Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 5 de junho de 2018

Análise da Música "Chega" de Gabriel Pensador

                                                                                               Luan Henrique



  Chega!  

                                       Uma música? Um grito? Um protesto?

     Se trata de tudo isso... um grito de indignação social dado pelo rapper carioca Gabriel “O Pensador” aos dias 15 de março de 2015, viralizando no Facebook e no YouTube.
A data do lançamento não foi escolhida por acaso, foi marcada por uma grande manifestação nacional e que o povo brasileiro mais uma vez foi em peso para as ruas para um “Chega”, em tanta coisa errada, corrupção. Na música, “O Pensador” transforma toda a sua indignação em rima, colocando na letra da música as palavras que estão há muito tempo, engasgadas na boca do povo.
       Neste rap de protesto, feito sobre batida inebriante, o artista retrata o caos sócio-político do Brasil de hoje.

   Gabriel Pensador argumenta a respeito de sua música.

"Quando eu falo de protesto, não falo da Petrobrás, do mensalão, do metrô de SP ou de nada específico, mas sim de uma insatisfação muito maior, de um cansaço legítimo de tanta coisa acumulada. Hoje meu desabafo é diferente, mais sério e mais abrangente. Já não se trata de personalizar o alvo, o que eu acho errado, mas sim deixar claro que tem muita coisa que precisa ser mudada e muita gente insatisfeita com grandes problemas crônicos que não se resolvem. E, independentemente de quem estiver no poder, acho que nenhum brasileiro deve se acostumar a aceitar nada disso, nem elevar demais as bandeiras dos seus partidos, muito menos encobrindo com elas sua consciência do que é certo ou errado. Acredito que a letra pode ser cantada em coro por pessoas com pensamentos diferentes, nesta lamentável e confusa divisão entre esquerda e direita que vemos hoje no Brasil".
 “Desde que eu nasci, incluindo o período da Ditadura, o povo brasileiro sempre foi sacaneado, roubado, enganado, reprimido e manipulado pelos donos do poder, em todas as esferas, independente dos seus partidos, que enfrentam-se nas eleições e depois se entendem, se protegem e se unem para nos foder. Chega!”, desabafa Gabriel.

4 comentários:

  1. Parabéns...Gostei muito do texto. Estava procurando para meu trabalho escolar.(Sofia)

    ResponderExcluir
  2. Amei , estava a procura tmbm para meu trabalho

    ResponderExcluir