Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Projeto Valores através da história a galinha Ruiva

                      Projeto 
 Valores na Linguagem Infantil

 

INTRODUÇÃO


   Quanto mais rapidamente as coisas mudam, mais difícil é aprender a viver plenamente e realizar-nos. Há uma tensão crescente entre as expectativas e nossa realidade. As organizações precisam de pessoas criativas; precisam de pessoas que saibam colaborar, trabalhar em equipe. Se tivermos uma educação escolar e social mais interessante, competente e motivadora formaremos cidadãos melhores.
   Tudo isto que está por fazer é uma tarefa de longo prazo e que exige o melhor de nós, que queremos melhorar este país através da educação.
                   



JUSTIFICATIVA


   Na EMEI Conceição de Itaguá, trabalhamos com crianças do berçário, maternal I, II e III. Nesta fase do desenvolvimento é muito importante priorizar a Educação Social. Uma forma de educação com base nas relações pessoais, na consciência de si e do outro, nas necessidades de cada um, e na adequação ou não das suas atitudes, tornando a sala de aula um exercício para a vida em sociedade, com crianças conscientes da sua participação na construção de um mundo melhor.
   Nosso trabalho será permeado pela literatura infantil, pensando ser este o contexto mais próximo das crianças nessa faixa etária, uma vez que elas estão no mundo imaginário e a linguagem das histórias infantis serem de fácil entendimento e divertidas, despertando a curiosidade nelas.
   Esse projeto nasceu a partir da observação do comportamento das crianças quando viram uma galinha no espaço da escola. Para alguns foi novidade, ficaram olhando de longe, enquanto que os outros se familiarizaram com o animal, aproximando e querendo tocar.Na oportunidade, levantamos algumas hipóteses: Que bichinho é esse? Onde será que ele mora? Quem será seu dono? Quem gostaria de levá-la para casa? Para onde levaremos ela?
   Percebemos nas crianças o espírito de solidariedade, cooperação, respeito, amor, paz, tolerância, etc. Selecionamos alguns livros de literatura infantil que abordam temas de acordo com nossos objetivos, iniciando com a história da Galinha Ruiva, onde vivenciaremos com as crianças algumas situações em que o trabalho em grupo e a colaboração estará presente, além dos valores que motivam o comportamento e a atividade humana, essenciais para um bom convívio escolar, familiar e social.





OBJETIVO GERAL

ü   Propiciar atividades que desenvolvam a percepção das boas atitudes e ações que devemos ter para, em longo prazo, se tornar um hábito que contribuirão para a melhoria das relações interpessoais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü   Conhecer a história da Galinha Ruiva e demais histórias que serão trabalhadas;
ü  Estimular a interação com as histórias, relacionando-as com os valores éticos e morais, como o respeito, a solidariedade, a compaixão, a amizade e outros;
ü  Incentivar o trabalho coletivo;
ü  Estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia;
ü  Exteriorizar emoções e sentimentos;
ü  Expressar idéias e opiniões com espontaneidade;
ü  Ampliar e explorar o vocabulário e sons;
ü  Contribuir para a organização do pensamento;
ü  Desenvolver a linguagem oral;
ü  Promover a socialização e o entrosamento;
ü  Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis a formação humana;


CONTEÚDOS

LINGUAGEM ORAL

ü  Abertura do Projeto com a história: A galinha ruiva (apresentado pelos professores através de fantoches);
ü  Conhecer os personagens;
ü  Conhecer outras versões da história;
ü  Reconto das histórias trabalhadas;
ü  Dramatizações;
ü  A visita da galinha ruiva (explorar como nasce os pintinhos);
ü  Visita dos pintinhos;
ü  Visita ao galinheiro do sítio do Ticha

FALAR E ESCUTAR

ü  Trabalhar com as histórias lidas e contadas:
-A galinha ruiva;
-O pintinho;
-Bichos da fazenda;
-Eu amo animais da fazenda;
-O pintinho Plic;

ü  Observar e manusear diversos materiais impressos e livros;
ü  Parlenda : A galinha do vizinho
ü  Quadrinha: A galinha pintadinha;
ü  Poesias;
ü  Produzir textos coletivos tendo a professora como escriba;
ü  Cartaz com as regras da sala;
ü  Cartaz com a receita do bolo da história;
ü  Trabalhar crachás com o nome dos alunos;
ü  Trabalhar símbolos relacionados á sentimentos e emoções;
ü  Montar histórias sanfonadas ou livros seriados;
ü  Montar cenas da história da Galinha Ruiva em dados grandes;
ü  Rimas;
ü  Adivinhas;
ü  Caixa surpresa;

MATEMÁTICA

ü  Hora da novidade:
(explorar formas,tamanhos,cores,utilidades,quantidade,classificação, seriação etc.)
ü  Trabalhar os conceitos pequeno/grande com ovo de galinha e de codorna;
ü  Trabalhar com os conceitos duro/mole com ovo cozido e ovo cru;
ü  Separar grãos ( milho  comum e pipoca);
ü  Quebra cabeça de números e quantidades até 5;
ü  Explorar medidas e realizar contagem;
ü  Jogo da memória com os personagens da história da galinha ruiva;
ü  Separar animais da fazenda ( com penas ,sem penas);
ü  Brincadeiras diversas que envolvam valores;
ü  Conceitos básicos : muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos, manhã/tarde,etc;
ü  Espaço e forma: jogos e brincadeiras;
ü  Calendário: explorar a data de aniversário.
ü  Trabalhar cores com os ovos pintados,atividade artes e cores,caixinha das cores,dado das cores, palitos coloridos etc;
ü  Explorar quantidades ao preparar o bolo da história.

NATUREZA E SOCIEDADE

PLANTAÇÃO DO MILHO

De onde vêm o milho que a Galinha Ruiva comia ? De onde vêm as plantas? Como as plantas crescem?

ü  Apresentar ás crianças espigas de milho e milho de pipoca. Explicar para as crianças que além de servir de alimento os grãos são responsáveis também pelo surgimento de uma nova planta de milho.
ü  Sensibiliza-las da importância das plantas e do porque de não arrancá-las;
ü  Explicar a importância do sol e da água para o crescimento das plantas;
ü  Plantar as sementes de milho em uma bandeja e coloca-la ao lado da horta;
ü  Conscientizar para o cuidado com as plantas.

ESQUEMATIZAÇÃO DA PLANTAÇÃO

Ao longo de duas semanas de observação e registro/desenho (as crianças poderão comprovar a germinação das sementes e o desenvolvimento das plantas de milho que germinarão na bandeja...que recebeu luz e água, vivenciando a experiência realizada)

ü  Atividade para o portfólio: E o milho cresceu...(através de desenho e relato dos alunos)


CULINÁRIA

Preparar um bolo de milho, usando os mesmos ingredientes do bolo da história.
* Fazer o bolo da Galinha Ruiva.


MÚSICA

ü  A galinha do vizinho;
ü  Piu Piu Piu;
ü  A galinha pintadinha;
ü  O pintinho e a galinha;
ü  Pintinho;
ü  O pintinho amarelinho.

MOVIMENTO

ü  No pátio representar os personagens e interpretar a história, os animais do quintal da Galinha Ruiva fugindo para não colaborar com o trabalho;
ü  Mímica;
ü  Dança;
ü  Brincar;
ü  Função Semiótica;
ü  Correr, saltar, pular, rolar etc.
ü  Ginástica cantada.

ARTES VISUAIS

ü  Colagem de milho: desenho de espiga;
ü  Pintura da galinha e seus pintinhos;
ü  Pintura do galo e da galinha usando a mãozinha;
ü  Dobraduras circulares do pintinho;
ü  Dobradura da galinha no ninho;
ü  Galinha Ruiva de garrafa pet;
ü  Galinha Ruiva de luva cirúrgica;
ü  Pintinhos feitos de caixa de ovo e lã;
ü  Montar na sala um ninho de palha. Colocar a galinha de garrafa pet e os pintinhos feitos de caixa de ovo;
ü  Pintura em ovos;
ü  Fantoches com pratos de papelão dos personagens da história;
ü  Desenho livre;
ü  Modelagens;
ü  Recortes diversos;
ü  Confecção de mural;



PERCEPÇÃO SENSORIAL

ü  Experimentar texturas diversas;
ü  Cartaz com colagem de caixa de ovo de isopor;
ü  Confecção dos personagens da História de massinha de modelar;
ü  Confecção do ovo da Galinha Ruiva com argila/massinha.




     CULMINÂNCIA:

   Este projeto será apresentado na Mostra Cultural e terá culminância na Caminhada da cidadania.


     AVALIAÇÃO:

 A avaliação será processual e contínua, realizada através de observações e anotações individuais e  fotos com pequenos relatos do desenvolvimento da atividade e portfólio.


9 comentários:

  1. Amei esse projeto vou utilizar algumas ideias em minhas aulas sobre valores.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito preciso que me mande as atividades e as história achei 10.rubiatezza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei e vou usar algumas ideias para trabalhar com as crianças.

    ResponderExcluir
  4. bOA TARDE PRECISO DE UM PROJETO QUE TRABALHE DIFERENÇAS, ESTOU ENFRENTANDO UMA SITUAÇÃO EM SALA, ALGUMAS MENINAS , NÃO QUEREM BRINCAR COM A COLEGUINHA POR SER GORDINHA E BE CALMINHA AO FALAR, ALGUÉM TEM ALGUM PROJETO , ME AJUDE POR FAVOR. JÁ TRABALHEI A GALINHA RUIVA COM ELES.

    ResponderExcluir

  5. Existem alguns livros bacana: Ninguém é igual a ninguem, Minha família é colorida, O patinho feio.
    http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2016/10/projeto-meus-amigos-sao-coloridos.html

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana esse projeto sore valores na educação infantil.

    ResponderExcluir