Disciplina: Matemática
Conteúdos:
- Números naturais
- Sistema de numeração decimal
- Valor posicional
- Sequência numérica
- Decomposição e composição de números
Eixos: Compreensão do sistema de numeração decimal, habilidade de cálculos com números de várias ordens.
Compreensão do valor posicional de cada algarismo no número.
Construção de sequências numéricas de 1 em 1, 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5 e assim sucessivamente.
Objetivos: Construir significado do número natural através de contagens, medidas, códigos, etc, explorados em diversos contextos e situações problema e deles se apropriar.
Interpretar e produzir escritas numéricas, inicialmente observando os números naturais e, em seguida, compreendo as regras do sistema de numeração decimal.
Reconhecer a ordem de grandeza de unidades, dezenas e centenas.
Compor, decompor, comparar e ordenar números naturais.
Desenvolvimento das atividades
Contar história dos números naturais para os alunos.
Pedir que os alunos colassem no caderno gravuras onde se utiliza números.
Trabalhar com sequências numéricas diversas
Completar tabelas com sequências numéricas.
Trabalhar com ábaco.
Confeccionar material dourado para cada aluno.
Trabalhar com o material dourado explicando o valor de cada peça ao aluno para compreensão do sistema de numeração.
Cartazes na sala de aula sobre unidade, dezena e centena.
Trabalho em grupo, (apresentar peças do material dourado ao aluno e perguntar que número representa ex: 4 barras e 2 cubinhos) .
Recursos didáticos
Gravuras, cola, régua, tesoura, ábaco, material dourado, cartolina, Q.P, câmera digital.
Avaliação
Será continua observando a participação dos alunos através das atividades escritas (testes, trabalhos, auto avaliação), as orais (conversas informais) e as de demonstração (material pedagógico). Observando seus alunos demonstram interesse pelo conteúdos ensinados e registrando o que eles sabem e como pensam matematicamente. Também será observado e registrado o que os alunos não sabem, pois, avaliar é também analisar aquilo que o aluno não aprendeu.
#professoraivaniferreira
AMEI...BEM PRÁTICO.
ResponderExcluirAmeiiiii, muito produtivo.
ResponderExcluir