Justificativa
Ter
o contato com animais através das histórias e músicas infantis é muito
positivo, pois, as crianças amam animaizinhos em geral. Como o nosso projeto visa resgatar valores
como respeito, educação, afetividade, amor... vamos inserir as palavrinhas
mágicas,o respeito, cuidado e carinho
com os coleguinhas e com os animaizinhos aprendendo com o simpático cãozinho
DOKI.
A convivência entre crianças e
animais é extremamente saudável, estimulando suas habilidades
afetivas, sociais, cognitivas e motoras. Mais do que uma simples companhia,
esse convívio também ajuda na formação e no comportamento das crianças, que aprendem
a importância dos cuidados e da troca de carinhos com o animal. Ter um bicho
faz com que as crianças sejam mais felizes e ativas, além de desenvolver as
primeiras noções de responsabilidade. Os animais podem ensinar muito às
crianças e aos pais sobre valores como lealdade, afeição, companhia e respeito,
agregando experiências positivas e aprendizado para toda a família.
Objetivo Geral:
Propiciar aos alunos, uma aprendizagem que promova uma
mudança de comportamento no decorrer de sua formação social, cultural, afetiva
e cognitiva
Objetivos específicos:
- Desenvolver
nos alunos o hábito de ouvir histórias e folhear livros
- Ter
contato diferentes músicas e poesias;
- Perceber
os cuidados necessários para a convivência em grupo;
- Conhecer
animal doméstico/cão
- Trabalhar
o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Valorizar o meio ambiente.
Desenvolvimento
Mala surpresa: "O livro Doki e as palavrinhas mágicas”
Por
favor! Obrigado! Com licença!
Você conhece essas palavrinhas mágicas?
Divirta-se aprendendo com o Doki essas e muitas outras palavras e mostre pra todo mundo como você é legal!
Você conhece essas palavrinhas mágicas?
Divirta-se aprendendo com o Doki essas e muitas outras palavras e mostre pra todo mundo como você é legal!
- Explorar
as imagens do livro, estabelecendo um diálogo com os alunos;
- Imitar
os ruídos/sons do cachorrinho;
- Ilustrar
poesias carimbando com as mãozinhas com tinta guache.
Visita do cãozinho!
- Receber a visita de um cãozinho em sala de aula( conversar sobre o animalzinho, sentir a textura, imitar o latido, alimentar e dar água para o cãozinho ...)
- Conhecendo outras histórias!!!
- Livro
Doki Bichinhos. Conhecendo vários animaizinhos! Ele quer saber mais sobre os bichinhos que vivem nas
casas, nas águas dos rios e mares e nos jardins: os cachorros, os gatos,
os coelhos, as formigas...
- Observar
as imagens do livro e a diversidade de animaizinhos.
- Cantar
músicas diversas com o tema cães.
- Livro Radar, O Cãozinho Radar
- Explorar quantidades ( Presentes na história e nas músicas)
- Dado quantidades/ cachorrinhos
- Brincar com diversos animaizinhos de borracha, estimulando aos alunos separem formando grupos.
- Manipular cachorrinhos em 3 tamanhos/ pequeno médio e grande.
- Conceitos :Maior e menor
Músicas
- Quem
fez esse barulhinho?
- Late cachorro - Patati Patatá
- A
Carrocinha pegou
- Turminha da natureza;
- Meu
cachorro
- Cão Amigo
Movimento
- Dançar
diferentes músicas sobre animais
- Brincadeiras
"macaco disse”: imitar os animais.
- Soprar
bolinhas de isopor/cachorrinho.
Artes com o auxílio
da professora, monitora e estagiárias
- Carimbando
com as mãos e tinta guache
- Cachorrinho
com caixinhas de leite
- Dobraduras
diversas cães.
- Colagem
cachorrinho (com sementes)
- Dobradura
de bichinhos
- Pintura
a dedo cãozinho,
- Carimbando
com as mãos e tinta guache
Formação Pessoal e
social
- Orientar
diariamente sobre o respeito e cuidado com os coleguinhas;
- Explorar
os hábitos dos animais, em especial dos cães.
- Falar
sobre os cuidados com os animais.
- Colagem
de gravuras animais/painel na sala;
- Trabalhar
o esquema corporal e explorar os sentidos.
- Explorar a imagem no espelho
Avaliação:
A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da
participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão
compor o portfólio do aluno.
BIBLIOGRAFIA
DAVIS, Cláudia. OLIVEIRA, Zilma de Morais Ramos de,
Psicologia da Educação. Editora Cortez. São Paulo. 1991.
CHALITA, Gabriel. A Educação está no afeto. São Paulo.
Editora Gente, 2001.
Revista Escola, Editora Abril, edição 160, março 2003.
RESTREPO, Luiz Carlos. O direito à ternura. Editora
vozes, 2ª edição - Petrópolis
2000.
Anexos:
Culminância do projeto na feira cultural.
Confiram mais fotos no link abaixo:
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/09/doki-e-as-palavrinhas-magicas-maternal-1.html
Culminância do projeto na feira cultural.
Confiram mais fotos no link abaixo:
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/09/doki-e-as-palavrinhas-magicas-maternal-1.html
Você arrasa Ivani
ResponderExcluirFerreira! Sou sua fã (Cláudia)
Obrigada Cláudia!
ExcluirOs alunos devem ficar apaixonados, pois eu já apaixonei. Showww de bola! (Fabiana)
ResponderExcluirQue bom Fabiana!
ExcluirAhhhhh!!!! Quero essa professora para minha Luísa. Amei...Você é showww ( Laura)
ResponderExcluirObaaaa! Não vou ficar desempregada...kkkkk
ExcluirLindo!!!
ResponderExcluirQuanta maravilha encontrei no seu blog...quanta criatividade!!!! Estou encantada, apesar de saber que os professores, com os quais trabalho , tem o seu potencial, aqui estou colhendo ótimas ideias para repassar a eles.Abraços
ResponderExcluirMuito bom o material. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns pelo material.
ResponderExcluirQue bom que gostou. Obrigada!
ExcluirAmei ...Parabéns!
ResponderExcluirObrigada Diogo!
Excluir