Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 19 de setembro de 2021

PASSOS PARA UTILIZAÇÃO DO CADERNO SEM PAUTA (JOSILENE VILAÇA)


PARA DAR INÍCIO AO TRABALHO COM O CADERNO SEM PAUTA É MUITO IMPORTANTE QUE A CRIANÇA FAÇA EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS COM O ESPAÇO DA FOLHA DO CADERNO, ALÉM DO TRABALHO COM O CORPO.

SEGUE OS TRAÇOS QUE DEVERÃO SER FEITOS NA FOLHA, DE ACORDO COM OS PERÍODOS:

MATERNAL: NÃO SE TRABALHA "PASSOS". PORÉM, DEVE ACONTECER UM TRABALHO PLANEJADO E CONTÍNUO COM COORDENAÇÃO MOTORA DOS GRANDES E PEQUENOS MÚSCULOS, CONCEITOS BÁSICOS SEMPRE NO CONCRETO, PREPARANDO AS CRIANÇAS PARA OS PASSOS DA UTILIZAÇÃO DO CADERNO SEM PAUTA.

1º PERÍODO: TRAÇAR LINHAS VERTICAIS, HORIZONTAIS, AO LONGO DA PÁGINA TODA, SEM MARGEM.DEPOIS, A MESMA SEQUÊNCIA, USANDO MARGEM FEITAS COM GIZ DE CERA, PELA PRÓPRIA CRIANÇA.

2º PERÍODO: SEGUIR OS MESMOS PASSOS DO 1º PERÍODO E ACRESCENTAR: TRAÇAR LINHAS DIAGONAIS,LINHAS RETAS CRUZADAS, DIAGONAIS CRUZADAS, SEM MARGEM E DEPOIS COM MARGEM.

OS MOVIMENTOS DEVEM SER REALIZADOS COM A ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA PROFESSORA, NA QUAL SEMPRE USARÁ EXPRESSÕES DE ENSINO E ATENÇÃO, COMO: FAÇA "DE CIMA PARA BAIXO", "DA ESQUERDA PARA A DIREITA", "CRUZANDO AS LINHAS", ETC. OBSERVAR SE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO O MOVIMENTO NESSAS DIREÇÕES. A PROFESSORA DEVERÁ FAZER ANTES, EM UMA FOLHA DE CADERNO QUE ESTARÁ AFIXADA EM UM LOCAL VISÍVEL E NA ALTURA DE SEUS OLHOS. O LÁPIS NÃO DEVERÁ SER RETIRADO DA FOLHA DO CADERNO ENQUANTO REALIZA O MOVIMENTO.

PARA QUE O TRABALHO TENHA ÊXITO, É IMPORTANTE QUE, APÓS O TRABALHO COM OS TRAÇADOS NA FOLHA E INTRODUÇÃO DOS MOVIMENTOS BINÁRIOS E TERNÁRIOS, ESTES SEJAM REALIZADOS COM MÚSICA, COMO PERCEPÇÃO RÍTMICA. A COORDENAÇÃO MOTORA FINA DEVE SER ALIADA À COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E A MÚSICA, QUE EXPLORA RITMOS, TÃO IMPORTANTES E NECESSÁRIOS PARA COORDENAÇÃO MOTORA. PARA REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, É NECESSÁRIO, A PRINCÍPIO, FAZER COM QUE O (A) ALUNO (A) IDENTIFIQUE A PULSAÇÃO. TRATA-SE DE SENTIR O TEMPO FORTE, AQUELE QUE DÁ O INÍCIO À MÚSICA E O TEMPO FRACO.PODEM SER UTILIZADAS CANÇÕES INFANTIS DO FOLCLORE BRASILEIRO, COMO SUPORTE.

PARA RITMOS BINÁRIOS ( DE DOIS TEMPOS) SÃO INDICADAS ALGUMAS CANÇÕES DRAMATIZADAS:

- CAI, CAI BALÃO;

- A CANOA VIROU;

- OS ESCRAVOS DE JÓ;

- PEIXE VIVO;

- CIRANDA, CIRANDINHA...;

- CARNEIRINHO, CARNEIRÃO;

- O PEZINHO;

- PAI FRANCISCO;

- GARIBALDI FOI À MISSA.

PARA OS RITMOS TERNÁRIOS (TRÊS TEMPOS) O TRABALHO É UM POUCO MAIS COMPLEXO. COMO EXEMPLO DE RITMO TERNÁRIO, PODE-SE UTILIZAR AS MÚSICAS, COM GESTOS CORPORAIS:

- TEREZINHA DE JESUS,

- COELHINHO DA PÁSCOA,

- O CRAVO BRIGOU COM A ROSA..

PARA RITMOS TERNÁRIOS, HÁ UM TEMPO FORTE E DOIS FRACOS.

ESSE TRABALHO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA, ALIADOS COM A COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E A MÚSICA, SERÃO ESSENCIAIS PARA QUE A CRIANÇA DESENVOLVA A ESCRITA NO CADERNO.








Nenhum comentário:

Postar um comentário