Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando na educação infantil(maternal 1),amo os meus pequenos. Sejam bem vindos(as)!!!

domingo, 20 de março de 2011

Plano de aula semanal/Projeto Conhecendo o meu corpinho

 Aprendendo sobre o meu corpinho


Planejamento semanal para o Maternal 2

Objetivos: Criar condições para que a criança identifique as partes que compõem o corpo(partes básicas,cabeça, braços, pernas, pés, olhos, boca...),tome consciência de si mesma, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca...


2ª feira: Ler o livro” A Criação do Mundo”.




- Lembrar que Deus criou todas as coisas...o céu, a terra, as plantinhas,os animais e cada um de nós. Por esse motivo devemos amar uns aos outros, cuidar com carinho do nosso corpo e não devemos machucar nossos coleguinhas.


Vamos conhecer melhor o nosso corpinho?
- Cantar música da xuxa: cabeça ombro joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé.


- Fazer o contorno do corpinho de um aluno,colocar as etiquetas nomeando as partes do corpo.
Em seguida afixar na sala de aula.


3ªfeira:cantar: Boneca de Lata da cantora Eliana

Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão...
levou quase uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o ombro no chão...
Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali,
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o outro ombro no chão...
levou mais de três horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar  boa...

* Cantar dramatizando e apontando as partes do corpo mencionadas na música.
* Observar o corpinho dos coleguinhas
* Na frente do espelho observar o próprio corpinho
* Nomear as partes do corpo( boca,olhos, nariz, mãos, pés....)
* Conversar sobre as semelhanças e diferenças
Ninguém é igual a ninguém....cada ser é único.

4ªfeira: Cantar o Homenzinho Torto(Aline Barros)

Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A Bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou


Corpo e movimento:
• Acompanhar a música fazendo coreografias
• Fazer esculturas com massinhas( o homenzinho torto)


5ªfeira: Boneco articulado


- Deixar os alunos manusearem o boneco articulado(cabeça,braços,pernas...)
Quebra cabeça

- Montar quebra cabeça do corpo humano ( Trabalho Individual com a ajuda da professora)
Cantar:
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé.


6ªfeira: corpo e movimento/expressão corporal

- No pátio trabalhar todas as músicas utilizadas no decorrer da semana.
• Cabeça,ombro ,joelho e pé...
• Boneca de lata
• Homenzinho Torto

Avaliação: a avaliação  será através da observação e registro feito pela professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário