Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 19 de maio de 2019

PLANO DE AULA: A MARGARIDA FRIORENTA -Maternal 3





OBJETIVOS 
  • Conhecer diferentes histórias sobre amor/afetividade/caridade.
    Estimular a valorização de virtudes 
    como o amor e a caridade
  • Proporcionar momentos de criatividade e improvisação através da dramatização; 
  • Oferecer a possibilidade de plantio e uso da terra
  • Contribuir para o desenvolvimento da motricidade fina através de dobraduras e incentivo ao processo produtivo. 

CONTEÚDOS E HABILIDADES
Interpretação, percepção visual, atenção, expressão oral, concentração, dramatização, motricidade, 
afetividade, criatividade.

DESENVOLVIMENTO:

1º MOMENTO:LEITURA E ESCRITA

História “A Margarida Friorenta”










2º MOMENTO: ARTES

Atividade de pintura.

Colar uma margarida em uma folha para as crianças completarem o desenho.
Irão usar tinta guache e com os dedinhos fazer o caule e outras criações.


3º MOMENTO: História com fantoches! 

No primeiro momento , será contada pelas estagiárias. Depois pelas crianças.



Deixar as crianças recontarem do jeitinho delas.


4º MOMENTO:
-Fazer a margarida usando massinha de modelar.
- Localizar a letrinha M de Margarida no mural. Relacionar com outras palavras que possui as mesmas iniciais... Mamãe, Maria...Maçã...

5º MOMENTO: Matemática

 JOGO DO DADO COM MARGARIDAS.
Ao jogar o dado as crianças deverão contar quantas margaridas estão na face do dado.

Contagem e recitação de números até 5.
Seriação até 5 elementos.
Explorar os conceitos pequeno , médio e grande.


6º MOMENTO:Meio ambiente-plantas

 Plantar margaridas e acompanhar o crescimento.


Conversar sobre a necessidade de água para o desenvolvimento das plantinhas.



 Para finalizar: DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA.

Treinar a dramatização para apresentar no pátio da escola.


Música:


ONDE ESTÁ A MARGARIDA?

ONDE ESTÁ A MARGARIDA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
ONDE ESTÁ A MARGARIDA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

ELA ESTÁ EM SEU CASTELO, OLÊ, OLÊ-O-LÁ-Á...
ELA ESTÁ EM SEU CASTELO, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E O CASTELO É MUITO ALTO, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E O CASTELO É MUITO ALTO, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E TIRANDO UMA PEDRA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E TIRANDO UMA PEDRA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E UMA PEDRA NÃO FAZ FALTA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E UMA PEDRA NÃO FAZ FALTA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E TIRANDO OUTRA PEDRA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E TIRANDO OUTRA PEDRA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E APARECEU A MARGARIDA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E APARECEU A MARGARIDA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...



AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá através de observação e registro, no decorrer da semana.

Um comentário:

  1. Ótimo plano de aula sobre amor e afetividade.Além de explorar o meio ambiente! ameiiii

    ResponderExcluir