Objetivos:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer
diferentes histórias
- Representar
o personagem que mais gostou por meio de desenhos;
- Desenvolver
a criatividade e atenção;
- Identificar cores.
Desenvolvimento:
Iniciar a aula, com os alunos sentados em círculo, contando a história “O
Gato Xadrez”.
Após contar a história,conversar com os alunos sobre a mesma.
ERA UMA VEZ
UM GATO XADREZ...
ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ
CAIU DA JANELA E FOI SÓ UMA VEZ.
ERA UMA VEZ UM GATO AZUL.
LEVOU UM SUSTO E FUGIU PRO SUL.
ERA UMA VEZ UM GATO VERMELHO.
ENTROU NO BANHEIRO E
FEZ CARETA NO ESPELHO.
ERA UMA VEZ UM GATO AMARELO.
ESQUECEU DE COMER E
FICOU MEIO MAGRELO.
ERA UMA VEZ UM GATO VERDE.
ELE ERA PREGUIÇOSO
E FOI DEITAR NA REDE.
ERA UMA VEZ UMA GATO COLORIDO.
BRICAVA COM OS AMIGOS
E ERA MUITO DIVERTIDO.
ERA UMA VEZ UM GATO LARANJA.
FICOU DOENTE E SÓ QUERIA CANJA.
ERA UM VEZ UM GATO MARROM.
OLHOU PRA GATA E FEZ "ROM ROM".
ERA UMA VEZ UM GATO ROSA.
COMEU UMA SARDINHA DELICIOSA.
ERA UMA VEZ UM GATO PRETO.
ERA TEIMOSO E BRINCOU COM UM ESPETO.
ERA UMA VEZ UM GATO BRANCO.
ERA TÃO SAPECA QUE PULOU DO BARRANCO.
ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ...
QUEM GOSTOU DESTA HISTÓRIA QUE CONTE OUTRA VEZ...
Isa Mara Lando
Isa Mara Lando é nascida e formada em São Paulo e atualmente mora no Rio de Janeiro.Tradutora e autora de vários livros, como O gato xadrez (BrinqueBook) e um dicionário inglês-português, VocabuLando (Disal).
Palavras da autora: "Meus pais e meus irmãos me ensinaram a ler quando eu tinha só uns três anos. Naquele tempo não havia computador nem internet, então devorei toneladas de Monteiro Lobato e outros bons livros infantis e juvenis. Meu maior sonho é oferecer às crianças uma porção de livros gostosos, para que elas possam aprender a ler com a mesma alegria com que eu aprendi!"
2º Momento: Roda de conversa sobre o texto
- Perguntar quem tem gatinho em casa, qual a cor...
- Falar sobre as cores dos gatinhos da história;
- Explorar as cores e as rimas.
3º Momento: Artes
Sugestão de atividades interessantes nos links abaixo:
http://www.novaprint.com.br/professores/04-era-uma-vez-um-gato-xadrez
http://www.lipitipi.org/2013/05/livrinho-para-montar-era-uma-vez-um.html?m=1
https://www.facebook.com/ATELIEKATHYLEO/videos/2094143784189467/
https://www.facebook.com/BelaBrincArte/videos/%22era-uma-vez-um-gato/138526313482323/
2º Momento: Roda de conversa sobre o texto
- Perguntar quem tem gatinho em casa, qual a cor...
- Falar sobre as cores dos gatinhos da história;
- Explorar as cores e as rimas.
3º Momento: Artes
Fazer um livrinho com os personagens usando o Tangram e cenário
criado pelos alunos envolvendo pintura, colagem e recortes.
Trabalhar leitura , artes e cores.
Avaliação: Será através da observação e registro para o portfólio do aluno.
Trabalhar leitura , artes e cores.
Avaliação: Será através da observação e registro para o portfólio do aluno.
Sugestão de atividades interessantes nos links abaixo:
http://www.novaprint.com.br/professores/04-era-uma-vez-um-gato-xadrez
http://www.lipitipi.org/2013/05/livrinho-para-montar-era-uma-vez-um.html?m=1
https://www.facebook.com/ATELIEKATHYLEO/videos/2094143784189467/
https://www.facebook.com/BelaBrincArte/videos/%22era-uma-vez-um-gato/138526313482323/
Gostei muito do plano de aula com a história o gato xadrez, amei as dicas e sugestões de links. Obrigada! (Fane)
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirGostei. Vou fazer!
ResponderExcluirAmo suas publicações, tem me ajudado muito.
ResponderExcluirParabéns. Prof. Fátima
gostei muito !
ResponderExcluirAdorei o plano de aula, a partir dele tive a ideia de criar o próprio livro para as crianças. Cada criança pintou um gato, usando as cores da história, e então montamos o livro da turma.
ResponderExcluirAdorei conhecer seu blog vou tentar fazer uma atividade usando as cores da história
ResponderExcluir