Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 16 de agosto de 2020

PLANO DE AULA REMOTA: FOCLORE- EDUCAÇÃO INFANTIL/BNCC






O FOLCLORE BRASILEIRO É SINÔNIMO DE UNIÃO,  POPULARIDADE,  AFETIVIDADE E TRADIÇÃO. A ESCOLA PODE E DEVE MANTER  ACESA ESSA TRADIÇÃO, ORIENTANDO A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS, INCENTIVANDO AS CRIANÇAS RECITAR PARLENDAS, DANÇAR, CANTAR/BRINCAR DE RODA OU A QUALQUER ATIVIDADE QUE EXPRESSE A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CULTURAL, DESDE QUE ADEQUADA À FAIXA ETÁRIA DA TURMA DE ALUNOS . AS CRIANÇAS SÃO ESPERTAS, ATENTAS E QUESTIONADORAS POR NATUREZA, E PODEM ENCONTRAR NO CONTATO COM O FOLCLORE MUITAS RESPOSTAS PARA SUAS INQUIETUDES E ANSIEDADES. ENQUANTO RECITAM, CANTAM, DANÇAM, BRINCAM E OUVEM HISTÓRIAS.

ESCUTA, FALA PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

  • RECITAR PARLENDAS “GALINHA CHOCA E GALINHA DO VIZINHO” 





  • CANTAR A MÚSICA. “MEU PINTINHO AMARELINHO” 






  • LOCALIZAR E IDENTIFICAR LETRAS DO NOME PRÓPRIO; 
  •  MONTAR O NOME COM LETRINHAS MÓVEIS E REGISTRAR 
  • VISUALIZAR E ESTUDAR O ALFABETO,RELACIONANDO AS LETRAS COM INICIAIS DE FRUTAS, NOMES, BRINQUEDOS...




O EU, O OUTRO E O NÓS

  •  BRINCAR DE ADIVINHAÇÕES ENTRE OS FAMILIARES (O QUE É O QUE É?). 
  •  IDENTIFICAR PERTENCES INDIVIDUAIS E/OU COLETIVOS ;
  • COMPREENDER A ROTINA (HORA DE BRINCAR, HORA DE FAZER ATIVIDADES, HORA DA HIGIENE...) 

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

  •  CONTAR OS OVOS, CITADOS NA PARLENDA “A GALINHA DO VIZINHO”.
  • MOSTRAR COM OS DEDINHOS AS QUANTIDADES CITADAS NA PARLENDA “A GALINHA DO VIZINHO” (BOTA UM, BOTA DOIS...) 
  • REPRESENTAR QUANTIDADES RELACIONADOS AO NÚMERO SOLICITADO. 
  •  UTILIZAR DIFERENTES MATERIAIS NAS ARTES(CRIATIVIDADE). 
  • BRINCAR COM MASSINHA DE MODELAR/FAZER OS OVINHOS E CONTAR. 


TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


  •  CANTAR, BATER PALMAS E ACOMPANHAR A COREOGRAFIA DA MÚSICA. “MEU PINTINHO AMARELINHO”
  •  EXPLORAR AS RIMAS E MELODIA; 
  • EXPLORAR AS CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS


CORPO, GESTOS E MOVIMENTO

  • PULAR FEITO PIPOCA, AO RECITAR A PARLENDA “GALINHA CHOCA” 

  • BRINCAR DE RODA, PULAR CORDA, BOLINHA DE GUDE, CABRA CEGA, ESCRAVOS DE JÓ...







2 comentários: