Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 27 de julho de 2019

Estágio:Plano de Aula/ Intervenção: “O Encantamento das histórias infantis”

PLANOS DE AULA DA INTERVENÇÃO UNOPAR: 
História "A Dona Baratinha"


PLANO DE AULA 1

Plano de Intervenção: “O Encantamento das histórias infantis”


- CONTEÚDOS: LEITURA E ESCRITA
- OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
·         Desenvolver o prazer em ouvir diferentes histórias;
·         Instrumentalizar as crianças para fazer reconto oral;
·         Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meio da história da "Dona Baratinha"/literatura infantil;
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
A AULA SERÁ DESENVOLVIDA ATRAVÉS DAS SEGUINTES AÇÕES:
1º MOMENTO: Atividades de rotina:
Receber os alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada:  Realizar a chamada
Quantos somos? Realizar a contagem dos alunos.
ü  Quantas meninas? Quantos meninos?
ü  Quantos ao todo?
ü   Tem mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário: Marcar a data no calendário , explorando o dia/data atual, a anterior e posterior. Exemplo: (Hoje são 2 de setembro, ontem foi... amanhã será?)
Assim os alunos assimilam os números vizinhos.
2º MOMENTO: Preparação para a história “ A Dona Baratinha”
ü  Com os alunos assentados em semicírculo, passar uma caixa supresa para que, os mesmos, adivinhem o que tem dentro.
ü  Após várias tentativas e dicas( acertando ou não) revelar o conteúdo da caixa, retirando com suspense o livro da “Dona Baratinha”, a caixinha com a moeda...e outros objetos que serão inseridos no decorrer da história.
Hora do conto: Iniciar apresentando o livro, demonstrando intusiamo, e paixão pela leitura, apresentar o  título/capa ,falar  sobre a autora e contar a história combinando o trecho da música que os alunos irão cantar junto a professora.  
“Quem quer casar com a Dona Baratinha,
 que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?” 

 Após contar a história, conversar sobre o texto?

Problematize questionando:

-Qual era o desejo da D. Baratinha?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
 -Quais os animais quiseram casar com ela e foram recusados?
 -O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes?
-Por que ela não se casou?
-Qual parte da história foi mais interessante?
 -Vocês gostaram do final da história ou mudariam o final ?

3º MOMENTO: Atividade  de registro - Artes.
Distribuir uma folha para cada aluno registrar através de desenho, a parte que mais gostou da história “A Dona Baratinha”.
4º MOMENTO: Jogo do dado com as personagens da história.
Regras do jogo
Apresentar o dado para os alunos e fazer a estimativa.
 Ao jogar o dado, qual animalzinho sairá mais vezes?
Um jogador de cada vez irá jogar o dado.
A professora registrará, na lousa,o personagem que saiu.
No final irão contabilizar qual personagem saiu mais vezes, qual saiu menos vezes.
- Registrar o gráfico em uma folha ofício.

- RECURSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS: Livro com a história “ A Dona Baratinha”,aparelho de som ,CD com a  música, folhas ofício, dado com os personagens.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA: Avaliar a participação, envolvimento dos alunos durante a história e na realização das atividades propostas.

 PLANO DE AULA 2
Plano de Intervenção: “O Encantamento das histórias infantis”

- CONTEÚDOS: PRODUÇÃO DE TEXTO, SEQUÊNCIA/ORGANIZAÇÃO LÓGICA  DOS FATOS.
- OBJETIVOS:

ü   Desenvolver a capacidade de falar e ouvir
ü  Ampliar a atenção visual, concentração.

- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA

       Ordenar os personagens da história “Dona Baratinha”.

Preparação
ü  Separar, para cada grupo, um conjunto de cartelas com ilustrações dos principais episódios da história.
Essa atividade acontece em pequenos grupos e precisam ser planejados para que as crianças possam colaborar entre si.
ü  Iniciar a proposta explicando às crianças que elas devem relembrar o conto da Dona Baratinha e ordenar as cartelas com as ilustrações conforme a narrativa do livro.
ü  Entregar um conjunto de cartelas com as ilustrações para cada grupo e pedir que ordenem essas cartelas conforme a sequência narrativa da história.
ü  Explicar que “Cada grupo irá receber as cartelas com as ilustrações desse conto, mas estão todas fora de ordem e vocês devem reorganizá-las”.
ü  Circular entre os grupos, intervindo e ajudando as crianças a retomarem a sequência da narrativa.
ü  Fazer perguntas: “Como começa essa história? E depois o que acontece?”; “Quem está presente nessa ilustração? E o que está acontecendo nessa parte da história?”
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro e baralho com os personagens da história.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Avaliar a participação, envolvimento dos alunos durante a história e na realização das atividades propostas.



PLANO DE AULA 3

- CONTEÚDOS:
ü  Leitura e escrita
OBJETIVOS:
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Relacionar sons ao animal correto
- Relizar a escrita dos nomes dos personagens

- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
                      Relacionar os animais e seus sons.
       A professora mostra as tiras onde estão escritos os sons dos animais da história Dona Baratinha e as lê, dizendo em seguida a qual bicho o som pertence. Depois pede que as crianças relacionem as tiras com as ilustrações correspondentes e escrevam ao lado o nome do animal.
Preparação
ü  Organizar, em quantidade suficiente para cada grupo, um conjunto de tiras com os sons dos animais da história, um conjunto de tiras em branco para a escrita do nome dos animais e um conjunto de cartelas com as ilustrações de cada um dos bichos.
ü  O primeiro momento dessa atividade é coletivo e o segundo, em grupo.
ü  Conversar com as crianças sobre os sons que os animais da história Dona Baratinha fazem. Dizer que, no livro, os sons dos animais são escritos de forma diferente. Mostrar páginas do livro em que aparecem, apontando a escrita: “Olha, aqui aparece em letras grandes e repete várias vezes a mesma letra”.
ü   Mostrar as tiras e contar que nelas estão escritos os sons de cada um dos animais. Explicar a proposta:
ü  “Nessas tiras, está escrito o som dos animais que querem se casar com a Dona Baratinha. Vou ler para vocês e dizer o nome de cada bicho, e vocês me dizem se acertei, combinado?”
ü   Mostrar a primeira tira para todas as crianças. Ler e dizer o nome do animal correspondente. As tiras não devem ser lidas na mesma sequência em que os animais aparecem na história.
ü  Seguir essa mesma orientação para todos os animais. No decorrer da leitura, pode-se trocar o nome de alguns animais para que as crianças reconheçam que está errado e digam qual é o nome certo.
ü  Colar na lousa a tira com o som do animal e, a seu lado, escrever lentamente o nome correto, sempre em letra maiúscula.
ü   Ler a lista finalizada apontando para as palavras conforme lê.
ü   Apagar os nomes da lousa e contar que irá entregar aos grupos as tiras e as cartelas. Explicar a proposta:
“Agora vocês vão juntar as ilustrações dos animais com o som de cada um. Então, ao lado de cada som, vocês escreverão o nome do animal correspondente. Cada criança do grupo deve escrever pelo menos o nome de um animal. Tudo bem?
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro com a história ,baralhinho com os personagens, tira com a escrita do som que os animais fazem na história,tiras em branco para escrever os nomes dos animais correspondentes.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Avaliar se os alunos conseguiram realizar a tarefa proposta, identificando os sons realcionando – os com os animais e também como foi realizada escrita do nome de cada animal.

PLANO DE AULA 4

- CONTEÚDO: PRODUÇÃO DE TEXTO/CONVITE DE CASAMENTO DA DONA BARATINHA.
- OBJETIVOS :

ü  Ter contato com diversos gêneros textuais
ü  Produzir texto/convite de casamento.


- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA: conversar com os alunos sobre o casamento de Dona Baratinha.
ü  A dona Baratinha quer casar.Quando uma pessoa vai casar como ela convida os amigos para o seu casamento?
ü  Vamos ajudar  Dona Baratinha confeccionar/fazer seu convite de casamento?
ü  Levar para a sala de aula diferentes convites de casamento.Após observar o que contém em um convite. Criar na lousa, um convite coletivo.
ü  Em seguida, formar grupos para que os alunos registrem o convite.

 PLANO DE AULA 2
Plano de Intervenção: “O Encantamento das histórias infantis”

- CONTEÚDOS: PRODUÇÃO DE TEXTO, SEQUÊNCIA/ORGANIZAÇÃO LÓGICA  DOS FATOS.
- OBJETIVOS:

ü   Desenvolver a capacidade de falar e ouvir
ü  Ampliar a atenção visual, concentração.

- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA

       Ordenar os personagens da história “Dona Baratinha”.

Preparação
ü  Separar, para cada grupo, um conjunto de cartelas com ilustrações dos principais episódios da história.
Essa atividade acontece em pequenos grupos e precisam ser planejados para que as crianças possam colaborar entre si.
ü  Iniciar a proposta explicando às crianças que elas devem relembrar o conto da Dona Baratinha e ordenar as cartelas com as ilustrações conforme a narrativa do livro.
ü  Entregar um conjunto de cartelas com as ilustrações para cada grupo e pedir que ordenem essas cartelas conforme a sequência narrativa da história.
ü  Explicar que “Cada grupo irá receber as cartelas com as ilustrações desse conto, mas estão todas fora de ordem e vocês devem reorganizá-las”.
ü  Circular entre os grupos, intervindo e ajudando as crianças a retomarem a sequência da narrativa.
ü  Fazer perguntas: “Como começa essa história? E depois o que acontece?”; “Quem está presente nessa ilustração? E o que está acontecendo nessa parte da história?”
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro e baralho com os personagens da história.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Avaliar a participação, envolvimento dos alunos durante a história e na realização das atividades propostas.



PLANO DE AULA 3

- CONTEÚDOS:
ü  Leitura e escrita
OBJETIVOS:
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Relacionar sons ao animal correto
- Relizar a escrita dos nomes dos personagens

- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
                      Relacionar os animais e seus sons.
       A professora mostra as tiras onde estão escritos os sons dos animais da história Dona Baratinha e as lê, dizendo em seguida a qual bicho o som pertence. Depois pede que as crianças relacionem as tiras com as ilustrações correspondentes e escrevam ao lado o nome do animal.
Preparação
ü  Organizar, em quantidade suficiente para cada grupo, um conjunto de tiras com os sons dos animais da história, um conjunto de tiras em branco para a escrita do nome dos animais e um conjunto de cartelas com as ilustrações de cada um dos bichos.
ü  O primeiro momento dessa atividade é coletivo e o segundo, em grupo.
ü  Conversar com as crianças sobre os sons que os animais da história Dona Baratinha fazem. Dizer que, no livro, os sons dos animais são escritos de forma diferente. Mostrar páginas do livro em que aparecem, apontando a escrita: “Olha, aqui aparece em letras grandes e repete várias vezes a mesma letra”.
ü   Mostrar as tiras e contar que nelas estão escritos os sons de cada um dos animais. Explicar a proposta:
ü  “Nessas tiras, está escrito o som dos animais que querem se casar com a Dona Baratinha. Vou ler para vocês e dizer o nome de cada bicho, e vocês me dizem se acertei, combinado?”
ü   Mostrar a primeira tira para todas as crianças. Ler e dizer o nome do animal correspondente. As tiras não devem ser lidas na mesma sequência em que os animais aparecem na história.
ü  Seguir essa mesma orientação para todos os animais. No decorrer da leitura, pode-se trocar o nome de alguns animais para que as crianças reconheçam que está errado e digam qual é o nome certo.
ü  Colar na lousa a tira com o som do animal e, a seu lado, escrever lentamente o nome correto, sempre em letra maiúscula.
ü   Ler a lista finalizada apontando para as palavras conforme lê.
ü   Apagar os nomes da lousa e contar que irá entregar aos grupos as tiras e as cartelas. Explicar a proposta:
“Agora vocês vão juntar as ilustrações dos animais com o som de cada um. Então, ao lado de cada som, vocês escreverão o nome do animal correspondente. Cada criança do grupo deve escrever pelo menos o nome de um animal. Tudo bem?
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro com a história ,baralhinho com os personagens, tira com a escrita do som que os animais fazem na história,tiras em branco para escrever os nomes dos animais correspondentes.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Avaliar se os alunos conseguiram realizar a tarefa proposta, identificando os sons realcionando – os com os animais e também como foi realizada escrita do nome de cada animal.















