PROJETO INSTITUCIONAL "ÁGUA: UM PINGO DE CONSCIÊNCIA"
JUSTIFICATIVA:
A equipe da Escola Municipal Leon Renault, acredita que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para as crianças. Sabemos que nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza.
O projeto “ Água: um Pingo de Consciência"vem sendo desenvolvido, visando à conscientização dos alunos, quanto ao uso da água.
OBJETIVOS:
Ø Valorizar a água como um recurso precioso
Ø Utilizar a água com consciência, pensando no próximo.
Ø Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
Ø Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
Ø Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
Ø Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
Desenvolvimento.
Desenvolvimento.
Linguagem oral e escrita:
Falar diariamente sobre a importância da água:
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto
Produção coletiva de pequenos textos
Escrita espontânea
Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto
Produção coletiva de pequenos textos
Escrita espontânea
Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel
Palestras sobre meio ambiente
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
Matemática
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água
Jogo com dado/trilha
Seriação e classificação.
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água
Jogo com dado/trilha
Seriação e classificação.
Natureza e sociedade:
Observação do ciclo da água
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
• Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
Experiência do pé de feijão
Vídeos que abordam o tema
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída
Observação do ciclo da água
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
• Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
Experiência do pé de feijão
Vídeos que abordam o tema
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída
Onde encontramos água? Água no meio ambiente
Água no nosso corpo –
Água das frutas e outros alimentos
Artes
Desenho livre e de observação
Recorte e colagem
Dobraduras
Releitura de obras de arte
Modelagem com areia e argila
Técnicas de pintura
Maquetes
Jogo da memória
Música e movimento:
Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema
Ginástica historiada
Circuito da água
Teatros e dramatizações
Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observar as suas ações e atitudes , avaliar as produções orais e escritas e expor os trabalhos realizados.
Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observar as suas ações e atitudes , avaliar as produções orais e escritas e expor os trabalhos realizados.
Culminância: Feira Cultural
Atividades
Musica meu peixinho azul
O Peixinho Azul da turminha do maternal 3 da professora Jussara.
Diariamente, na rodinha, a professora escolhe um aluno para alimentar o peixinho, cantar a música do "Peixinho Azul".
Falam sobre os cuidados com os peixinhos, a importância da água para os animais e para os humanos,entre outras situações.Assim os pequenos aprendem cuidar e ter respeito pelos animais, percebendo suas necessidades diárias e desenvolvendo a linguagem oral.
Projeto maravilhoso com o tema água! Vou copiar e fazer as lindas gotinhas
ResponderExcluirAmei as atividades para o dia mundial da água. obrigada por compartilhar! (Joelma)
ResponderExcluirLindo trabalho!! 👏👏
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirParabéns que projeto rico e maravilhoso!
ResponderExcluirobrigada prof Ivani por partilhar trabalhos tao maravilhos!
Que bom que gostou Junia! Seja bem vinda,sempre!
ExcluirOlá Profª Ivani! Como foi desenvolvido esse trabalho com o boneco da água?
ResponderExcluirOlá Profª Ivani! Como foi trabalhado esse boneco da água com as crianças?
ResponderExcluirOlá Kátia! As professoras dos menorzinhos (Maternal) fizeram roda de conversa sobre a importancia da água.A gotinha participou das atividades em sala. Todos os alunos tiveram carinho e cuidado com a gotinha!
ExcluirA turminha do 2º período levou a gotinha para casa e explicou a família sobre a importância da água. Durante o final de semana a gotinha participou dos passeios , almoço, dormiram juntinhos...a família registrou tudo e em sala a professora leu cada relato para a turma.