Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 5 de março de 2017

Garrafas sensoriais para o berçário e maternal

Planejamento para berçário.




GARRAFAS SENSORIAIS PARA BEBÊS: 

                                  ATIVIDADE MONTESSORI


Para Montessori, a criança é um “explorador sensorial“. Por isso é normal que a criança experimente o mundo ao seu redor com os cinco sentidos.
 O  método Montessori motiva a realização de atividades lúdicas para o desenvolvimento sensorial das crianças. Dentre as atividades educativas sensoriais têm-se as garrafas sensoriais para bebês – essas garrafas sensoriais são brinquedos artesanais que tem o objetivo de explorar a coordenação motora, a concentração e a percepção visual, sonora e tátil dos bebês.
Indicadas para os bebês de 06 a 12 meses, a utilização das garrafas sensoriais resulta numa brincadeira bem interessante. Elas proporcionam uma descoberta incrível para o bebê e são capazes de prender a atenção dos pequeninos por um bom tempo (mais de 20 minutos). É lindo de ver o sorriso deles manuseando as garrafas, descobrindo as cores e percebendo os movimentos.
É bem simples de fazer:
Junte garrafas plásticas transparentes, embalagens de xampú. potinhos... selecione materiais de diferentes naturezas que despertem a curiosidade e o desejo de observação do bebê e preencha as garrafas com esses materiais para obter resultados diversos e efeitos interessantes.
Você pode pensar em garrafas que estimulem a visão (com materiais coloridos) e a audição (como materiais que emitem sons).
Materiais que você pode colocar nas garrafas sensoriais:
Grãos de feijão ou de milho, bolinhas de lã, água com glitter, lantejoulas coloridas, botões coloridos, pedaços de papel laminado, retalhos de tecido, miçangas diversas, água com corante de alimentos, guizos de metal, pedacinhos coloridos de EVA, canudos cortados, bolinhas de isopor, estrelinhas coloridas. – Na verdade, há uma infinidade de materiais possíveis para serem colocados nas garrafas sensoriais, seja criativo e faça as experiências.
Vejam alguns exemplos nas imagens abaixo:















Outras sugestões!

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2016/05/projeto-musica-para-maternal-3.html

15 comentários:

  1. Parabéns Ivani Ferreira.Amei as atividades sensoriais.Seus alunos são privilegiados!

    ResponderExcluir
  2. Amo sua criatividade! Parabéns...sou sua fã (Rônia)

    ResponderExcluir
  3. Ótimo material! Vou fazer para a minha turminha(Ivonete)

    ResponderExcluir
  4. Que bacana!!! Amei as ideias...Vou fazer para os meus alunos do berçário!Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Sou sua fã! Sempre tiro ideias em seu blog. (Ju)

    ResponderExcluir
  6. Meus planos de aula são baseados em suas atividades... Amo suas ideias!

    ResponderExcluir