Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Projeto : O Menino Maluquinho Ensino fundamental


Projeto “O Menino Maluquinho”





  •  Caracterização do Projeto
  • Tema: O menino Maluquinho
  • Instituição Escolar: E.M. Leon Renault- Aranha, Município de Brumadinho.
  • Professora: Cristiane Geralda
  • Supervisora: Ivani Ferreira
  • Público Alvo: Alunos de 4º do Ensino Fundamental.
  • Duração do Projeto: Março a Junho de 2014


2. Apresentação

 O projeto “O Menino Maluquinho” surgiu a partir de uma ação do Projeto Institucional: “Leitura: Comp@rtilhe essa ideia”, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho na perspectiva de ampliar o acesso de crianças, jovens, adultos e idosos a obras literárias incentivando o gosto pela leitura. Sendo assim, trabalhamos com a obra “O Menino Maluquinho de Ziraldo para incentivar o uso da biblioteca e o Hábito de ler. Para nossa surpresa, os alunos se identificaram tanto com a história que uma atividade foi puxando a outra e as coisas foram acontecendo naturalmente até transformá-lo em um projeto interdisciplinar.

3. Justificativa
O projeto surgiu da necessidade de proporcionar aos alunos o prazer de ler, ouvir histórias, poesias, criar e perceber que os livros proporcionam informação, cultura e conhecimento. É preciso conscientizar os nossos alunos e integrá-la no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o interesse pela leitura.

4. Objetivos específicos

·        Desenvolver o gosto pela leitura através da obra “ O Menino Maluquinho” de Ziraldo,

·        Incentivar o uso da biblioteca e a valorização do seu acervo;

·        Explorar o lado criativo dos alunos incentivando a reciclagem/reaproveitamento do lixo;

·         Apreciar e extrair nos livros o que eles oferecem de lazer-diversão e de ciência-conhecimento,

·        Desenvolver nos alunos o encantamento através do lúdico,

·        Incentivar a leitura e a escrita de diversos gêneros literários.

·         Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.

·         Integrar a leitura dos livros, a leitura de vida e a leitura da arte,

·         Aprender Matemática com o Menino Maluquinho.


5.Recursos materiais

. Livros, DVD, papéis, lápis, pincel atômico, giz de cera, tesoura, cola, régua, prendedores de varal, barbante, almofadas, EVA e diversos materiais recicláveis.


   Sem livros, sem leitura, os nossos alunos

   Serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história. –

                                                                         Adaptação de Bill Gares


6.Recursos Humanos
O projeto foi executado a partir das ações da supervisora Ivani Ferreira, a professora Cristiane Geralda  e os alunos do 4º ano.
7. Desenvolvimento do Projeto Passo a Passo

O projeto teve início na biblioteca da escola Leon Renault, com a apresentação e leitura da obra “O Menino Maluquinho “do autor Ziraldo, realizada pela supervisora Ivani Ferreira como objetivo de incentivar o uso da biblioteca e desenvolver o hábito de ler. Os alunos ficaram encantados com a história, e o livro foi emprestado para que levassem para casa e realizassem a releitura da obra.
Nos dias seguintes, juntamente com a professora Cristiane, os alunos pesquisaram sobre o autor/Ziraldo e escreveram suas próprias travessuras, estas travessuras compõe o primeiro livro criado pela turma do 4º ano.

Como o Menino maluquinho é encontrado em tirinhas e histórias em quadrinhos, os alunos criaram um leque com várias tirinhas do Maluquinho. Essas tirinhas foram levadas juntamente com o livro com as travessuras da turma, para a exposição na praça do Aranha na semana literária.

Fomos convidados pelo Inhotim para participar do projeto “descentralizando o Acesso” nós fizemos uma junção do projeto Leitura “Compartilhe essa Ideia” que está sendo desenvolvido na sala da professora Cristiane, “com a proposta do Inhotim para o mês de abril, “ Ressignificando o Objeto”, decidimos em uma proposta muito “Maluquinha”, inserir o Menino Maluquinho da Obra de Ziraldo, no museu Inhotim, devido o menino utilizar um objeto/ panela na cabeça com se fosse um chapéu. No museu os alunos fizeram a leitura de várias obras, mas a obra que a turma mais gostou, foi a árvore suspensa.


