Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando como supervisora pedagógica , do maternal 3 ao 5º ano. Sejam bem vindos(as)!!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Plano de aula /Maternal - Dia do Indio-19 de abril

          
PROFESSORA: Ivani Ferreira
Tema: Dia do índio



Conteúdo: Linguagem oral e expressão corporal.

Objetivos: -Trabalhar datas comemorativas
     -  Desenvolver a linguagem oral e expressividade.
      - Compartilhar informações 
      -  Permitir à criança a descoberta de hipóteses.
Desenvolvimento: Ler  o livro “De onde vem o Fogo”(uma história Indígena).

  • Interpretar o texto e analisar as imagens
Produção coletiva
  • Criar uma história com a cena.

Música e expressão corporal:





O indiozinho
O indiozinho tocou o seu tambor...
O indiozinho tocou o seu tambor...

O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou
.

O indiozinho  na flauta ele tocou...
O indiozinho  na flauta ele tocou...

O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.

O indiozinho   a maraca ele tocou...
O indiozinho  a maraca ele tocou...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.

O indiozinho  o chocalho balançou...
O indiozinho  o chocalho balançou...
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou....
O indiozinho pulou, pulou, bateu palminhas e depois rodou.
  •   Cantar utilizando os instrumentos musicais(tambor,flauta,maraca,chocalho...)
  Os Indiozinhos (Eliana)

1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Quase vazio virou
Mas não virou.

Ø Transformar todos os alunos em pequenos curumins(menino índio), colocando cocar na cabeça e pintando os rostinhos.
Ø  Cantar e dançar fazendo gestos(1,2,3 indiozinhos...remando  pelo rio... bater a mãozinha na boca fazendo Ôôô... Ôôô)...

Avaliação: Observar se houve concentração, participação  e exploração dos gestos



Outras sugestões:

*Faça uma oficina com os alunos para a confecção cocar...de colar: barbante,macarrão tingido com anilina e álcool (seca mais rápido).
Prepare:
*Bolo de milho, cuscuz, farofa, etc.
*Confeccione instrumentos: arco e flecha com jornal;
*Confeccione cocar (cartolina e pena);
*Dance bastante(dança da chuva);
*Leve para as crianças fotos e documentáris/imagens de índios em seu cotidiano, para que observem o vestuário, faça a leitura de imagens. Como será que faziam nos dias frios? Qual a relação deles com a natureza? Usam o que precisam ou bem mais?
*Conte histórias e lendas indígenas (como a lenda  do fogo,da Vitória-régia...);
*Apresente músicas indígenas(show de índio);
*Leve alguns instrumentos(tambor,maraca...) e utensílios;
*Construa utensílios com argila( jarros/potes...) e outros recursos naturais;
* Crie tinta utilizando elementos da natureza(urucum..)

6 comentários:

  1. adorei sua idéias,sou cristina professora de ed. infantil.

    ResponderExcluir
  2. Parabénssssssssssssss ameiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  3. Ivani Ferreira gostei bastante do seu blog, mais, eu gostaria muito de ler o livro 'De onde vem o fogo' para os meus alunos; aqui onde eu moro não é possivel comprá- lo, se fosse possivel coloquei as paginas do livro no blog para que eu repasse aos meus alunos. Agradece Eduarda.

    ResponderExcluir
  4. Muito bons os planos irá me ajudar na minhas aulas como exemplo!!!

    ResponderExcluir