Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 12 de janeiro de 2019

Plano de aula : Paladar -Doce, salgado, azedo, amargo.

                                        Paladar


Objetivos:

ü Conhecer e identificar diferentes sabores,
ü  Degustar alimentos doces, salgados, amargo e azedo/ácido.
ü  Provar alimentos e conhecer a parte da língua que permite sentir determinado sabor;

Duração das atividades.

Uma semana.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.

Identificar sabores doces, azedos, amargo e salgado.

Desenvolvimento:


Contar história e apresentar imagens sobre o paladar!

– Degustar alimentos descobrir sabores  

 1º momento – O professor inicia o tema questionando sobre os alimentos e seus sabores/ paladar.

Quais alimentos tem o sabor doce?
-  Brigadeiro, balas, açúcar, melancia, maçã...
Quais alimentos tem o sabor salgado?
-  Pipoca, sal, carnes, pastel....
E azedo? Amargo?

2º momento-  Experimentando sabores!

O professor prepara vários recipientes com pequenas porções de alimentos para degustação (jiló, sal, limão, açúcar). No momento da experimentação, deixar as crianças colocarem a pontinha do dedo no açúcar e levar até a boca. Solicitar que as crianças descrevam o sabor. A criança que não desejar experimentar deixa para outro momento, durante os lanche e refeições.

 Conversar e fazer trabalhinhos com o tema alimentação.

3º Momento- Música “O sentido é o paladar”






4º Momento-  Lanche comunitário.

  • Apresentar o projeto aos pais e combinar para que  providenciem um alimento, para compartilhar com os colegas.
  • Conversar sobre os sabores dos alimentos!
  • Degustar alimentos de diversos sabores.



5º Momento - Exposição de atividades!

"Comer alimentos de várias texturas, cores e sabores fortes é um trabalho que começa desde cedo."


             Avaliação: Avaliar através da observação e registro para o portfólio.

2 comentários: