Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando como supervisora pedagógica , do maternal 3 ao 5º ano. Sejam bem vindos(as)!!!

domingo, 20 de março de 2011

Plano de aula semanal/Projeto Conhecendo o meu corpinho

 Aprendendo sobre o meu corpinho


Planejamento semanal para o Maternal 2

Objetivos: Criar condições para que a criança identifique as partes que compõem o corpo(partes básicas,cabeça, braços, pernas, pés, olhos, boca...),tome consciência de si mesma, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca...


2ª feira: Ler o livro” A Criação do Mundo”.




- Lembrar que Deus criou todas as coisas...o céu, a terra, as plantinhas,os animais e cada um de nós. Por esse motivo devemos amar uns aos outros, cuidar com carinho do nosso corpo e não devemos machucar nossos coleguinhas.


Vamos conhecer melhor o nosso corpinho?
- Cantar música da xuxa: cabeça ombro joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé.


- Fazer o contorno do corpinho de um aluno,colocar as etiquetas nomeando as partes do corpo.
Em seguida afixar na sala de aula.


3ªfeira:cantar: Boneca de Lata da cantora Eliana

Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão...
levou quase uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o ombro no chão...
Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali,
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o outro ombro no chão...
levou mais de três horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar  boa...

* Cantar dramatizando e apontando as partes do corpo mencionadas na música.
* Observar o corpinho dos coleguinhas
* Na frente do espelho observar o próprio corpinho
* Nomear as partes do corpo( boca,olhos, nariz, mãos, pés....)
* Conversar sobre as semelhanças e diferenças
Ninguém é igual a ninguém....cada ser é único.

4ªfeira: Cantar o Homenzinho Torto(Aline Barros)

Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A Bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou


Corpo e movimento:
• Acompanhar a música fazendo coreografias
• Fazer esculturas com massinhas( o homenzinho torto)


5ªfeira: Boneco articulado


- Deixar os alunos manusearem o boneco articulado(cabeça,braços,pernas...)
Quebra cabeça

- Montar quebra cabeça do corpo humano ( Trabalho Individual com a ajuda da professora)
Cantar:
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé.


6ªfeira: corpo e movimento/expressão corporal

- No pátio trabalhar todas as músicas utilizadas no decorrer da semana.
• Cabeça,ombro ,joelho e pé...
• Boneca de lata
• Homenzinho Torto

Avaliação: a avaliação  será através da observação e registro feito pela professora.

8 comentários:

  1. Parabéns, adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, sou professora da rede Estadual e Municipal. Adorei muita criatividade.

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei!!!!Estou começando agora com o maternalzinho e gostei do método usado.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ,vou desenvolver com os meus alunos também.

    ResponderExcluir
  5. adorei vou trabalhar com meus alunos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!! Tbm irei desenvolver
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Professora,vc é muito criativa.Parabéns.

    ResponderExcluir