Esquema Corporal
PLANO DE AULA 1
- CONTEÚDO:
·
Partes
do corpo
·
Funções
do corpo
- OBJETIVOS:
Levar as crianças a refletirem
sobre a importância de cada parte do corpo e que é preciso cuidar dele com
respeito,
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Solicitar que as crianças se assentem no
chão, em roda. Apresentar um boneco de madeira (material para o trabalho com o
esquema corporal). Perguntar sobre o que eles estavam vendo. Pedi que eles
descrevam o boneco.
Conversar
com as crianças sobre as partes dos corpo do boneco, deixar que eles nomeiem
livremente cada parte. Depois, ir conversando sobre a função de cada parte,
levando as crianças a compreender que cada parte tem um papel importante no
nosso corpo.
Durante
a conversa, solicitar que cada criança toque o seu próprio corpo, e que de
frente a um espelho ir nomeando cada parte. Da mesma forma tocar o colega.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Boneco
de madeira e espelho.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar
a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas.
Anotar as observações no diário de bordo.
PLANO DE AULA 2
- CONTEÚDO:
·
Articulações
do nosso corpo
·
Trabalhar
a motricidade: levantar, sentar, arrastar, agachar
·
Nomes
dos dedos
- OBJETIVOS:
Compreender a importância das
articulações para a nossa locomoção.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Primeiramente
pedir que as crianças observem o colega enquanto ele pula: o que vocês
observam? Como a perna fica: esticada ou dobrada? Se a perna não dobrasse o que
deixaríamos de fazer. Ouvir as crianças e isntigar mais perguntas e reflexões.
Mostrar
a importância do joelho para a nossa locomoção, para que seja possível andar,
pular, sentar, levantar e agachar. Brincar com as crianças de morto e vivo.
Trabalhar
com as mãos e os dedos, mostrar as articulações dos dedos que permite abrimos e
fecharmos aos mãos. Ensinar as crianças nomear os dedos, cantar a música
“polegares” da Eliana.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Música “Polegares” Eliana
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá por
meio de registro da evolução da criança em diário de bordo.
PLANO DE AULA 3
- CONTEÚDO:
·
Sentidos:
audição tato
- OBJETIVOS:
Explorar
os cinco sentidos das crianças, a partir de atividades lúdicas.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Nessa aula será
proposta uma reflexão acerca dos sentidos: audição e tato. Primeiramente cobrir
os olhos da criança para que ela consiga identificar o outro colega, apenas com
o tato.
Depois, ainda de
olhos vendados, brincar com as crianças de “gato mia”, uma criança imita o
miado de um gato e a que está de olhos vendados terá que adivinhar qual
coleguinha é o gato que está “miando”.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Venda
para cobrir os olhos das crianças.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar
a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas.
Anotar as observações no diário de bordo.
PLANO DE AULA 4
- CONTEÚDO:
·
Sentidos:
paladar, olfato e visão
- OBJETIVOS:
Trabalhar
os sentidos paladar, olfato e visão.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Ainda de olhos
vendados colocar na boca das crianças um alimento (açucar, mel, sal, leite,
maça, banana) para que através do paladar descubra o alimento. Trazer alguns
alimentos que possuem cheiro comum para as crianças (chocolate, laranja, limão,
bala de maça) para que através do olfato descrubra qual é o alimento.
Dividir as
crianças em grupo, dispor para que cada grupo observe: vários objetos em cima
da mesa. Deixe que o grupo observe por 1 minuto, depois, sem que as crianças
percebam, o professor deve retirar um objeto. O grupo precisa descobrir qual
objeto foi retirado.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Venda
para cobrir os olhos das crianças, objetos (bolsinha de lápis, apagador de
quadro, pincel, livro, diário do professor, lápis de cor).
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar
a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas.
Anotar as observações no diário de bordo.
PLANO DE AULA 5
- CONTEÚDO:
Conceitos
que envolvem a lateralidade: subir, descer, rastejar, rolar, para
frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- OBJETIVOS:
Trabalhar os conceitos da psicomotricidade: subir, descer,
rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
As crianças serão convidadas
a brincar livremente. Depois, irão brincar no pátio numa prova de obstáculos
organizada com objetos simples: cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
As crianças, deverão utilizar
os objetos do circuito criado e durante toda a atividade o professor dará os
comandos para os alunos: as crianças deverão subir, descer, rastejar, rolar,
para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Cadeiras,
tapetes, colchonete, pneus.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a
compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário
de bordo.
PLANO DE AULA 6
- CONTEÚDO:
Corpo
humano masculino e feminino
- OBJETIVOS:
Conhecer as partes do corpo humano da
meninas e do meninos.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Será
realizado o contorno do corpo de uma criança e depois as crianças deverão
acrescentar as partes do corpo, no contorno do boneco. Elas utilizaram tinta,
pincel, lápis de cera para completar as partes do boneco. Depois, com a ajuda
das crianças será escrito o nome de cada parte do boneco e o cartaz será
exposto na sala de aula.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Kraft, tinta, pincel, lápis de
cera.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a
compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário
de bordo.
Amei todos os planos sobre o esquema corporal. Vale a pena, entrar no seu blog. Parabéns, pela a criatividade!!!
ResponderExcluirQue bom que vc gostou...bjusss
ResponderExcluirAmei muito obrigada
ResponderExcluirMuito bom os planos de aula, até irei utilizar um deles para um trabalho na faculdade. Parabéns!
ResponderExcluirSão muito bons os seus planos de aula, até irei utilizar um deles no trabalho da faculdade. Parabéns!
ResponderExcluirQue bom que está sendo útil...beijosss
ResponderExcluirParabéns seus planos de aula são maravilhosos.
ResponderExcluirmaravilhoso!
ResponderExcluirAmei esse plano de aula.
ResponderExcluir