Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Plano de aula : Dia dos Pais! Educação infantil/Maternal 3


 Tema: Dia dos pais!




O Homem que Amava Caixas...

Esta é a história de um pai que amava seu filho mas tinha muita dificuldade em expressar seus sentimentos. Então, para demonstrar seu afeto, o pai decide construir brinquedos com suas preciosas caixas, fazendo a alegria diariamente do filho. E assim, mesmo sem palavras, pai e filho trocam amor e carinho através das caixas de brinquedo. Assim, o filho, que também amava muito seu pai, compreende seu amor e sente segurança nessa relação.
    História linda e ótima para ser explorada próximo ao dia dos pais!

Objetivos:

ü  Ouvir diferentes histórias;
ü  Incentivar a afetividade paterna;   
ü  Construir objetos/brinquedos com materiais recicláveis e reutilizáveis;
ü  Brincar com brinquedos alternativos.

Conteúdos:

MATEMÁTICA: Sólidos geométricos (planificação de caixas, e atividades relacionadas).
Identificação de propriedades geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados retos.     
LINGUAGENS-Apresentação dos trabalhos para o grande grupo. (Expressão oral, exposição de ideias, leitura, interpretação de textos e imagens).
ARTES - os procedimentos para montar, dar acabamento, brinquedos.

Desenvolvimento:

1º MOMENTO: Hora da história!

APRESENTE O LIVRO.


         -  Apresentar o livro, o autor e o ilustrador.
        -  Contar a história “O Homem que amava Caixas”

Esse livro conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava e aproveitava sua arte com as caixas para demonstrar seu afeto.

Conversa sobre o livro/Perguntas:

a) De acordo com a história, o que o homem colecionava?
b) Para que usamos caixas?
c) Quais brinquedos podem ser confeccionados com caixas?


2º MOMENTO: Explorando caixas de diversos tamanhos!

·       Usando caixas de diferentes tamanhos, perguntar:



·       O que cabe nesta caixa?
·       Qual é mais pesada? Mais leve?
·       Qual é a forma? Redonda...quadrada...retangular...
·        E se fosse um sentimento (AMOR Pela família, mãe, pai, irmãos) caberia na caixa menor? E na caixa maior? Estimular o aluno falar e a imaginar tudo que ele poderia colocar na caixa.
·       Deixar as crianças manusear, entrar dentro das caixas.

Artes com caixas!

Confeccionar alguns brinquedos em sala de aula.




Durante todo o processo de construção dos brinquedos, podemos desenvolver vários conceitos: 

  •  Matemática - Quando trabalhamos conceitos de leve, pesado, grande, pequeno, formas geométricas, pesos, medidas, comprimento e volume, estimativas das quantidades de caixas necessárias; cálculos mentais simples, comparações de diversas grandezas; exploração e identificação de propriedades geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados retos.      
  • Artes - Os procedimentos para montar, dar acabamento, pintar, decorar ....
  • Linguagem oral e escrita – Conversar sobre o que será feito, nomes dos brinquedos, dos objetos/materiais gastos na construção dos brinquedos;   
Depois de pronta é só brincar e se divertir com os colegas da escola e com as crianças que também amam caixas.

3º MOMENTO: Atividade em família!

Incentivar a leitura e confecção de um brinquedo junto aos pais.

A criança levará o livro para casa. Após ler a história, pais e filhos confeccionarão um brinquedo feito com caixas de papelão.

                              Casinha confeccionada por Débora Silva
                                     Avião confeccionado por Luciana Nascimento


4º MOMENTO: Músicas diversas!







5º MOMENTO: Cartão para o papai.



Avaliação

Avaliar a participação individual e familiar (atividades com os pais).
 Registro para o portfólio do aluno.

Outras sugestões!

Sugestões de cartões e lembrancinhas.






Sugestões de histórias/livros que abordam a figura paterna
          (Nos links abaixo).

O homem que amava caixas.

https://www.youtube.com/watch?v=UJ1tnReCF74

Todos os pais são diferentes.

https://pt.slideshare.net/marcelafigueiredo/todos-os-pais-so-diferentes-12016809

Meu pai é uma figura

https://www.youtube.com/watch?v=fDS1BPd-gfI

Adivinha quanto eu te amo.

https://www.youtube.com/watch?v=s3MhsDO3Has

Pnóquio 
https://www.youtube.com/watch?v=ofmqds66PsA

4 comentários:

  1. Ótimo! Vou usar esse plano de aula para o dia dos pais. Amei a história! (Debora)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das sugestões para o dia dos pais . Obrigado Ivani Ferreira! (Dah)

    ResponderExcluir
  3. ÒTIMAS SUGESTÕES DE LIVROS PARA O DIA DOS PAIS.

    ResponderExcluir
  4. EXCELENTE! Amei esse plano de aula

    ResponderExcluir