Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Plano de aula adaptação escolar (Crianças pequenas)

Plano de aula para crianças de 3 anos, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira:



Objetivo: Desenvolver habilidades motoras e cognitivas por meio de atividades lúdicas e interativas.

Faixa Etária: Crianças de 3 anos.

Recursos Necessários:

  • Materiais de arte (papel, lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, etc.).
  • Brinquedos diversos (blocos de construção, quebra-cabeças, bonecos, etc.).
  • Música e instrumentos musicais simples (como tambores de brinquedo, chocalhos, etc.).
  • Material de apoio para contar histórias (livros infantis, fantoches, etc.).

Atividades:

  1. Recepção e Roda de Conversa (10 minutos):

    • Saudação e acolhimento das crianças.
    • Conversa sobre o dia, o clima, as emoções (como estão se sentindo hoje?).
    • Canções simples para iniciar a aula e estimular a interação.
  2. Atividades de Movimento (15 minutos):

    • Brincadeiras dirigidas para desenvolver habilidades motoras grossas, como correr, pular, e dançar.
    • Utilização de brinquedos como bolas, arcos, e túneis para estimular a coordenação motora.
  3. Exploração de Materiais e Criatividade (20 minutos):

    • Estação de arte: As crianças são convidadas a desenhar, pintar, ou fazer colagens utilizando os materiais disponíveis.
    • Rodízio entre as estações de arte para garantir que todas as crianças tenham oportunidade de explorar diferentes materiais.
  4. Hora do Lanche (10 minutos):

    • Momento para as crianças se alimentarem e socializarem entre si.
    • Estímulo à autonomia, incentivando-as a se servirem e a limparem o próprio espaço.
  5. Contação de Histórias e Atividade de Linguagem (15 minutos):

    • Escolha de um livro infantil adequado à faixa etária das crianças.
    • Contação de história interativa, com uso de fantoches ou dramatização, para envolver os pequenos.
    • Discussão sobre a história: perguntas simples para verificar a compreensão e estimular a expressão verbal.
  6. Encerramento e Momento de Relaxamento (5 minutos):

    • Recapitulação do que foi aprendido durante a aula.
    • Canção de encerramento e momento de relaxamento, com massagens ou respirações profundas.

Avaliação:

  • A avaliação será realizada de forma contínua, observando o engajamento e o desenvolvimento das crianças durante as atividades.
  • Será feito um registro das observações, destacando os pontos fortes e as áreas que necessitam de mais apoio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário