Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

sábado, 26 de março de 2016

Plano de aula para o 2º e 3º ano do ensino fundamental

Disciplina: Matemática





Conteúdos: 


  • Números naturais
  • Sistema de numeração decimal
  • Valor posicional
  • Sequência numérica
  • Decomposição e composição de números

Eixos: Compreensão do sistema de numeração decimal, habilidade de cálculos com números de várias ordens.
Compreensão do valor posicional de cada algarismo no número.
Construção de sequências numéricas de 1 em 1, 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5 e assim sucessivamente.

Objetivos: Construir significado do número natural através de contagens, medidas, códigos, etc, explorados em diversos contextos e situações problema e deles se apropriar.
Interpretar e produzir escritas numéricas, inicialmente observando os números naturais e, em seguida, compreendo as regras do sistema de numeração decimal.
Reconhecer a ordem de grandeza de unidades, dezenas e centenas.
Compor, decompor, comparar e ordenar números naturais.

Desenvolvimento das atividades

Contar história dos números naturais para os alunos.
Pedir que os alunos colassem no caderno gravuras onde se utiliza números.
Trabalhar com sequências numéricas diversas
Completar tabelas com sequências numéricas.
Trabalhar com ábaco.
Confeccionar material dourado para cada aluno.
Trabalhar com o material dourado explicando o valor de cada peça ao aluno para compreensão do sistema de numeração.
Cartazes na sala de aula sobre unidade, dezena e centena.
Trabalho em grupo, (apresentar peças do material dourado ao aluno e perguntar que número representa ex: 4 barras e 2 cubinhos) .

Recursos didáticos

Gravuras, cola, régua, tesoura, ábaco, material dourado, cartolina, Q.P, câmera digital.



Avaliação

Será continua observando a participação dos alunos através das atividades escritas (testes, trabalhos, auto avaliação), as orais (conversas informais) e as de demonstração (material pedagógico). Observando seus alunos demonstram interesse pelo conteúdos ensinados e registrando o que eles sabem e como pensam matematicamente. Também será observado e registrado o que os alunos não sabem, pois, avaliar é também analisar aquilo que o aluno não aprendeu.





#professoraivaniferreira








Um comentário: