Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando como supervisora pedagógica , do maternal 3 ao 5º ano. Sejam bem vindos(as)!!!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Plano de aula maternal 2 ou 3:Conhecendo o meu Corpinho:"O bonequinho Doce"

                Conhecendo o meu corpinho.



Conteúdo: Identidade e autonomia/Leitura
Objetivos:
  • Conhecer melhor o corpinho através da história "O Bonequinho Doce".
  • Familiarizar-se com a imagem(partes) do corpo.
2ª feira: História "O Bonequinho Doce " de Alaíde Lisboa.





   -Contar a história “O Bonequinho Doce”
Conversar:
• O que Lucinha e Lalá Queriam para brincar?
• Quem tem um irmãozinho/irmanzinha?
• Você brinca com seu irmãozinho?


Afixar o cartaz com o Bonequinho Doce na sala e perguntar:
• Quais são as cores do Bonequinho Doce?
• Aproveitar para trabalhar as cores primárias(azul, amarelo e vermelho).


*O Bonequinho Doce correu...correu....Quando nós corremos muito nós ficamos.....
*O bonequinho de açúcar é....
*O bonequinho de sal é.....
*O bonequinho de gelo é...
Cantar:
Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A Bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou


3ª feira: Arte/escultura
- Fazer o Bonequinho de massinha
-Trabalhar a forma, pares do corpo e as cores


 Corpo e movimento - Música da Eliana: Pop Pop
Põe a maozinha pra frente
Põe a maozinha pro lado
Põe a maozinha pra frente
Balanço e ele adora
Põe a maozinha pra frente
Põe a maozinha pro lado
Põe a maozinha pra frente
Balanço e ele adora
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor
Põe o pezinho pra frente
Põe o pezinho pro lado
Põe o pezinho pra frente
Balanço e ele adora
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor
Põe a cabeça pra frente
Põe a cabeça pro lado
Põe a cabeça pra frente
Balanço e ele adora
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor!


4ª feira:Quebra cabeça (individual)


- Montar quebra cabeça do bonequinho doce.
- Nomear as partes do corpo


Cantar:
A formiguinha sobe na espiga


Pega no grão e “plaf” no chão (bis)

Que belo olhinho tem a formiguinha


Que belo olhão tem o formigão (bis)
A formiguinha sobe na espiga


Pega no grão e “plaf” no chão (bis)


Que bela boquinha tem a formiguinha
Que belo bocão tem o formigão (bis)
A formiguinha sobe na espiga


Pega no grão e “plaf” no chão (bis)




Surpresinha:Comer rosquinha do bonequinho doce (com cobertura de açúcar)






5ª feira: Música “o Meu Galo”
Meu galo quebrou o bico
Meu galo nao pode bicar
Meu galo quebrou o bico e nao pode bicar


Meu galo quebrou uma asa
Meu galo nao pode voar
Meu galo quebrou o bico
Quebrou uma asa e nao pode voar


Meu galo quebrou outra asa
meu galo nao pode voar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma, quebrou outra asa e nao pode voar


Meu galo quebrou uma perna
Meu galo nao pode andar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou uma perna e nao pode andar


Meu galo quebrou outra perna
Meu galo nao pode andar
Meu galo quebrou o bico, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou uma perna quebrou outra perna e nao pode andar




Corpo e movimento:
• Acompanhar a música fazendo coreografias


Partilha



- Contar a história o Bonequinho Doce no Pátio
- No pátio( todos da escola) comer o bonequinho doce, feito com massa de rosca e com açùcar em cima.







6ª feira: História dramatizada


- Fazer a Dramatização da história o bonequinho doce.
- Distribuir o bonequinho Doce feito com leite em pó, para levar para casa e saborear com a família.




Avaliação: Observar se houve concentração, participação  e exploração dos gestos e materiais.

3 comentários: