PLANOS
DE AULA DA INTERVENÇÃO UNOPAR:
História "A Dona Baratinha"
História "A Dona Baratinha"
PLANO
DE AULA 1
Plano de Intervenção: “O
Encantamento das histórias infantis”
- CONTEÚDOS: LEITURA E ESCRITA
- OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
·
Desenvolver o prazer em ouvir
diferentes histórias;
·
Instrumentalizar as crianças para
fazer reconto oral;
·
Proporcionar aos alunos a
possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meio da
história da "Dona Baratinha"/literatura infantil;
-
DURAÇÃO 4 horas
-
METODOLOGIA
A AULA SERÁ DESENVOLVIDA ATRAVÉS
DAS SEGUINTES AÇÕES:
1º MOMENTO:
Atividades de rotina:
Receber
os alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada: Realizar a chamada
Quantos somos?
Realizar a contagem dos alunos.
ü Quantas
meninas? Quantos meninos?
ü Quantos
ao todo?
ü Tem mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário:
Marcar a data no calendário , explorando o dia/data atual, a anterior e
posterior. Exemplo: (Hoje são 2 de setembro, ontem foi... amanhã será?)
Assim
os alunos assimilam os números vizinhos.
2º MOMENTO: Preparação para a
história “ A Dona Baratinha”
ü Com
os alunos assentados em semicírculo, passar uma caixa supresa para que, os
mesmos, adivinhem o que tem dentro.
ü Após
várias tentativas e dicas( acertando ou não) revelar o conteúdo da caixa,
retirando com suspense o livro da “Dona Baratinha”, a caixinha com a moeda...e
outros objetos que serão inseridos no decorrer da história.
Hora do conto:
Iniciar apresentando o livro, demonstrando intusiamo, e paixão pela leitura,
apresentar o título/capa ,falar sobre a autora e contar a história combinando
o trecho da música que os alunos irão cantar junto a professora.
“Quem quer casar com a Dona Baratinha,
que tem fita no cabelo e dinheiro na
caixinha?”
Após
contar a história, conversar sobre o texto?
Problematize questionando:
-Qual era o desejo da D. Baratinha?
-O que aconteceu para que ela
acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Quais os animais quiseram casar com ela e
foram recusados?
-O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes?
-Por que ela não se casou?
-Qual parte da história foi mais interessante?
-Vocês gostaram do final da história ou
mudariam o final ?
3º MOMENTO: Atividade de registro - Artes.
Distribuir
uma folha para cada aluno registrar através de desenho, a parte que mais gostou
da história “A Dona Baratinha”.
4º MOMENTO: Jogo do dado com as
personagens da história.
Regras
do jogo
Apresentar
o dado para os alunos e fazer a estimativa.
Ao jogar o dado, qual animalzinho sairá mais
vezes?
Um
jogador de cada vez irá jogar o dado.
A
professora registrará, na lousa,o personagem que saiu.
No
final irão contabilizar qual personagem saiu mais vezes, qual saiu menos vezes.
-
Registrar o gráfico em uma folha ofício.
- RECURSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS:
Livro com a história “ A Dona Baratinha”,aparelho de som ,CD com a música, folhas ofício, dado com os
personagens.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA
ATIVIDADE DESENVOLVIDA: Avaliar a participação,
envolvimento dos alunos durante a história e na realização das atividades
propostas.
PLANO DE AULA 2
Plano de Intervenção: “O
Encantamento das histórias infantis”
- CONTEÚDOS: PRODUÇÃO DE TEXTO, SEQUÊNCIA/ORGANIZAÇÃO
LÓGICA DOS FATOS.
- OBJETIVOS:
ü Desenvolver a capacidade de falar e ouvir
ü Ampliar a atenção visual, concentração.
- DURAÇÃO 4
horas
- METODOLOGIA
Ordenar os personagens da história “Dona Baratinha”.
Preparação
ü Separar, para cada grupo, um conjunto de cartelas com ilustrações dos
principais episódios da história.
Essa atividade acontece em pequenos grupos e precisam ser planejados para
que as crianças possam colaborar entre si.
ü Iniciar a proposta explicando às crianças que elas devem relembrar o conto
da Dona Baratinha e ordenar as cartelas com as ilustrações conforme a narrativa
do livro.
ü Entregar um conjunto de cartelas com as ilustrações para cada grupo e pedir
que ordenem essas cartelas conforme a sequência narrativa da história.
ü Explicar que “Cada grupo irá receber as cartelas com as ilustrações desse
conto, mas estão todas fora de ordem e vocês devem reorganizá-las”.
ü Circular entre os grupos, intervindo e ajudando as crianças a retomarem a
sequência da narrativa.
ü Fazer perguntas: “Como começa essa história? E depois o que acontece?”;
“Quem está presente nessa ilustração? E o que está acontecendo nessa parte da
história?”
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro e
baralho com os personagens da história.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Avaliar
a participação, envolvimento dos alunos durante a história e na realização das
atividades propostas.
PLANO
DE AULA 3
-
CONTEÚDOS:
ü Leitura
e escrita
OBJETIVOS:
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Relacionar sons ao animal correto
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Relacionar sons ao animal correto
- Relizar a escrita dos nomes dos personagens
-
DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
Relacionar os animais e
seus sons.
A professora mostra as tiras onde estão
escritos os sons dos animais da história Dona Baratinha e as lê, dizendo em
seguida a qual bicho o som pertence. Depois pede que as crianças relacionem as
tiras com as ilustrações correspondentes e escrevam ao lado o nome do animal.
Preparação
ü Organizar, em quantidade suficiente para cada grupo, um conjunto de tiras
com os sons dos animais da história, um conjunto de tiras em branco para a
escrita do nome dos animais e um conjunto de cartelas com as ilustrações de
cada um dos bichos.
ü O primeiro momento dessa atividade é coletivo e o segundo, em grupo.
ü Conversar com as crianças sobre os sons que os animais da história Dona
Baratinha fazem. Dizer que, no livro, os sons dos animais são escritos de forma
diferente. Mostrar páginas do livro em que aparecem, apontando a escrita:
“Olha, aqui aparece em letras grandes e repete várias vezes a mesma letra”.
ü Mostrar as tiras e contar que nelas
estão escritos os sons de cada um dos animais. Explicar a proposta:
ü “Nessas tiras, está escrito o som dos animais que querem se casar com a
Dona Baratinha. Vou ler para vocês e dizer o nome de cada bicho, e vocês me
dizem se acertei, combinado?”
ü Mostrar a primeira tira para todas
as crianças. Ler e dizer o nome do animal correspondente. As tiras não devem
ser lidas na mesma sequência em que os animais aparecem na história.
ü Seguir essa mesma orientação para todos os animais. No decorrer da leitura,
pode-se trocar o nome de alguns animais para que as crianças reconheçam que
está errado e digam qual é o nome certo.
ü Colar na lousa a tira com o som do animal e, a seu lado, escrever
lentamente o nome correto, sempre em letra maiúscula.
ü Ler a lista finalizada apontando
para as palavras conforme lê.
ü Apagar os nomes da lousa e contar
que irá entregar aos grupos as tiras e as cartelas. Explicar a proposta:
“Agora vocês vão juntar as
ilustrações dos animais com o som de cada um. Então, ao lado de cada som, vocês
escreverão o nome do animal correspondente. Cada criança do grupo deve escrever
pelo menos o nome de um animal. Tudo bem?
-
RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro com a história ,baralhinho
com os personagens, tira com a escrita do som que os animais fazem na
história,tiras em branco para escrever os nomes dos animais correspondentes.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Avaliar
se os alunos conseguiram realizar a tarefa proposta, identificando os sons
realcionando – os com os animais e também como foi realizada escrita do nome de
cada animal.
PLANO
DE AULA 4
-
CONTEÚDO: PRODUÇÃO DE TEXTO/CONVITE DE CASAMENTO DA DONA BARATINHA.
- OBJETIVOS :
ü Ter contato com
diversos gêneros textuais
ü Produzir
texto/convite de casamento.
-
DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA: conversar
com os alunos sobre o casamento de Dona Baratinha.
ü A
dona Baratinha quer casar.Quando uma pessoa vai casar como ela convida os
amigos para o seu casamento?
