EMEI Conceição de Itaguá -2012
Plano de aula/ Professora: Ivani Ferreira
Semana Mundial do meio ambiente...
Só existe dois dias do ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã,
portanto hoje é o dia certo para aprender, brincar, ler, pintar e escrever. (Dalai Lama)
Conteúdos:
Ø Linguagem oral e escrita/Meio ambiente
Ø Linguagem musical e expressão corporal.
Objetivos:
· Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento.
· Valorizar e respeitar a natureza
. Aprender sobre a importância da àgua em nossas vidas
· Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
Desenvolvimento:
2ª Feira:Preparação para a história.
E agora minha gente
uma história eu vou contar
uma história bem bonita
toda a gente vai gostar
tre-lê-lê
tra-la-lá
tre-lê-lê-lê
tra-la-la-lá
Contar ahistória Cindy, amiga da Natureza.
E agora minha gente
uma história eu vou contar
uma história bem bonita
toda a gente vai gostar
tre-lê-lê
tra-la-lá
tre-lê-lê-lê
tra-la-la-lá
Contar ahistória Cindy, amiga da Natureza.
Depois retornar ao texto e explorar as imagens, conversando sobre as atitudes de Cindy.
Assistir ao DVD com a história Cindy, amiga da natureza, que acompanha a coleção .
3ª Feira: Linguagem Musical
A Água
A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).
A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer
Coro
A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).
A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer
Coro
A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear
Conversar sobre as coisas que fazemos diariamente utilizando a àgua.
4ª Feira: Auditório.
Com todas as crianças reunidas no pátio da escola,iniciar um questionamento sobre a conscientização da importância da água em nossas vidas, como por exemplo:
Para que serve a água ?
Nós podemos desperdiçá-la?
Em que ações utilizamos a àgua em nosso dia-a-dia?
Teatro com fantoches: ÁGUA- EVITE O DESPERDÍCIO!!!
Narrador: João não sabia economizar água. Ele abria a torneira para escovar os dentes, a àgua ia jorrando... jorrando e indo embora. Sua esposa dizia:
Esposa: -Amor!
João: -Que é querida!
Esposa: Fecha a torneira para escovar os dentes.
João: Tá bom querida!!!
Narrador: Mas ele já havia desperdiçado muita àgua. Aágua ficou furiosa e disse:
Água: -Você sabia que se ficar me desperdiçando assim... a água do planeta pode acabar!!!
-Você não terá àgua para beber
-Não terá àgua para tomar banho...escovar os dentes.
Eu sou um bem precioso que se renova. A minha falta será a ruína do planeta.
Vamos!!! enxague a boca.
-Feche a torneira.
A água não pode acabar é preciso economizá-la!!!
Adaptação da cartilha Àguas de Brumadinho
Apresentação da música "A Àgua" de Cristina Mel.
A Água
A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).
A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer
Coro
A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear
Prece pela àgua.
Realizar preces para que não falte água em nosso planeta.
Papai do Céu...
Nós lhe agradecemos
pela maravilhosa àgua
que recebemos diariamente.
Pedimos para que ela nunca falte para nós
Nem para nenhuma criança deste mundo.
Amém!!!
Em seguida, deixar as crianças tocar na água, não somente para senti-la, mas também como forma de respeito a essa substância que dá vida e pureza.
Mensagem: No final da aula, cada aluno levará uma mensagem de conscientização sobre o uso da água para a família, juntamente com a cartilha Àguas em Brumadinho.
A equipe da EMEI Conceição de Itaguá, acredita que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para as crianças.
ÀGUA UM BEM PRECIOSO !!!
Avaliação:Avaliar a participação, o entrosamento e observar as atitudes no dia-a dia.
Muito interessante Ivani...Esse é um assunto difícil de ser trabalhado com crianças do maternal e vcs brilharam...que criatividade!!!
ResponderExcluirParabéns... Elaine,saudades.
Amo de mais seu blog por isso quero contribuir com esse material para enrriquece-lo ainda mais.
ExcluirPlanos de aula (Primeiro dia na escola)
Plano de aula semana da adaptação
Plano de aula semanal educação infantil
Projeto adaptação escolar educação infantil
Adaptação escolar para a educação infantil
Mural escolar para o primeiro dia
Mural para o primeiro dia de aula
Mural variado volta as aulas
Muito bom ...como sempre vc brilha. Adoro ver seu entusiasmo ao preparar uma aula. Sou professora também e utilizo seu blog como referencial para planejar minhas aula. Aninha,sp
ResponderExcluirProfessora Ivani, Parabéns pelo excelente trabalho que voces fazem e obrigada por nos presentear com esse blog, que muitas vezes tem me ajudado.
ResponderExcluirProfessora ivani, parabéns pelo excelente trabalho.Gostaria que você enviasse pelo meu email a historia do livro CINDY, AMIGA DA NATUREZA", pois não encontrei a coleção para comprar.ivonete.neto@hotmail.com
ResponderExcluirParabéns professora! Isso é muito significativo... Tenho certeza que você conseguiu o objetivo que pretendia.
ResponderExcluirParabéns pelo belo trabalho que você tem com as crianças. peguei algumas músicas para cantar com as minhas.
ResponderExcluirEu ensino infantil 3, são crianças de 3 anos e Fortaleza, a escola é publica mas gosto muito dos meus pequenos.
Parabéns pelo seu blog, ótimas dicas.
ResponderExcluiroi, como coloco na referencia quando pesquiso no site, como fiz nesse! Obrigado
ResponderExcluirParabéns, muito legal. Vou fazer com minhas crianças.
ResponderExcluirParabéns professora Ferreira, amei seu projeto e os planos de aula sobre o meio ambiente!
ResponderExcluir