Estagiária: Aline
Objetivos:
- Ouvir diferentes histórias;
- Trabalhar a inclusão racial , o respeito ao próximo.
- Encontrar pertencimento em sala de aula
- Demonstrar cooperação de situações de produção coletiva;
- Desenvolver a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
Hora da história!!!
Iniciar preparando a sala com os alunos sentados no chão e contar a história " A Bonequinha Preta" da autora Alaíde Lisboa.
Na rodinha, conversaram sobre as personagens da história.
É muito importante esse trabalho em classe, utilizando bonecas negras, para que a criança negra encontre pertencimento em sala de aula.
·
Quem são os personagens da história?
·
A Mariazinha e a bonequinha preta eram muito amigas. Quem aqui
tem amigos? É uma pessoa? Um brinquedo?
·
O que vocês fazem juntos?
·
Quando Mariazinha foi passear com a mamãe ela passou algumas
recomendações para a bonequinha preta. Alguém lembra o que era?
·
Por quê a bonequinha desobedeceu?
·
O que aconteceu com ela?
·
Quando Mariazinha voltou para casa ela ficou triste ou feliz?
·
Quem ajudou Mariazinha a ter a bonequinha novamente?
- Aproveitar para conversar sobre questões raciais e a beleza da diversidade.
2º Momento-Trabalhar conceitos
matemáticos
Usando as alfaces da cestinha do
verdureiro, realizar a contagem e recitação de números até 5.
Usando a figura planificada da
bonequinha preta, explorar os tamanhos pequeno, médio e grande.
3º Momento- Artes
Colorir e
enfeitar a bonequinha preta.
4º Momento-Psicomotricidade
·
Trabalhar movimentos do corpo e equilíbrio, brincando
no balanço e escorregador do parquinho.
·
Orientar os alunos para aguardar a vez de
brincar!
·
Percorrer o trajeto até a casa da bonequinha
preta. Marcar o chão com fita e/ou cordas para as crianças passar pelo trajeto.
.
AVALIAÇÃO: Avaliar a participação, a oralidade, formulação de respostas para as
perguntas sobre o texto. Observar a coordenação motora e equilíbrio durante as
atividades de artes e no pátio.
ResponderExcluirmaravilhoso! Parabéns pelo seu projeto!