Projeto de acordo BNCC englobando os cinco campos de experiências para a educação infantil
Livro base: Camilão, o Comilão, de Ana Maria Machado
Público-alvo: Educação Infantil
Duração sugerida: 2 a 3 semanas
1. O eu, o outro e o nós
Objetivos:
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Promover o desenvolvimento da identidade e autoestima.
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Estimular o respeito, o cuidado com o outro e a cooperação.
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Valorizar a diversidade cultural e alimentar.
Atividades:
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Roda de conversa sobre alimentação: o que gostam de comer, alimentos da família e tradições.
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Debate coletivo sobre o papel dos amigos e atitudes do personagem Camilão, destacando solidariedade e partilha.
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Organização da festa “Camilão, o Comilão” com envolvimento de toda a turma (lista de convidados, convites, divisão de tarefas).
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Conversas sobre os animais da fazenda: os que conhecem, os que têm em casa, os cuidados que exigem.
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Visita a um espaço com porquinhos ou vídeos sobre os animais citados na história.
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Conversa sobre cuidados com o corpo e com o meio ambiente (higiene, prevenção da dengue).
2. Corpo, gestos e movimentos
Objetivos:
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Estimular a expressão corporal e motora.
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Incentivar práticas de autocuidado.
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Desenvolver consciência corporal.
Atividades:
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Dramatização da história com os alunos como personagens, com uso de figurinos ou máscaras.
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Brincadeiras de imitação corporal: expressar sentimentos com gestos (alegria, tristeza, fome, cansaço, etc.).
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Atividades de coordenação motora fina com massinha (modelagem dos animais e alimentos).
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Atividades de coordenação motora ampla com jogos de movimentação (ex: jogo “colhendo frutas”).
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Participação ativa na horta escolar, com plantio, rega e cuidado com os canteiros.
3. Traços, sons, cores e formas
Objetivos:
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Estimular a criatividade e a expressão artística.
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Proporcionar o contato com diferentes materiais e linguagens visuais.
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Incentivar o trabalho coletivo em produções artísticas.
Atividades:
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Releitura da obra “O Vendedor de Frutas” de Tarsila do Amaral.
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Produção de cartazes sobre alimentação saudável e não saudável.
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Confecção de personagens da história com garrafas pet, caixas e outros materiais recicláveis.
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Criação do livrinho coletivo ilustrado “Camilão, o comilão” com técnicas diversas (colagem, pintura, dobradura).
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Máscaras ou figurinos de porquinho para lembrancinhas com fotos das crianças.
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Exposição de artes com as famílias na Mostra Literária.
4. Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos:
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Desenvolver a linguagem oral e a escuta atenta.
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Ampliar o vocabulário e a capacidade de interpretação.
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Estimular a criatividade e a capacidade de narrar.
Atividades:
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Hora da história com leitura interativa do livro “Camilão, o Comilão”.
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Exploração da estrutura da história de acumulação (1 melancia, 2 abóboras, 3 queijos...).
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Recontos orais e dramatizados, com apoio de imagens e fantoches.
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Produção coletiva de convite e lista de convidados para a festa.
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Leitura de outras histórias com temática alimentar: A cesta de Dona Maricota, A Lagarta Comilona, Sanduíche da Maricota.
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Rodas de conversa com perguntas reflexivas: “Por que o Camilão compartilhou os alimentos?”, “O que acontece se comermos demais?”, “O que é uma boa alimentação?”.
5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos:
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Desenvolver a curiosidade sobre o mundo físico e social.
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Compreender noções de tempo, espaço, quantidade e transformação.
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Incentivar o pensamento lógico-matemático.
Atividades:
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Classificação de alimentos e animais por cor, tamanho, tipo.
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Contagem acumulativa com base na história (1, 2, 3...).
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Comparação de quantidades (quem tem mais? quem tem menos?).
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Seriação de porquinhos e frutas por tamanho.
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Pesagem de frutas trazidas de casa (mais leve/pesado).
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Montagem de gráfico da fruta preferida da turma.
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Construção de quebra-cabeças do porquinho.
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Observação da horta escolar: crescimento das plantas, cores, formas e transformações da natureza.
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Exploração dos 5 sentidos com os alimentos (paladar, olfato, tato, visão e audição em experiências sensoriais).
Avaliação
A avaliação será processual e contínua, com base na participação ativa, nas interações, no interesse e nas produções das crianças. Os registros fotográficos, desenhos, construções e relatos orais integrarão o portfólio individual e coletivo. A culminância será celebrada na Mostra Literária, com exposição das produções e apresentações das crianças.
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