Nos pós visita os alunos em uma roda de conversa, manifestaram o desejo de fazer uma árvore suspensa com panelinhas dependuradas. Então à professora Cristiane sentou com a supervisora Ivani para pensar nessa possibilidade. Surge o projeto da árvore e a professora contou com a colaboração do senhor,que atuou como voluntário fazendo a armação para que a árvore ficasse suspensa. Em seguida, na escola ficou combinado que os alunos juntassem garrafinhas de materiais recicláveis para que posteriormente fosse realizada a confecção das panelinhas do menino maluquinho.

No dia da visita ao museu, vestimos um aluno de menino maluquinho, porém vimos que os demais alunos sentiram o desejo de se vestir de  Menino Maluquinho,  então marcamos uma sessão de fotos para que os alunos fotografassem de menino maluquinho juntamente com a obra que mais gostaram.



Escrever é uma prática muito interessante, a turma, com o auxílio da supervisora Ivani Ferreira, criou um poema coletivo, mencionando algumas ações desenvolvidas pelos mesmos.

Poema: O Menino Maluquinho

Estamos na escola
Isso já faz alguns anos
Mas o legal mesmo
É estudar no 4º ano

Cristiane é a professora
Que nos ensinou a sonhar
Com a história do Maluquinho
Criamos asas para voar.

Essa história divertida
Chamou-nos a atenção
Estimulados pelo Ziraldo
Confeccionamos livros, brinquedos e avião.

Visitamos o museu
Passeamos pelo jardim
Vimos o Menino Maluquinho
Desbravando o Inhotim.

No dia seguinte
A professora disse: - Pare e pensa.
De qual obra vocês mais gostaram?
- Ah foi da árvore suspensa!

Então nossa turma
Sempre muito animada
Criou a árvore suspensa
Com panelinhas dependuradas!
.................
A professora Cristiane envolveu  O Menino Maluquinho nas diversas ações e conteúdos desenvolvidos em classe. Em Matemática os alunos aprenderam a dividir e multiplicar com jogos do menino Maluquinho. Para trabalhar a divisão por dois e por três, a professora utilizou os potinhos feitos com pet e a carinha do menino maluquinho. A turma entendeu direitinho o processo da divisão, utilizando materiais concretos.

Assistimos ao filme “O Menino Maluquinho” Na  Uaitec/Brumadinho, em seguida a professora Cristiane ofereceu um lanche em sua residência para a turma. Os alunos ficaram muito contentes em assistir ao filme e em conhecer a casa da professora.


Após o filme, novamente em uma roda de conversa, para pontuar a parte que mais gostaram, os alunos manifestaram que foi a mesa farta que a vovó preparou para o Menino Maluquinho, então a proposta de trabalho foi confeccionar um livro de receitas com as delícias preparadas pelas avós das crianças. Cada aluno contribuiu com uma receita e o livro foi montado.

Chegou o momento de praticar a reescrita da obra e cada aluno confeccionou um livrinho do “Menino Maluquinho” para guardar de lembrança.

Gravação para o Globo cidadania

http://escolaleonrenault.blogspot.com.br/2014/05/projeto-o-menino-maluquinho_21.html



Futebol do menino maluquinho


A professora Lídia trabalha a educação física, iniciando com aquecimento e atividades diversificadas. Os principais objetivos da Educação física com jogos são a promoção da saúde, respeito às regras, socialização, além do incentivo ao esporte.


 
Mostra cultural
 
Mostra cultural link
http://escolaleonrenault.blogspot.com.br/2014/09/mostra-cultura-e-inauguracao-das-obras.html

Matéria Globo Cidadania

Professora de Brumadinho (MG) se inspira na obra 'Menino Maluquinho'

00:33/03:35

http://redeglobo.globo.com/como-sera/meu-professor-e-o-cara/noticia/2014/12/professora-de-brumadinho-mg-se-inspira-na-obra-menino-maluquinho.html


Avaliação:  O projeto foi um grande sucesso , foi interdisciplinar , com muita aprendizagem e participação dos alunos, resultando em gravação para um programa de televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário