Projeto
Valores na Linguagem Infantil
INTRODUÇÃO
Quanto mais rapidamente as coisas mudam, mais difícil é aprender a viver plenamente e realizar-nos. Há uma tensão crescente entre as expectativas e nossa realidade. As organizações precisam de pessoas criativas; precisam de pessoas que saibam colaborar, trabalhar em equipe. Se tivermos uma educação escolar e social mais interessante, competente e motivadora formaremos cidadãos melhores.
Tudo isto que está por fazer é uma tarefa de longo prazo e que exige o melhor de nós, que queremos melhorar este país através da educação.
JUSTIFICATIVA
Na EMEI Conceição de Itaguá, trabalhamos com crianças do berçário, maternal I, II e III. Nesta fase do desenvolvimento é muito importante priorizar a Educação Social. Uma forma de educação com base nas relações pessoais, na consciência de si e do outro, nas necessidades de cada um, e na adequação ou não das suas atitudes, tornando a sala de aula um exercício para a vida em sociedade, com crianças conscientes da sua participação na construção de um mundo melhor.
Nosso trabalho será permeado pela literatura infantil, pensando ser este o contexto mais próximo das crianças nessa faixa etária, uma vez que elas estão no mundo imaginário e a linguagem das histórias infantis serem de fácil entendimento e divertidas, despertando a curiosidade nelas.
Esse projeto nasceu a partir da observação do comportamento das crianças quando viram uma galinha no espaço da escola. Para alguns foi novidade, ficaram olhando de longe, enquanto que os outros se familiarizaram com o animal, aproximando e querendo tocar.Na oportunidade, levantamos algumas hipóteses: Que bichinho é esse? Onde será que ele mora? Quem será seu dono? Quem gostaria de levá-la para casa? Para onde levaremos ela?
Percebemos nas crianças o espírito de solidariedade, cooperação, respeito, amor, paz, tolerância, etc. Selecionamos alguns livros de literatura infantil que abordam temas de acordo com nossos objetivos, iniciando com a história da Galinha Ruiva, onde vivenciaremos com as crianças algumas situações em que o trabalho em grupo e a colaboração estará presente, além dos valores que motivam o comportamento e a atividade humana, essenciais para um bom convívio escolar, familiar e social.
OBJETIVO GERAL
ü Propiciar atividades que desenvolvam a percepção das boas atitudes e ações que devemos ter para, em longo prazo, se tornar um hábito que contribuirão para a melhoria das relações interpessoais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Conhecer a história da Galinha Ruiva e demais histórias que serão trabalhadas;
ü Estimular a interação com as histórias, relacionando-as com os valores éticos e morais, como o respeito, a solidariedade, a compaixão, a amizade e outros;
ü Incentivar o trabalho coletivo;
ü Estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia;
ü Exteriorizar emoções e sentimentos;
ü Expressar idéias e opiniões com espontaneidade;
ü Ampliar e explorar o vocabulário e sons;
ü Contribuir para a organização do pensamento;
ü Desenvolver a linguagem oral;
ü Promover a socialização e o entrosamento;
ü Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis a formação humana;
CONTEÚDOS
LINGUAGEM ORAL
ü Abertura do Projeto com a história: A galinha ruiva (apresentado pelos professores através de fantoches);
ü Conhecer os personagens;
ü Conhecer outras versões da história;
ü Reconto das histórias trabalhadas;
ü Dramatizações;
ü A visita da galinha ruiva (explorar como nasce os pintinhos);
ü Visita dos pintinhos;
ü Visita ao galinheiro do sítio do Ticha
FALAR E ESCUTAR
ü Trabalhar com as histórias lidas e contadas:
-A galinha ruiva;
-O pintinho;
-Bichos da fazenda;
-Eu amo animais da fazenda;
-O pintinho Plic;
ü Observar e manusear diversos materiais impressos e livros;
ü Parlenda : A galinha do vizinho
ü Quadrinha: A galinha pintadinha;
ü Poesias;
ü Produzir textos coletivos tendo a professora como escriba;
ü Cartaz com as regras da sala;
ü Cartaz com a receita do bolo da história;
ü Trabalhar crachás com o nome dos alunos;
ü Trabalhar símbolos relacionados á sentimentos e emoções;
ü Montar histórias sanfonadas ou livros seriados;
ü Montar cenas da história da Galinha Ruiva em dados grandes;
ü Rimas;
ü Adivinhas;
ü Caixa surpresa;
MATEMÁTICA
ü Hora da novidade:
(explorar formas,tamanhos,cores,utilidades,quantidade,classificação, seriação etc.)
ü Trabalhar os conceitos pequeno/grande com ovo de galinha e de codorna;
ü Trabalhar com os conceitos duro/mole com ovo cozido e ovo cru;
ü Separar grãos ( milho comum e pipoca);
ü Quebra cabeça de números e quantidades até 5;
ü Explorar medidas e realizar contagem;
ü Jogo da memória com os personagens da história da galinha ruiva;
ü Separar animais da fazenda ( com penas ,sem penas);
ü Brincadeiras diversas que envolvam valores;
ü Conceitos básicos : muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos, manhã/tarde,etc;
ü Espaço e forma: jogos e brincadeiras;
ü Calendário: explorar a data de aniversário.
ü Trabalhar cores com os ovos pintados,atividade artes e cores,caixinha das cores,dado das cores, palitos coloridos etc;
ü Explorar quantidades ao preparar o bolo da história.
NATUREZA E SOCIEDADE
PLANTAÇÃO DO MILHO
De onde vêm o milho que a Galinha Ruiva comia ? De onde vêm as plantas? Como as plantas crescem?
ü Apresentar ás crianças espigas de milho e milho de pipoca. Explicar para as crianças que além de servir de alimento os grãos são responsáveis também pelo surgimento de uma nova planta de milho.
ü Sensibiliza-las da importância das plantas e do porque de não arrancá-las;
ü Explicar a importância do sol e da água para o crescimento das plantas;
ü Plantar as sementes de milho em uma bandeja e coloca-la ao lado da horta;
ü Conscientizar para o cuidado com as plantas.
ESQUEMATIZAÇÃO DA PLANTAÇÃO
Ao longo de duas semanas de observação e registro/desenho (as crianças poderão comprovar a germinação das sementes e o desenvolvimento das plantas de milho que germinarão na bandeja...que recebeu luz e água, vivenciando a experiência realizada)
ü Atividade para o portfólio: E o milho cresceu...(através de desenho e relato dos alunos)
CULINÁRIA
Preparar um bolo de milho, usando os mesmos ingredientes do bolo da história.
* Fazer o bolo da Galinha Ruiva.
MÚSICA
ü A galinha do vizinho;
ü Piu Piu Piu;
ü A galinha pintadinha;
ü O pintinho e a galinha;
ü Pintinho;
ü O pintinho amarelinho.
MOVIMENTO
ü No pátio representar os personagens e interpretar a história, os animais do quintal da Galinha Ruiva fugindo para não colaborar com o trabalho;
ü Mímica;
ü Dança;
ü Brincar;
ü Função Semiótica;
ü Correr, saltar, pular, rolar etc.
ü Ginástica cantada.
ARTES VISUAIS
ü Colagem de milho: desenho de espiga;
ü Pintura da galinha e seus pintinhos;
ü Pintura do galo e da galinha usando a mãozinha;
ü Dobraduras circulares do pintinho;
ü Dobradura da galinha no ninho;
ü Galinha Ruiva de garrafa pet;
ü Galinha Ruiva de luva cirúrgica;
ü Pintinhos feitos de caixa de ovo e lã;
ü Montar na sala um ninho de palha. Colocar a galinha de garrafa pet e os pintinhos feitos de caixa de ovo;
ü Pintura em ovos;
ü Fantoches com pratos de papelão dos personagens da história;
ü Desenho livre;
ü Modelagens;
ü Recortes diversos;
ü Confecção de mural;
PERCEPÇÃO SENSORIAL
ü Experimentar texturas diversas;
ü Cartaz com colagem de caixa de ovo de isopor;
ü Confecção dos personagens da História de massinha de modelar;
ü Confecção do ovo da Galinha Ruiva com argila/massinha.
CULMINÂNCIA:
Este projeto será apresentado na Mostra Cultural e terá culminância na Caminhada da cidadania.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e contínua, realizada através de observações e anotações individuais e fotos com pequenos relatos do desenvolvimento da atividade e portfólio.
Amei esse projeto vou utilizar algumas ideias em minhas aulas sobre valores.
ResponderExcluirgostei muito preciso que me mande as atividades e as história achei 10.rubiatezza@hotmail.com
ResponderExcluirAdorei e vou usar algumas ideias para trabalhar com as crianças.
ResponderExcluirMaravilhosaaaaaa amei tudo
ResponderExcluirbOA TARDE PRECISO DE UM PROJETO QUE TRABALHE DIFERENÇAS, ESTOU ENFRENTANDO UMA SITUAÇÃO EM SALA, ALGUMAS MENINAS , NÃO QUEREM BRINCAR COM A COLEGUINHA POR SER GORDINHA E BE CALMINHA AO FALAR, ALGUÉM TEM ALGUM PROJETO , ME AJUDE POR FAVOR. JÁ TRABALHEI A GALINHA RUIVA COM ELES.
ResponderExcluir
ResponderExcluirExistem alguns livros bacana: Ninguém é igual a ninguem, Minha família é colorida, O patinho feio.
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2016/10/projeto-meus-amigos-sao-coloridos.html
gostei demais desse planejamento
ResponderExcluirQue bom Ju! Seja sempre bem vinda!
ExcluirMuito bacana esse projeto sore valores na educação infantil.
ResponderExcluirAmei o projeto, sensacional!👏👏👏
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirPreciso de uma História para trabalhar União!
ResponderExcluir