Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Projeto Institucional “Alô, fala comigo”

HISTÓRIA TRABALHADA: O Aniversário do Seu Alfabeto de Amir Piedade.

 “O escutar pode ser definido como a sensibilidade de estar atento ao que é dito, ao que é expresso através de gestos e palavras, ações e emoções (Araújo,2017)”.



 
 

JUSTIFICATIVA: O projeto “Alô, fala comigo” será desenvolvido com os alunos da EMEI Nair das Graças Prado, através da interação, roda de conversas, praticando a escuta.  Possibilitando uma maior aproximação entre os alunos, suas famílias e os profissionais da escola. Abordando temas como a identidade, valores e autoconhecimento.

 A roda de conversa (a escuta) na educação infantil é um instrumento pedagógico que potencializa interações e autoconhecimento. Seu objetivo é conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças, permitindo reflexões e ampliando o conhecimento sobre “o eu, o outro e o nós”.

Quem sou eu? Qual a minha história? Quais as minhas características? Quais minhas preferências? O que penso a respeito dos assuntos abordados?  

   A identidade é um processo contínuo e quanto mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo. Ter consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser atuantes nos meios em que vivemos.

 

 

DIREITOS DE APRENDIZAGENS:

Brincar, Participar, Conviver, Explorar, Expressa-se e Conhecer-se


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

v O Eu, o Outro e o Nós.

v Corpo, Gesto e Movimento 

v Traço, Sons, Cores e Formas 

v Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. 

v Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. 


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

 

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação

(EI03EO07)

Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência

EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura

 

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO.

 Abertura do projeto. Acontecerá no pátio com todos os alunos da escola enfatizando o tema de forma significativa e prazerosa.

       Em sala, iniciaremos com uma sacola surpresa. Dentro dela estará a obra de Amir Piedade O Aniversário do Seu Alfabeto”, onde o Seu Alfabeto está fazendo aniversário e convida todas as letras do alfabeto para a festa. As letras então levam um presente que se fazem serem lembradas.

 

(Ex: O A levou um pacote de Alegria, o F levou uma fotografia do Seu Alfabeto de quando estudava em uma escola infantil).

     Momentos de conversa: Fala pra Mim:

ü Na rodinha conversar sobre o tema aniversário.

ü O que você gosta em uma festa de aniversário.

ü Quando organizamos uma festa convidamos os colegas. Quais? Como você escolhe? Chama quem gosta muito?

ü Como devemos nos comportar ao ser convidado para uma festa.

ü Quando ganhamos um presente o que falamos(agradecemos)?

ü  

- Envolver a criança e a família de forma prazerosa no processo ensino aprendizagem.

 

·        Contar a história do próprio nome (portfólio).

·        Pesquisar certidão de nascimento

·        Confeccionar a mascote da história,

·         Jogos e brincadeiras que envolvem o alfabeto, a fixação da ordem das letras.

·        Preparar alimentos, presentes de acordo com a letra sorteada (história Seu Alfabeto).

ATIVIDADES/habilidades a serem desenvolvidas

·        Estimular o desenvolvimento motor, equilíbrio, lateralidade, noções espaciais, temporais, quantidades.

·        Realizar momentos diversos de escuta, através de contação de histórias e discussão sobre as mesmas; brincadeiras de faz de conta e outras.

·        Vivenciar na prática da arte, momentos de trocas, afetividades e emoções (cartões dia das mães, Natal, convites).

·        Contar histórias do próprio nome.

·        Pesquisar onde nasceu. Data de nascimento/idade atual.

·        Jogos e brincadeiras que envolvem o alfabeto, o reconhecimento das letras.

·        Recitar poesia, parlendas...

·        Músicas diversas;

·        Seriação /Classificação /Quantidades;

·        Cores e formas /montar um boneco com blocos lógicos;

·        Noção de ordem(fila);

·        Números e quantidades até 10 (Contagem e recitação).

·        Conceitos básicos;

·        Desenho do corpo;

·        Colagens; modelagens, recortes....

Dinâmica: Espelho/Minha Identidade

Todo mundo e todas as coisas têm nome. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida. Falar o nome das crianças e dos objetos da sala, incentivando para que eles também repitam os nomes mencionados.

Trabalhar com a caixa surpresa com espelho colado dentro.

Pedir para guardar segredo sobre o que viu. Depois conversar sobre o que viram no espelho.  Gostou do que viu? Por que?

Culminância:

 No encerramento em sala de aula, cada família ficará responsável por trazer algo para o ANIVERSÁRIO DO “SEU” ALFABETO.

A participação da família no projeto será muito importante. Também será trabalhado no Projeto, vários outros assuntos e datas comemorativas, globalizado com o Tema principal FALA PRA MIM/ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO.

RECURSOS MATERIAIS:

Livros com a história “Aniversário do Seu Alfabeto”, pendrive com a músicas a serem exploradas, caixa de som, papéis diversos (crepom, ofício, cartolinas), pincéis, massinha de modelar, giz de cera, livro didático.

 

AVALIAÇÃO

 

Será realizada no decorrer do projeto. Através da apreciação das atividades realizadas, roda de conversas, relatos para o portfólio e participação dos alunos e familiares na mostra do projeto em novembro.

 

BIBLIOGRAFIA

§  BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação – Brasília: MEC, SEB, 2010.

§  http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

§  https://lunetas.com.br/pedagogia-da-escuta/

§  https://www.far.fiocruz.br.

§  OLANDIM, Márcia. Fala pra mim sobre inclusão – Brasília: Palavra, 2022.

§  OLANDIM, Márcia. Fala pra mim sobre proteção – Brasília: Palavra, 2022.

§  PIEDADE, Amir. O aniversário do seu alfabeto. 4 São Paulo: Editora Cortez, 2010.





 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário