PROJETO:
SEMEANDO E CULTIVANDO VALORES
APRESENTAÇÃO
Após algumas observações realizadas no
cotidiano da Escola Municipal(....), percebemos que o projeto “Semeando e Cultivando Valores” é uma
necessidade imediata .É fundamental que
nossos alunos percebam o quanto é
importante valorizar a amizade, ter atitudes de respeito com o próximo,
dizer obrigado, pedir desculpas, licença .. por favor(...) Essas atitudes e palavras são necessárias para uma
boa convivência em grupo.
Os pequenos devem sentir que os valores estão presentes não só na sala de aula,
mas no cotidiano também e que se deve fazer uso deles diariamente procurando
não mentir, não discriminar nem enganar e cooperar com o próximo. Enfim,
somente pela educação preventiva podemos atingir o objetivo de formar cidadãos .
JUSTIFICATIVA:
A
escola é um espaço social privilegiado na construção do conhecimento humano.
Não há como crescer e se desenvolver cognitivamente se não houver a relação
entre as pessoas. É nessa relação humana que os valores tornam-se relevantes.
Desde
à educação infantil (berçário e maternal) os verdadeiros valores precisam ser
abordados, no sentido da construção da personalidade da criança. Todos estão em
processo de constante aprendizagem.
Nesta
fase a criança recebe uma bagagem de conhecimento que a levará para a vida.
Sendo então muito importante que escola e família falem a mesma linguagem.
Os
valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia a dia e nós
educadores precisamos assumir esse compromisso com o coração e com a ação;
planejando atividades para refletir junto às crianças, sobre o comportamento
humano, agindo em prol do bem comum, descobrindo a amizade, o respeito e a
partilha.
OBJETIVO GERAL:
- Oportunizar a criança, através de ações diárias,
situações que o levem a desenvolver relações de amizade, para a construção
do respeito, partilha e amor ao próximo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Explorar histórias que abordam valores como autoestima, paz, respeito às diferenças, amor ao próximo, amizade e solidariedade, visando contribuir na formação do caráter da criança.
- Compreender a necessidade de conviver com as
pessoas, adotando atitudes de respeito.
- Oportunizar a criança hábitos de colaboração,
de partilha e respeito ao outro.
- Estimular atitudes de respeito pelo “Eu” e pelo
“Outro” e pelo meio ambiente, afim de estabelecer uma relação harmônica na
vida.
- Propor situações para a criança valorizar e
participar de brincadeiras, demonstrando atitudes de amizade, cooperação e
respeito, visando o bem estar do grupo.
- Intensificar o trabalho de valores, consciente
do papel social da escola, oportunizando as reflexões e atitudes que visem
o bem estar da criança.
- Melhorar o comportamento na sala de aula, criando regras de convivência e respeito que possibilitem a boa interação entre as crianças.
ESTRATÉGIAS:
O Projeto Semeando e Cultivando Valores será
desenvolvido através das seguintes ações:
CONTEÚDOS:
LINGUAGEM
ORAL:
. Ouvir diferentes histórias abordando valores
Reconto das histórias trabalhadas;
·
Dramatizações;
·
Falar e
escutar: trabalhar com as histórias lidas e contadas:
·
Observar
e manusear diversos materiais impressos e livros;
·
Rimas;
·
Adivinhas
usando as palavras mágicas;
·
Histórias
com fantoche;
·
Cartaz
com as regras da escola;
·
Cartaz
com poesias;
·
Recitar
poesias;
·
Produzir
textos coletivos tendo a professora como escriba;
·
Montar
histórias sanfonadas ou livros seriados;
·
Trabalhar
crachás com nome dos alunos;
·
Trabalhar
símbolos relacionados ás palavras mágicas e sentimentos;
·
Caixa
surpresa.
MATEMÁTICA:
- Explorar as quantidades apresentadas nas histórias.
- Hora da novidade (explorar formas, tamanhos,
cores, utilidades, quantidades e classificação);
- Brincadeiras diversas que envolvam valores;
- Conceitos básicos: muito - pouco, grande –
pequeno, cheio – vazio, mais – menos, manhã - tarde;
- Calendário: explorar a data de aniversário;
- Espaço e forma: jogos e brincadeiras;
NATUREZA E SOCIEDADE
· Atividades
sobre Boas Maneiras
· DVDs
(Palavras mágicas – Xuxa 8, Palavrinhas mágicas – Eliana, As mãos – Patati
Patatá...);
· Boas
maneiras no momento do hino nacional e do município;
MOVIMENTO
- Mímica;
- Dança;
- Brincar;
- Função semiótica;
- Correr, saltar, pular.
ARTES VISUAIS
- Desenhos;
- Pinturas;
- Modelagens;
- Colagens;
- Recortes diversos;
- Dobraduras;
- Confecção de murais;
- Esquema corporal.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Materiais diversificados de acordo com a
necessidade das atividades desenvolvidas.
CRONOGRAMA:
·
Meses de fevereiro,
março e abril: Combinados – convivência - amizade -solidariedade
– partilha.
·
Meses de maio,
junho e julho: Respeito – cooperação – gentileza – união
AVALIAÇÃO:
. A avaliação será
processual e contínua, realizada através de observação, relatórios e portfólio
durante o desenvolvimento do projeto.
Este
projeto será apresentado na feira cultural e terá sua culminância na Mostra cultural.
Sugestões
de livros:
·
Doki e as palavras mágicas (Educação e
respeito)
·
O Jardim de Ceci (Colaboração e cuidados)
·
Douglas quer um abraço (Carinho e
fraternidade)
·
O peixinho arco Íris (Partilha e amizade)
·
Os Três Porquinhos (Amizade e união)
·
Branca de Neve (Bondade)
·
Pinóquio (Honestidade)
·
Chapeuzinho Vermelho (Obediência)
·
A Bela e a Fera (Amor)
·
A Galinha Ruiva (Trabalho, cooperação,
partilha)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Apostila Vivendo Valores na Escola,SP.1995-UNICEF
Baú do Professor -Vol.3 ed.FAPI
Celso Antunes, Alfabetização Emocional- Petrópolis- Ed.
Vozes, 7 edição- 1999
_____________Alfabetização Moral em sala de aula e em
casa: do nascimento aos 12 anos.
CD Eliana
Maria Radespiel, Alfabetização sem Segredos. Contagem
MG.Ed.IEMAR
Revista do Professor - outubro a dezembro de 2007.
Willian Bennett, O Livro das Virtudes para Crianças-Ed.
Nova Fronteira.
Gostei do jeito que foram distribuidas as atividades.Vou desenvolver esse projeto aqui em minha escola. Bacana demais! (Elaine)
ResponderExcluirQue bom Elaine! Ótimo trabalho para você e sua turminha. Sucesso!
ExcluirObrigada por compartilhar! Me ajudou na elaboração do meu projeto.
ResponderExcluirObrigada também , ajudou na elaboração do meu projeto.
ResponderExcluirQue bom !Ótimo trabalho para você e seus alunos
ExcluirMaravilhoso projeto. Gratidão por compartilhar.
ResponderExcluirGratidão por compartilhar seus conhecimentos. Obrigada
ResponderExcluir