PLANO DE AULA 4

- CONTEÚDO: PRODUÇÃO DE TEXTO/CONVITE DE CASAMENTO DA DONA BARATINHA.
- OBJETIVOS :

ü  Ter contato com diversos gêneros textuais
ü  Produzir texto/convite de casamento.


- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA: conversar com os alunos sobre o casamento de Dona Baratinha.
ü  A dona Baratinha quer casar.Quando uma pessoa vai casar como ela convida os amigos para o seu casamento?
ü  Vamos ajudar  Dona Baratinha confeccionar/fazer seu convite de casamento?
ü  Levar para a sala de aula diferentes convites de casamento.Após observar o que contém em um convite. Criar na lousa, um convite coletivo.
ü  Em seguida, formar grupos para que os alunos registrem o convite.



- RECURSOS METODOLÓGICOS: Livro da Dona Baratinha, convites de casamento, papel ofício em cores diversas, fitas, cola com glitter, lápis e canetinhas.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar se os alunos conseguiram produzir o convite de casamento conforme a proposta coletiva.
  
PLANO DE AULA 5

CONTEÚDO: Artes e colagens

OBJETIVOS :

ü  Estabelecer uma conexão entre história com fatos da realidade.
ü  Fazer artes e colagens através da seleção de recortes.
ü  Despertar a criatividade e autonomia.

DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA: Realizar oficina de arte e colagens com os alunos em grupo.Cada grupo com uma tarefa diferente.

Grupo 1:

     Conversar com os alunos sobre o casamento da Dona Baratinha.

ü  Que tipo de roupas ela irá usar em seu casamento?
ü  E o seu noivo, que roupas usará? E os convidados?
ü  Distribuir revistas para que os alunos recortem roupas para os personagens usarem no casamento.

Grupo 2:

     Conversar com os alunos sobre moradias.

ü  Onde dona baratinha irá morar?
ü  Vamos ajudar a montar a casa da Dona Baratinha?
ü  O grupo escolherá uma casa para Dona Baratinha e também os móveis para a casa.

Grupo 3:

Conversar com o grupo sobre presentes de casamento.

ü  Quando uma pessoa casa ela recebe presentes. Vamos escolher alguns presentes de casamento para a dona baratinha?
ü  Os alunos usarão a criatividade, autonomia e conhecimentos em escolher presentes para alguém.
No final haverá a apresentação dos trabalhos de cada grupo para os colegas.

- RECURSOS METODOLÓGICOS: Revistas diversas, cola,tesoura, papéis oficio, durex colorido.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO . Contínua e processual por meio da observação do interesse das crianças durante as atividades propostas.Verificar se tiveram autonomia na seleção das imagens, se um grupo colaborou com o outro e como está o uso da tesourinha e o recorte das crianças.

PLANO DE AULA 6
- CONTEÚDO Artes/dramatização da história “Dona Baratinha”
OBJETIVOS

ü  Desenvolver a autoestima;
ü  Ampliar as possibilidades expressivas do corpo;
ü  Envolver-se em várias situações de comunicação;
ü  Estimular a linguagem oral;
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA: Dramatização da história “Dona Baratinha”
     Após explorar a historia “Dona Baratinha”, realizar o reconto e diversas atividades, organizar a dramatização da mesma.
Preparação:
ü  Definir os personagens
ü  Confeccionar as máscaras
ü  Verificar as roupas/fantasias
ü  Treinar/ensaiar os papéis
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Máscaras dos personagens, roupas  e textos com a fala dos personagens.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será através  da observação verificando o desenvolvimento da linguagem oral, interesse e participação das crianças durante a dramatização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário