PROJETO COPA DO MUNDO
2014/Educação Infantil
A Copa do Mundo no Brasil é
uma boa oportunidade para explorar as riquezas do nosso país, a diversidade
cultural e musical, reportagens, cores e
muito mais...
Objetivos:
Ø Explorar
o tema da atualidade ”Copa do Mundo”;
Ø Ter
contato com diferentes gêneros textuais abordando o tema;
Ø Enfocar a pluralidade cultural;
Desenvolver o espírito de aceitação,
esperamos pela vitória, porém apenas um time sairá vitorioso. Devemos aceitar a derrota como forma de aprendizagem e
aprimoramento de nossas experiências;
Eixo
Linguagem Oral e Escrita:
ü Pesquisa
sobre a história das copas para contar às crianças como surgiu essa competição
entre os países;
ü Contar
a história “Era uma vez um tatu bola” de Bia Villela
ü Pesquisar
a história do mascote”Fuleco” ,como é, onde vive e porque ele foi escolhido;
ü Cantar
o hino nacional ( se for possível,explorar algumas estrofes junto aos alunos;
ü Mencionar
que cada país tem o seu hino nacional
bem como sua língua própria.
ü Utilização
do alfabeto móvel para a construção das palavras trabalhadas;
ü Promoção
de bingo com nomes dos alunos ou nomes
dos jogadores;
Caça-palavras; cruzadinhas; das
palavras: copa, Brasil, futebol.
Linguagem
Matemática:
ü Contagem
do número de jogadores que atuam no jogo de futebol.
ü Quantos
elementos são necessários para um time ser formado
ü Quantos
bandeirinhas?
ü Juiz?
ü Reservas?
ü Treinador?
ü Qual é a ordem da entrada dos jogadores?
ü Cores que representam o Brasil?
ü Formas geométricas da bandeira do Brasil e do
campo de futebol.
Eixo
Identidade e Autonomia:
ü Identificação do nome de nosso País bem como as letras que o compõe;
ü Reconhecimento do seu próprio nome bem como o nome de alguns jogadores.
ü Observação no mapa do Brasil do estado em que habita;
Ter
atenção aos valores importantes para a
convivência em grupo: respeito às regras, cuidar do outro, espírito de equipe,
companheirismo, zelar pelo material
utilizado e exposto em sala de aula;
Linguagem
Plástica:
ü Confeccionar
ü Desenho
de um campo de futebol
ü Construção
de maquete de um campo com jogadores
ü Confecção
de cartaz coletivos sobre a copa;
ü Pintura
do mascote da Copa, bandeira do Brasil, taça....
ü Utilização
de massa de modelar para confeccionar bolas de vários cores e tamanhos ( pequenas, médias e grandes)
ü Construção
coletiva de um globo terrestre;
Movimento:
ü Jogo
de futebol entre os alunos e alunas.
ü Importância de preparar-se fisicamente através
de movimentos, tais como: Correr, pular, saltar, contornar obstáculos: caixas, cones, etc.
ü Exercícios de alongamento do corpo;
ü Movimentos
diversos: com pé, joelhos, braços, cabeça, para cima e para baixo; para um
lado; para o outro; para frente. para trás;
ü Carrinho de mão. Atividade em dupla.
ü Encaixe de bola com os braços em círculo; em
fila, por baixo das pernas...
Música
ü Apreciação
de músicas sobre a copa, hino nacional;
ü Apreciação
de músicas do repertório infantil marcando o ritmo com os pés, mãos, ombros,
cabeça, chocalhos, e outros instrumentos, etc
Natureza e Sociedade:
·
ü Pesquisa
sobre a copa do mundo;
ü A
Importância da prática de esportes para a saúde;
ü A
importância de uma boa alimentação para o atleta e para todos nós;
ü Mural
de notícias sobre a copa: recorte e colagem de noticiários diários.
ü Normas
e regras dos jogadores dentro do grupo da seleção.
Alguns anexos de atividades:
Nenhum comentário:
Postar um comentário