver a Contagem e recitação de números
Desenvolvimento
Atividades permanentes:
Na rodinha..
Na rodinha..
· Musica de bom dia!
· Alfabeto/letra do nome
· Quantos somos?
· Cantinho de leitura/textos variados
· Cuidados com o peixinho azul/alimentação
1º Momento: Faz de conta
Educação Sensorial Tátil
- Deixar sentir através do tato para descobrir o que tem na caixa.
2º Momento: Linguagem oral
Apresentar o cartaz com a letra da música O Peixinho Azul
Repetir diariamente, até memorizar a letra da música
5º Exploração do Ambiente e Linguagem Matemática.
Montando um aquário
Montando um aquário
-Trabalhar as cores dos peixinhos
-Seriação e classificação
Contar as personagens da história, comparar tamanhos pequeno/grande, maior/menor.
6º Momento: Exploração da Linguagem plástica.
-Fazer escultura de peixinhos com a massinha de modelar.
-Trabalhinhos envolvendo o colorido e artes
7º Momento: Linguagem Áudio visual/Filme
Cineminha com pipoca.
Contar a história: Peixinho do Aquário
Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades, através da observação e registro.
Nas semanas seguintes explorar outras histórias como :
- O Peixinho dourado ,A Menina e o peixinho...
- Ensinar outras músicas como peixe vivo...se eu fosse um peixinho...
Confeccionar lembrancinhas nos palitinhos para os alunos.
Bom trabalho!!!
Um peixinho apaixonado /
Gilda Figueiredo Padilha;
Ilustrações, Sandra Aymone,
A historia de um peixinho vermelho, que sonhava ser dourado, mas acabou descobrindo, quando se apaixonou por Rosinha, que o mais importante é o que trazemos na alma.
Rosinha se apaixonou pelo peixinho vermelho mesmo ele sendo vermelho e manchado.
Reflexão sobre a cor da pele será que realmente é importante?
-Atividade lúdica:
Confecção de dobradura: peixinho.
Pintura de dobradura.
A história:
Um peixinho vermelho brincava na espuma das ondas, perto da praia.
Quando alguém o pescou.
Que susto!
Com a cabeça fora d’água, ele viu que estava dentro de um balde carregado por uma menina.
“E agora? O que será que vai acontecer comigo?”
A menina foi andando até chegar a um castelo de areia e quando mergulhou a pazinha no balde...
_ Oi! _Gritou o peixinho. Dando um pulo.
_Olá! _Disse a menina, sorrindo. _Peixinho, onde é que você mora?
_Numa casa feita de conchinhas, bem no fundo do mar.
_Me conta, como é o fundo do mar?
_É tão bonito! Lá é sempre fresquinho porque os raios de sol não conseguem atravessar aquele mundão de água! E você como se chama?
_Maria Zélia, mas pode me chamar de Zelinha.
Zelinha jogou o peixinho numa onda e lê desapareceu, fazendo tchibum!
Zelinha resolveu visitar tia Ivone, sua madrinha. Pelo menos podia olhar o aquário com os peixinhos coloridos, lá no canto da sala.
Então Zelinha contou à madrinha sobre o peixinho.
__ Que tal trazer seu amigo para conhecer os peixinhos do aquário.
A Rosinha, A Gorducha e o Dourado?
__ Boa ideia, tia Ivone!
Peixinho Vermelho foi visitar os amiguinhos da Zelinha e se deu muito bem com os novos amigos.
Imitou o barulho das ondas do mar, fez piruetas e até arrumou uma namorada.
A Rosinha. Os dois então resolveram casar.
Num domingo de sol, Vermelho e Rosinha foram jogados nas ondas do mar e mergulharam abraçadinhos, as ondas mansamente se quebraram na praia, fazendo chuá...Chuá....
E então a espuma branca se espalhou na areia, cobrindo os pés de Zelinha.
Aula
Tema: Animais aquáticos
OBJETIVO:
Integrar diversas áreas do conhecimento, possibilitando aos alunos conhecerem um pouco mais sobre alguns seres vivos e também avançar nos conhecimentos de leitura e escrita.
CONTEÚDO:
- Livro de História: “Um peixinho Apaixonado” - Gilda Padilha
- CD infantil: “Peixe vivo”, “Caranguejo peixe é”, “Se eu fosse um peixinho”.
- Escrita da letra das músicas e desenho;
- Brincadeiras de roda;
- Produção coletiva de texto;
- Quantidades;
- Cores;
- Filme: “Procurando Nemo”
ESTRATÉGIAS:
Interferência do educador levando os alunos ao questionamento, como:
- Onde eles vivem?
-Quantos peixes há na história;
-São grandes ou pequenos;
- Vivem na água doce ou salgada?
RECURSOS UTILIZADOS:
- Lousa;
- Vídeo;
- TV;
- Câmera digital;
- Computador;
- Massinha de modelar;
- Livros de histórias.
1ª AULA:
Ler a história do livro “Um peixinho apaixonado” (Levantar questionamentos)
Registrar no caderno a história (com desenhos).
2ª AULA:
Contar novamente a história, só que desta vez utilizando o computador. A cada LINK abrirá uma figura.
- Desenhar no PAINT um PEIXE.
3ª AULA:
Ouvir o CD das músicas infantis e:
- Registrar a letra da música no caderno;
- Brincadeiras de roda. (Registrar com a câmera digital)
4ª AULA
Produzir um texto coletivo através de figuras. “O pescador”
Registrar o texto no caderno e procura figuras no computador (peixes)
5ª AULA
Assistir ao filme: “Procurando Nemo”.
-Roda de conversa sobre o filme.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante todo o procedimento
muito legal . preciso montar um projeto para crianças de 2 anos . manda algumas sugestões para mim. marahigino@hotmail.com. obrigada
ResponderExcluirOlá MAra . Eu lhe enviei algumas ideias por email. Sempre trabalho a partir de uma história, músicas...também gosto de montar uma bandinha para sala de aula.Ótimo trabalho para você!!!
Excluirolá, muito bom o projeto, pode me enviar sugestões do que fazer? para trabalhar com crianças de dois anos.Email edilenerocha_@hotmail.com
ResponderExcluirOlá !! tudo bem ? eu comecei como professora esse ano, estou com uma turma de berçário, 1 ano e meio, pode me ajudar com sugestões ?
ResponderExcluirdesde já agradeço. arianeflp@hotmail.com
Olá bom Dia,amei seu trabalho. Pode me ajudar com sugestões para trabalhar com crianças de 3 anos nesse sentido. Dedé já agradeço. gil_jucy_mel@hotmail.com
ResponderExcluirOk enviado via email
ExcluirGostei muito e gostaria de receber algumas idéias, pois irei começar a trabalhar ano que vem em uma creche (nem sei a idade das crianças).
ResponderExcluirthaymartins98.TM@Gmail.Com
Que bom que gostou ThaY!Tem muitas postagens, deixa você iniciar e procure de acordo com a idade. Planos de aula, atividades ou projetos para maternal 1,2,3 professora ivani ferreira. Aparece muitas postagens. Algumas nem me lembro mais.Vejo novamente quando leio os comentários na mesma.Beijosss
ExcluirPode me ajudar esse ano estou com berçário até dois anos e tenho dificuldade em fazer planejamento pode me ajudar obrigada
ResponderExcluirAdorei as ideias, vou aplicar com música vai ficar muito legal bjss
ResponderExcluir