Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Plano de aula: A Bonequinha Preta - Autora: Alaíde Lisboa

        https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br

    Estagiária: Aline



Objetivos:

  • Ouvir diferentes histórias;
  • Trabalhar a inclusão racial , o respeito ao próximo.
  • Encontrar pertencimento em sala de aula
  • Demonstrar cooperação de situações de produção coletiva;
  • Desenvolver a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
1º Momento: Linguagem oral e escrita

Hora da história!!!


Iniciar preparando a sala com os alunos sentados no chão e contar a história  " A Bonequinha Preta" da autora Alaíde Lisboa.

Na rodinha, conversaram sobre as personagens da história.

É muito importante esse trabalho em classe, utilizando bonecas negras, para que a criança negra encontre pertencimento em sala de aula.


·         Quem são os personagens da história?
·         A Mariazinha e a bonequinha preta eram muito amigas. Quem aqui tem amigos? É uma pessoa? Um brinquedo?
·          O que vocês fazem juntos?
·         Quando Mariazinha foi passear com a mamãe ela passou algumas recomendações para a bonequinha preta. Alguém lembra o que era?
·         Por quê a bonequinha desobedeceu?
·         O que aconteceu com ela?
·         Quando Mariazinha voltou para casa ela ficou triste ou feliz?
·         Quem ajudou Mariazinha a ter a bonequinha novamente?

  •    Aproveitar para conversar sobre questões raciais e a beleza da diversidade.




    2º Momento-Trabalhar conceitos matemáticos
Usando as alfaces da cestinha do verdureiro, realizar a contagem e recitação de números até 5.

Usando a figura planificada da bonequinha preta, explorar os tamanhos pequeno, médio e grande.

3º Momento- Artes

Colorir e enfeitar a bonequinha preta.


4º Momento-Psicomotricidade

·         Trabalhar movimentos do corpo e equilíbrio, brincando no balanço e escorregador do parquinho.
·         Orientar os alunos para aguardar a vez de brincar!

·         Percorrer o trajeto até a casa da bonequinha preta. Marcar o chão com fita e/ou cordas para as crianças passar pelo trajeto.

.


AVALIAÇÃO: Avaliar a participação, a oralidade, formulação de respostas para as perguntas sobre o texto. Observar a coordenação motora e equilíbrio durante as atividades de artes e no pátio.

Um comentário: