Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Plano de aula : Os Três Porquinhos - Maternal 3/ Educação Infantil

      https://www.instagram.com/professoraivaniferreiraoficial/?hl=pt-br                                           

   Estagiária: Daiane

                                       PLANEJAMENTO DE AULA



Tema:   OS TRÊS PORQUINHOS


Objetivos:

. Promover o hábito da leitura;
. Estimular a linguagem oral;
. Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
. Estimular a criatividade e imaginação;

. Trabalhar movimentos do corpo;

1º Momento-Acolhida
      . Receber as crianças, fazer rodinha e fazer a chamada com cada aluno pegando seu próprio nome entre os demais;
      . Contar quantos meninos, quantas meninas e quantas crianças ao todo;

2º Momento-Promover a leitura e estimular linguagem oral



.     Contar a história dos três porquinhos, explorar as imagens e fazer perguntas para as crianças .
          Por que os três porquinhos precisavam de uma moradia?

  •       Quantos porquinhos tem na historia? 
  •       Qual casa era a mais forte?
  •        Qual material para foi usado para a construção de cada casinha?);
  •       . Ouvir as resposta e fazer comentários com as crianças;

      3º Momento:Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais

.     Trabalhar seriação através do tamanho dos porquinhos, pequeno, médio e grande.
. E trabalhar contagem até  3 com porquinhos de borracha e até 5 com os palitos de picolé.


4º Momento: Estimular criatividade e imaginação

.     Criar juntamente com as crianças uma história, carimbando com as mãos, para recontar em sala e em casa.
     Para fazer os porquinhos, vamos pintar as mãozinhas das crianças com tinta guache  e colocar os detalhes. Montar as casinhas com palitos de picolé e fazer colagem com palha e tijolinhos cortados em eva ou papel cartão..






5º Momento: Psicomotricidade

Trabalhar movimentos do corpo


  • . Assistir DVD com a história dos 3 porquinhos e falar com as crianças sobre os obstáculos que os porquinhos tiveram que enfrentar até a casinha segura;
  • . Criar um circuito com um túnel e bambolês para as crianças “correrem do lobo mal” com objetivo de chegar a casinha e ficar em segurança.
  • Brincar de seu lobo está aí?

       

AVALIAÇÃO: Avaliar a participação e o entrosamento dos alunos no decorrer das atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário