O que são as Barras de Cuisenaire ?
Tem este nome devido ao seu criador: Emile Georges Cuisenaire,
Tem este nome devido ao seu criador: Emile Georges Cuisenaire,
(1891-1980).
Cuisenaire era professor de Matemática na Bélgica, e decidiu criar este
Cuisenaire era professor de Matemática na Bélgica, e decidiu criar este
material para ajudar no ensino dos conceitos básicos de
Matemática.
Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e
Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e
pintou cada peça de uma cor; e foi assim que surgiu a Escala
de Cuisinaire.
1ª parte
O primeiro contacto foi com as barrinhas, que deve ser uma brincadeira,
O primeiro contacto foi com as barrinhas, que deve ser uma brincadeira,
e apenas o reconhecimento físico da peças.
Construímos casinhas, bonecos, comboios... e discriminar tamanho
Construímos casinhas, bonecos, comboios... e discriminar tamanho
e cores.
2ª parte
Reconhecimento das cores, que é essencial para a compreensão da Escala
Reconhecimento das cores, que é essencial para a compreensão da Escala
de Cuisenaire. O avanço desta percepção pelas crianças, foi
feita com a
ajuda de jogos e a passagem para o papel da sua construção.
3ª parte
Depois, quando as crianças já estavam familiarizadas com as cores e
3ª parte
Depois, quando as crianças já estavam familiarizadas com as cores e
tamanhos do material, foi hora de comparar os tamanhos das
barrinhas.
Escolheu-se uma barrinha e a criança procurou outras duas
que juntas,
tinham o mesmo tamanho da primeira.
4ª parte
4ª parte
Começou-se a associar os números às cores e aos tamanhos.
5ª parte
Aprendeu-se a adição.
5ª parte
Aprendeu-se a adição.
Indicou-se uma barrinha qualquer e os alunos tiveram de
combiná-la com
outras até obter o mesmo comprimento, ou seja, o mesmo
tamanho.
Plano de aula com Barras de Cuisenaire
Nenhum comentário:
Postar um comentário