ü Vamos
ajudar Dona Baratinha confeccionar/fazer
seu convite de casamento?
ü Levar
para a sala de aula diferentes convites de casamento.Após observar o que contém
em um convite. Criar na lousa, um convite coletivo.
ü Em
seguida, formar grupos para que os alunos registrem o convite.
Plano de Intervenção: “O
Encantamento das histórias infantis”
- CONTEÚDOS: PRODUÇÃO DE TEXTO, SEQUÊNCIA/ORGANIZAÇÃO
LÓGICA DOS FATOS.
- OBJETIVOS:
ü Desenvolver a capacidade de falar e ouvir
ü Ampliar a atenção visual, concentração.
- DURAÇÃO 4
horas
- METODOLOGIA
Ordenar os personagens da história “Dona Baratinha”.
Preparação
ü Separar, para cada grupo, um conjunto de cartelas com ilustrações dos
principais episódios da história.
Essa atividade acontece em pequenos grupos e precisam ser planejados para
que as crianças possam colaborar entre si.
ü Iniciar a proposta explicando às crianças que elas devem relembrar o conto
da Dona Baratinha e ordenar as cartelas com as ilustrações conforme a narrativa
do livro.
ü Entregar um conjunto de cartelas com as ilustrações para cada grupo e pedir
que ordenem essas cartelas conforme a sequência narrativa da história.
ü Explicar que “Cada grupo irá receber as cartelas com as ilustrações desse
conto, mas estão todas fora de ordem e vocês devem reorganizá-las”.
ü Circular entre os grupos, intervindo e ajudando as crianças a retomarem a
sequência da narrativa.
ü Fazer perguntas: “Como começa essa história? E depois o que acontece?”;
“Quem está presente nessa ilustração? E o que está acontecendo nessa parte da
história?”
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro e
baralho com os personagens da história.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Avaliar
a participação, envolvimento dos alunos durante a história e na realização das
atividades propostas.
PLANO
DE AULA 3
-
CONTEÚDOS:
ü Leitura
e escrita
OBJETIVOS:
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Relacionar sons ao animal correto
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Relacionar sons ao animal correto
- Relizar a escrita dos nomes dos personagens
-
DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
Relacionar os animais e
seus sons.
A professora mostra as tiras onde estão
escritos os sons dos animais da história Dona Baratinha e as lê, dizendo em
seguida a qual bicho o som pertence. Depois pede que as crianças relacionem as
tiras com as ilustrações correspondentes e escrevam ao lado o nome do animal.
Preparação
ü Organizar, em quantidade suficiente para cada grupo, um conjunto de tiras
com os sons dos animais da história, um conjunto de tiras em branco para a
escrita do nome dos animais e um conjunto de cartelas com as ilustrações de
cada um dos bichos.
ü O primeiro momento dessa atividade é coletivo e o segundo, em grupo.
ü Conversar com as crianças sobre os sons que os animais da história Dona
Baratinha fazem. Dizer que, no livro, os sons dos animais são escritos de forma
diferente. Mostrar páginas do livro em que aparecem, apontando a escrita:
“Olha, aqui aparece em letras grandes e repete várias vezes a mesma letra”.
ü Mostrar as tiras e contar que nelas
estão escritos os sons de cada um dos animais. Explicar a proposta:
ü “Nessas tiras, está escrito o som dos animais que querem se casar com a
Dona Baratinha. Vou ler para vocês e dizer o nome de cada bicho, e vocês me
dizem se acertei, combinado?”
ü Mostrar a primeira tira para todas
as crianças. Ler e dizer o nome do animal correspondente. As tiras não devem
ser lidas na mesma sequência em que os animais aparecem na história.
ü Seguir essa mesma orientação para todos os animais. No decorrer da leitura,
pode-se trocar o nome de alguns animais para que as crianças reconheçam que
está errado e digam qual é o nome certo.
ü Colar na lousa a tira com o som do animal e, a seu lado, escrever
lentamente o nome correto, sempre em letra maiúscula.
ü Ler a lista finalizada apontando
para as palavras conforme lê.
