- Conhecer diferentes histórias infantis;
- Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica;
- Desenvolver competências de comunicação, inteiração e criatividade;
- Reconhecer Mito do Folclore Brasileiro através de histórias, brincadeiras e atividades lúdicas e criativas;
- Desenvolver habilidades de escuta através de histórias, despertando o gosto pela leitura;
- Desenvolver a Linguagem oral, a interpretação e a produção de texto através do reconto e ilustração;
Desenvolvimento:
Introdução:
Este livro não conta a história de um saci, mas, de dez sacizinhos aprendendo a contar.
Mostrar o livro, capa, falar sobre a autora:
Tatiana Belink foi uma escritora que nasceu em um país longe daqui, na Rússia mas, aos 10 anos de idade veio morar no Brasil. Tatiana escreveu mais de 200 livros e sempre gostou muito de escrever para crianças. Ela morreu bem velhinha aos 94 anos de idade.
Livro: Os dez sacizinhos
Autora: Tatiana Belink
Ilustrações: Roberto Weigand
Editora Paulinas
Série Estação Criança
Sinopse:
Aqui está uma brincadeira matemática de subtrair sacis. Entre versos e estrofes, dez graciosos sacizinhos vão desaparecendo, um a um, em diversos acidentes, como ingestão de comida estragada, jejum exagerado, quebra de regras... Prêmios: Altamente Recomendável FNLIJ - Categoria Criança (1998) FNLIJ - Melhor ilustração (1998) Prêmio Jabuti (1999).
1 - Antes da leitura: (Antecipação)
- Sobre o que vocês acham que a história falará?
- Como será este personagem?
- O que ele faz?
- Será que eles são diferentes uns dos outros?
2 - Durante a leitura:
- Apresentar o livro para as crianças: Quem conhece um Saci? Quem sabe o que é um Saci?
- Leitura do livro.
3 - Após a leitura: (Visualização)
- Como eram os personagens da história?
- O que eles faziam?
- O que aconteceu com eles?
- Você gostou do final da história?
- Alguém já conhecia esses personagem? Como ele é? O que ele faz?
- De que a história fala?
- Quantos eram os sacizinhos?
- O que aconteceu com eles?
- Como eles sumiam?
- O que aconteceu no final da história?
- Qual a parte da história você mais gostou?
4 - Reconto da história:
- Com participação dos alunos (ir mostrando as ilustrações do livro e deixar que as crianças contem com suas palavras o que se lembram da história).
5 - Ilustração:
- Desenhar a parte da história que mais gostou.
6 - Receita para pegar Saci: O único jeito de capturar essa criatura é com garrafa de vidro, rolha, peneira e tinta vermelha. Quando um Saci está para aparecer, ouve-se um assobio misterioso e longo. Ele se aproxima geralmente no meio de um rodamoinho. É necessário jogar a peneira sobre ele e colocar a garrafa sob a peneira, para o Saci entrar. Daí é só tampar o recipiente com a rolha e marcar nela uma cruz com a tinta vermelha. Mas é preciso cuidado para não deixá-lo escapar, ou ele tentará se vingar de você...
Matemática
- Numerais (oral):Contar e recitar números até 10.
- Quantos são os alunos da classe hoje? Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos ao todo?
- São quantos sacizinhos?
- Quantos iam saindo de cada vez?
- Quantos ficaram?
Avaliação:
- Contínua e processual.
- São quantos sacizinhos?
- Quantos iam saindo de cada vez?
- Quantos ficaram?
Avaliação:
- Contínua e processual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário