De acordo com o REFERENCIAL CURRICULAR V2“É através da brincadeira que a criança experimenta descobre, cria e exercita suas habilidades, tanto psicomotoras quanto cognitivas e afetivas, através da atividade lúdica que ela estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando aprendizagem, desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração da atenção”. Pensando nisto, estamos desenvolvendo juntamente com as crianças do berçário, maternal 1,2 e 3 da EMEI Conceição de Itaguá, o Projeto Brinquedos e Brincadeiras ao longo do Tempo. Esperamos proporcionar as nossas crianças momentos de convivência saudável, que se tornem mais afetuosos, aprendam a dividir o espaço e os brinquedos com os colegas, exercitem o corpo e a mente desenvolvendo a criatividade e iniciativa ...enfim, que desenvolvam valores importantes na formação do ser humano .
Abertura do projeto brinquedos e brincadeiras.
Iniciamos aguçando a curiosidade dos alunos, com um baú de surpresas.
De dentro do baú foram surgindo vários objetos...
chapéu
Boneca de pano.
Palhacinho .
E o livro "Brinquedos" de André Neves.
Os alunos ficaram atentos às imagens e foram interagindo com a história.
Depois de conhecer a história, organizamos a apresentação da mesma, através de um Projetor Multimídia/Data Show.
Os alunos ficaram fascinados com as imagens.
Nós fomos aproveitando para explorar um pouco mais da obra.
Apresentação Artística.
Música: A Bonequinha (Xuxa).
Eu tenho uma bonequinha sim
Ela veio de Paris pra mim
Ela tem um lindo chapéu
E também um amor de véu
Eu ponho ela em pé não cai
Ela diz mamãe papai (mamãe, papai)
Mas um dia sem razão
Escorregou e caiu no chão
Quebrou o narizinho dela
E também o dedinho do pé
Eu levei ela no doutor
Que sabia curar sem dor
A bonequinha chorou, chorou
E eu também chorei, chorei
Só depois que ela sarou
Eu brinquei, brinquei, brinquei...
Brincando na cama elástica
Lanche especial
Pintura de rosto.
O brincar é o caminho da aprendizagem na infância, nós, professores, devemos ser
os primeiros profissionais na sociedade a reconhecer a brincadeira como um direito da
criança.
Trabalhar os desafios do cotidiano exige cada vez mais práticas reflexivas e críticas
em torno da realidade que nos cerca. Precisamos inovar sempre e também contemplarmos as possibilidades !!! A brincadeira auxilia o desenvolvimento da criança de forma tão intensa e marcante que a criança leva todo o conhecimento adquirido nesta fase para o resto de sua vida.
Professora Ivani Ferreira.
O brincar é o caminho da aprendizagem na infância, nós, professores, devemos ser
os primeiros profissionais na sociedade a reconhecer a brincadeira como um direito da
criança.
Trabalhar os desafios do cotidiano exige cada vez mais práticas reflexivas e críticas
em torno da realidade que nos cerca. Precisamos inovar sempre e também contemplarmos as possibilidades !!! A brincadeira auxilia o desenvolvimento da criança de forma tão intensa e marcante que a criança leva todo o conhecimento adquirido nesta fase para o resto de sua vida.
Amiga o seu blog esta lindo. Desejo sucesso.
ResponderExcluirBeijos...
parabéns pelo seu rico trabalho e amor as crianças.
ResponderExcluirbeijos
Obrigada por compartilhar suas experiências conosco.
ResponderExcluir