ü Apagar os nomes da lousa e contar
que irá entregar aos grupos as tiras e as cartelas. Explicar a proposta:
“Agora vocês vão juntar as
ilustrações dos animais com o som de cada um. Então, ao lado de cada som, vocês
escreverão o nome do animal correspondente. Cada criança do grupo deve escrever
pelo menos o nome de um animal. Tudo bem?
-
RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro com a história ,baralhinho
com os personagens, tira com a escrita do som que os animais fazem na
história,tiras em branco para escrever os nomes dos animais correspondentes.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Avaliar
se os alunos conseguiram realizar a tarefa proposta, identificando os sons
realcionando – os com os animais e também como foi realizada escrita do nome de
cada animal.
PLANO
DE AULA 4
-
CONTEÚDO: PRODUÇÃO DE TEXTO/CONVITE DE CASAMENTO DA DONA BARATINHA.
- OBJETIVOS :
ü Ter contato com
diversos gêneros textuais
ü Produzir
texto/convite de casamento.
-
DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA: conversar
com os alunos sobre o casamento de Dona Baratinha.
ü A
dona Baratinha quer casar.Quando uma pessoa vai casar como ela convida os
amigos para o seu casamento?
ü Vamos
ajudar Dona Baratinha confeccionar/fazer
seu convite de casamento?
ü Levar
para a sala de aula diferentes convites de casamento.Após observar o que contém
em um convite. Criar na lousa, um convite coletivo.
ü Em
seguida, formar grupos para que os alunos registrem o convite.
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro
da Dona Baratinha, convites de casamento, papel ofício em cores diversas, fitas,
cola com glitter, lápis e canetinhas.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar
se os alunos conseguiram produzir o convite de casamento conforme a proposta
coletiva.
PLANO DE AULA 5
CONTEÚDO: Artes e colagens
OBJETIVOS :
ü Estabelecer
uma conexão entre história com fatos da realidade.
ü Fazer
artes e colagens através da seleção de recortes.
ü
Despertar a criatividade e autonomia.
DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Realizar oficina de arte e colagens com os alunos em grupo.Cada grupo com uma
tarefa diferente.
Grupo 1:
Conversar com os alunos sobre o casamento
da Dona Baratinha.
ü
Que tipo de roupas ela irá usar em seu casamento?
ü
E o seu noivo, que roupas usará? E os convidados?
ü Distribuir
revistas para que os alunos recortem roupas para os personagens usarem no
casamento.
Grupo
2:
Conversar com os alunos sobre moradias.
ü Onde
dona baratinha irá morar?
ü Vamos
ajudar a montar a casa da Dona Baratinha?
ü O
grupo escolherá uma casa para Dona Baratinha e também os móveis para a casa.
Grupo
3:
Conversar com o grupo sobre presentes de casamento.
ü Quando
uma pessoa casa ela recebe presentes. Vamos escolher alguns presentes de
casamento para a dona baratinha?
ü
Os alunos usarão a criatividade,
autonomia e conhecimentos em escolher presentes para alguém.
No
final haverá a apresentação dos trabalhos de cada grupo para os colegas.
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Revistas
diversas, cola,tesoura, papéis oficio, durex colorido.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO . Contínua
e processual por meio da observação do interesse das crianças durante as
atividades propostas.Verificar se tiveram autonomia na seleção das imagens, se um
grupo colaborou com o outro e como está o uso da tesourinha e o recorte das
crianças.
PLANO DE AULA 6
- CONTEÚDO Artes/dramatização da
história “Dona Baratinha”
OBJETIVOS
ü
Desenvolver
a autoestima;
ü
Ampliar
as possibilidades expressivas do corpo;
ü
Envolver-se
em várias situações de comunicação;
ü
Estimular a
linguagem oral;
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA: Dramatização
da história “Dona Baratinha”
Após explorar a historia “Dona Baratinha”, realizar
o reconto e diversas atividades, organizar a dramatização da mesma.
Preparação:
ü Definir os
personagens
ü Confeccionar as
máscaras
ü Verificar as
roupas/fantasias
ü Treinar/ensaiar os
papéis
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Máscaras
dos personagens, roupas e textos com a
fala dos personagens.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
A
avaliação será através da observação
verificando o desenvolvimento da linguagem oral, interesse e participação das
crianças durante a dramatização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário