Plano de aula para crianças de 3 anos, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira:
Objetivo: Desenvolver habilidades motoras e cognitivas por meio de atividades lúdicas e interativas.
Faixa Etária: Crianças de 3 anos.
Recursos Necessários:
- Materiais de arte (papel, lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, etc.).
- Brinquedos diversos (blocos de construção, quebra-cabeças, bonecos, etc.).
- Música e instrumentos musicais simples (como tambores de brinquedo, chocalhos, etc.).
- Material de apoio para contar histórias (livros infantis, fantoches, etc.).
Atividades:
Recepção e Roda de Conversa (10 minutos):
- Saudação e acolhimento das crianças.
- Conversa sobre o dia, o clima, as emoções (como estão se sentindo hoje?).
- Canções simples para iniciar a aula e estimular a interação.
Atividades de Movimento (15 minutos):
- Brincadeiras dirigidas para desenvolver habilidades motoras grossas, como correr, pular, e dançar.
- Utilização de brinquedos como bolas, arcos, e túneis para estimular a coordenação motora.
Exploração de Materiais e Criatividade (20 minutos):
- Estação de arte: As crianças são convidadas a desenhar, pintar, ou fazer colagens utilizando os materiais disponíveis.
- Rodízio entre as estações de arte para garantir que todas as crianças tenham oportunidade de explorar diferentes materiais.
Hora do Lanche (10 minutos):
- Momento para as crianças se alimentarem e socializarem entre si.
- Estímulo à autonomia, incentivando-as a se servirem e a limparem o próprio espaço.
Contação de Histórias e Atividade de Linguagem (15 minutos):
- Escolha de um livro infantil adequado à faixa etária das crianças.
- Contação de história interativa, com uso de fantoches ou dramatização, para envolver os pequenos.
- Discussão sobre a história: perguntas simples para verificar a compreensão e estimular a expressão verbal.
Encerramento e Momento de Relaxamento (5 minutos):
- Recapitulação do que foi aprendido durante a aula.
- Canção de encerramento e momento de relaxamento, com massagens ou respirações profundas.
Avaliação:
- A avaliação será realizada de forma contínua, observando o engajamento e o desenvolvimento das crianças durante as atividades.
- Será feito um registro das observações, destacando os pontos fortes e as áreas que necessitam de mais apoio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário