Turma: Educação Infantil (3 a 5 anos)
Duração: 40 a 50 minutos
Tema: Linguagem oral, movimento e musicalização
Objetivo Geral: Trabalhar coordenação motora, linguagem oral, musicalização e expressão corporal por meio da cantiga popular "A Dona Aranha".
🧠 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- 
Estimular a oralidade e a memorização por meio da cantiga.
 - 
Trabalhar a coordenação motora ampla com movimentos corporais.
 - 
Incentivar a socialização e a participação em atividades em grupo.
 - 
Introduzir noções de perseverança (a aranha sempre recomeça).
 - 
Desenvolver a atenção e escuta.
 
📚 CONTEÚDO:
- 
Cantiga popular: "A Dona Aranha"
 - 
Coordenação motora ampla
 - 
Expressão corporal
 - 
Valores: persistência e superação
 
🧩 RECURSOS:
- 
Cartaz com a letra da música
 - 
Fantoche ou brinquedo de aranha
 - 
Áudio da cantiga (ou professora cantando)
 - 
Projetor ou imagens ilustrativas (opcional)
 - 
Giz ou fita no chão (para circuito motor)
 
🕒 DESENVOLVIMENTO:
1. RODA DE CONVERSA (10 min):
- 
Mostrar uma aranha de brinquedo ou fantoche.
 - 
Perguntar: "Vocês conhecem a Dona Aranha?"
 - 
Falar brevemente sobre aranhas (são animais que fazem teias, sobem pelas paredes, etc.).
 
2. MÚSICA E CANTIGA (10 min):
- 
Cantar juntos a música “A Dona Aranha”.
 - 
Repetir algumas vezes, incentivando as crianças a acompanharem com gestos:
- 
Subindo com os dedos (a aranha sobe)
 - 
Chuva com as mãos
 - 
Sol com os braços abertos
 
 - 
 
3. MOVIMENTO E BRINCADEIRA (15 min):
- 
Criar um circuito da Dona Aranha:
- 
Subir degraus (como se fosse a parede)
 - 
Passar por baixo de arcos (representando a teia)
 - 
Deitar no chão ao ouvir "a chuva a derrubou"
 - 
Levantar com o "já passou a chuva"
 
 - 
 
4. ATIVIDADE DE ARTE (opcional – 10 min):
- 
Fazer uma aranha com massinha ou colagem com papel e olhos móveis.
 - 
Ou pintar/desenhar a Dona Aranha.
 
💬 ENCERRAMENTO (5 min):
- 
Relembrar o que a Dona Aranha fez.
 - 
Falar sobre a importância de não desistir quando algo dá errado, como fez a aranha.
 
📌 AVALIAÇÃO:
- 
Participação nas atividades propostas.
 - 
Interação com os colegas e com a música.
 - 
Capacidade de seguir instruções e expressar-se oralmente e corporalmente.
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário